Questões de Concurso Público FMSFI - PR 2015 para Assistente Social
Foram encontradas 30 questões
O LUTADOR
Carlos Drummond de Andrade
Lutar com palavras
é a luta mais vã.
Entanto lutamos
mal rompe a manhã.
São muitas, eu pouco.
Algumas, tão fortes
como o javali.
Não me julgo louco.
Se o fosse, teria
poder de encantá-las.
Mas lúcido e frio,
apareço e tento
apanhar algumas
para meu sustento
num dia de vida.
Deixam-se enlaçar,
tontas à carícia
e súbito fogem
e não há ameaça
e nem 3 há sevícia
que as traga de novo
ao centro da praça.
Insisto, solerte.
Busco persuadi-las.
Ser-lhes-ei escravo
de rara humildade.
(...)
(Carlos Drummond de Andrade. O Lutador. In: Reunião. Rio de Janeiro: José Olympio, 1969, p. 67)
GUARDADOR DE REBANHOS IX
Fernando Pessoa
Sou um guardador de rebanhos.
O rebanho é os meus pensamentos
E os meus pensamentos são todos sensações.
Penso com os olhos e com os ouvidos
E com as mãos e os pés
E com o nariz e a boca.
Pensar uma flor é vê-la e cheirá-la
E comer um fruto é saber-lhe o sentido.
Por isso quando num dia de calor
Me sinto triste de gozá-lo tanto,
E me deito ao comprido na erva,
E fecho os olhos quentes,
Sinto todo o meu corpo deitado na realidade,
Sei a verdade e sou feliz.
(Fernando Pessoa. Obra Poética. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1984)
Julgue as assertivas:
I. O poema valoriza o subjetivismo, a busca pela compreensão do mundo através da introspecção, da
meditação, por isso afirma: “E os meus pensamentos são todos sensações”.
II. O “eu poético” exalta a experiência, valoriza a objetividade, por isso diz: “Pensar uma flor é vê-la e cheirá-
la”.
III. O poema demonstra o que poderia ser uma vida simples, sem anseios e preocupações complexas, para
a qual, o prazer de deitar no campo e sentir a natureza à sua volta retrata a felicidade.
IV. O “eu lírico”, na verdade, é infeliz, pois, mesmo usufruindo um belo dia de calor, declara: “me sinto triste
de gozá-lo tanto”
Estão corretas:
EU SOU “NORMAL”
Se você perguntasse a um jovem dos anos 80 a que tribo ele pertencia, as respostas seriam múltiplas. Ele poderia ser punk, metaleiro, dark, New wave, careta, rockabilly. Um punk tratava um rockabilly comoum Montecchio a um Capulleto em Romeu e Julieta: com desdém raiva e sopapos. Não é à toa que ospsicólogos passaram anos teorizando sobre a turma como a “segunda família”. Era em relação a ela quehavia códigos de honra. Era por ela que se combatia e brigava.
A instituição da “turma” substituta da “família” mereceu os primeiros estudos nos anos 50. Naquela época,ficou popular o musical West Side Story uma versão de Romeu e Julieta que, em vez de Montecchios e Capulettos, opunha as tribos dos “Jets” e dois “Sharks”.
Esse quadro mudou na virada para o século 21.
Pergunte a um adolescente dos dias de hoje a que tribo ele pertence. Há 99% de chance de que eleresponda: “Eu sou normal”. E o que significa ser normal? Não ter tribo? Nada disso. “Normal” é aquele quetransita livremente por diferentes turmas. O que é surfista de dia e pagodeiro de noite, por exemplo. Ou amenina que é nerd no colégio, patricinha no Shopping, mas namora um metaleiro – e frequenta festas deRock pesado com ele. Nos anos 80, uma patricinha (na época elas eram chamadas “burguesinhas”) sofreriagozações num reduto hardcore. Atualmente, a resistência é bem menor.
Vive-se hoje a “era do camaleão”. Há várias explicações para o fenômeno. A primeira é que o significadodas tribos se diluiu. No começo dos anos 80, ser punk era admirar um movimento de jovens inglesesdesempregados com plataforma definida. Hoje, dessa tendência, restaram os cabelos com corte moicano eas braçadeiras de couro. Em vez de ideologia, há acessórios. E diversão. A maior parte das tribos, nos diasde hoje se agrupa em torno de atividades de lazer. Que pode ser esportivo (surfistas e skatistas), cultural(pagodeiros, roqueiros, alternativos que gostam de MPB) ou relativo à vida noturna (clubbers e darks).
Por isso não faz sentido brigar. Por que combater alguém que apenas se diverte de forma diferente? Melhoré ficar amigo, para aproveitar diferentes tipos de programas. “Os adolescentes perceberam que não fazsentido se estapear por uma identidade transitória”, defende o psicanalista e escritor italiano ContardoCalligaris. Entre os mais velhos, que viveram tempos mais radicais, há quem veja nessa mudança constanteum lado negativo, um reflexo da superficialidade dos dias atuais. Na verdade, o exercício da tolerância éuma conquista da geração de hoje. (...)
QUADRILHA
Carlos Drummond de Andrade
João amava Tereza que amava Raimundo
Que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
Que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Tereza para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou-se com J. Pinto Fernandes
Que não tinha entrado na história.
(Carlos Drummond de Andrade. Reunião. 10ª Ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1980. p. 19)
(Campanha de prevenção de doenças venosas e arteriais – SBACVSP)
Analisando o texto acima, se pode afirmar que:
I. No texto predominam elementos instrucionais.
II. No texto predominam elementos descritivos.
III. Deve ser classificado como texto do tipo dissertativo.
IV. Se trata de um gênero textual com características semelhantes a um manual de instruções.
Assinale a alternativa correta:
A HORA DA GERAÇÃO DIGITAL
“O impacto das redes sociais nos hábitos de consumo da Geração Internet é imenso e já perceptível. O poder da internet para descentralizar o conhecimento acarretou um profundo deslocamento de poder dos produtores para os consumidores. Os jovens da Geração Internet têm mais acesso a informações sobre produtos e serviços e podem discernir o valor real com mais facilidade do que as gerações anteriores. Mais do que nunca, as empresas precisam, para competir no mercado, de produtos realmente diferenciados, de um serviço melhor ou de um custo mais baixo, pois as deficiências de valor não podem ser escondidas com tanta facilidade. O valor real é evidenciado como nunca. A influência também está sendo descentralizada à medida que a Geração Internet se manifesta a partir das trincheiras modernas, também conhecidas como blogs. Blogs e outras mídias geradas por consumidores estão alterando as fontes de poder e de autoridade em nossa sociedade. Algumas dessas fontes têm uma capacidade surpreendente de influência, afastando a balança de poder de fontes mais tradicionais e reconhecidas. As empresas inteligentes entendem esse deslocamento de poder e o adotam”.
(Don Tapscott. A hora da geração digital: como os jovens que cresceram usando a internet estão mudando tudo, das empresas aos governos. p. 235. Editora Agir: São Paulo, 2010)
Cássia, Paula e Ana, são casadas com Tiago, Pedro e João, mas não sabemos quem é casado com quem. Elas trabalham com estética, aviação e estilismo e moda, e também não sabemos o que fazem cada uma delas. Descubra o nome do marido e a profissão de Cássia.
I.A estilista é casada com João
II. Ana é aviadora
III. Pedro não é casado com Ana
IV. Paula não é estilista
Hobsbawm refere no texto ao contexto da
(BONAVIDES, Paulo. Ciência Política. 17ª edição. São Paulo: Malheiros Editores, 2010, p. 286)
Sobre a democracia, é correto afirmar:
Leia o texto a seguir:
“[...] os profissionais que defendem uma direção social estratégica para o Serviço Social não podem contentar-se com a sinalização do mercado de trabalho: devem conectá-la à análise das tendências societárias macroscópicas e aos objetivos e valores do projeto social que privilegiam.”
(Netto, José Paulo. Transformações societárias e Serviço Social – notas para uma prospectiva da profissão no Brasil. Serviço Social & Sociedade, São Paulo: Cortez, ano XVII, n. 50, 1996).
Sobre a direção social estratégica da profissão, analise as afirmativas a seguir:
I – A problematização das demandas é uma condição para apreender as mediações que vinculam as reais necessidades do processo de reestruturação produtiva com as exigências do mercado de trabalho profissional. Ao mesmo tempo, constitui-se no passo inicial para a construção dos objetos e objetivos estratégicos da profissão.
II – Uma das tarefas postas para o Serviço Social, na atual conjuntura, é a de identificar o conjunto das necessidades (políticas, sociais, materiais e culturais), quer do capital, quer do trabalho, que estão subjacentes às exigências de sua refuncionalização.
III – É necessário refazer – teórica e metodologicamente – o caminho entre demanda e as suas necessidades fundantes, situando-as na sociedade capitalista contemporânea, com toda a sua complexidade.
Assinale a alternativa correta:
Em relação às políticas públicas e o mercado de trabalho profissional do assistente social, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir:
( ) As políticas públicas e suas dimensões econômicas, culturais e ideológicas constituem um importante campo de disputa dos distintos projetos sociais, visto que, mesmo diante de seus limites estruturais – relativos à sua gênese e constituição no âmbito das estratégias de enfrentamento da questão social na sociedade capitalista, encerram condições objetivas de acesso da população aos direitos sociais.
( ) Os processos de trabalho que se organizam junto às políticas públicas, passam a expressar, intensa e extensivamente, as contradições da dinâmica societária, revelando tanto as possibilidades, quanto os limites dos percursos e discursos político-partidários, das mutações dos movimentos sociais, das novas redes de serviços sociais e das práticas profissionais voltadas para a afirmação dos projetos de sociedade que se contraponham e superem o atual.
( ) A afirmação do conjunto das políticas sociais em sua dimensão pública, não decorre diretamente das ações do Estado, embora seja seu principal promotor, e tampouco do reconhecimento de sua inscrição apenas nos circuitos de controle social das classes dirigentes sobre a classe trabalhadora, mas como produto histórico de uma luta entre projetos societários distintos, assumindo assim, também, um significado estratégico nos processos de reconhecimento dos direitos das classes subalternizadas.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta:
Leia o texto a seguir:
“As desigualdades que presidem o processo de desenvolvimento do País têm sido uma de suas particularidades históricas. O ‘moderno’ se constrói por meio do ‘arcaico’, recriando elementos de nossa herança histórica colonial e patrimonialista, ao atualizar marcas persistentes e, ao mesmo tempo, transformá-las, no contexto de mundialização do capital sob a hegemonia financeira.”
(Iamamoto, Marilda Villela. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2007).
Com base nas reflexões da referida autora sobre a questão social, analise as afirmativas a seguir:
I - A questão social é indissociável da sociedade capitalista e, particularmente, das configurações assumidas pelo trabalho e pelo Estado na expansão monopolista do capital.
II – A gênese da questão social na sociedade burguesa deriva do caráter coletivo da produção, contraposto à apropriação privada da própria atividade humana, das condições necessárias à sua realização, assim como de seus frutos.
III – A questão social condensa o conjunto das desigualdades e lutas sociais, produzidas e reproduzidas no movimento contraditório das relações sociais, alcançando plenitude de suas expressões e matizes em tempo de capital fetiche.
IV – A análise da questão social deve estar envolta de um discurso genérico, que a redunda em uma visão unívoca da questão social, segmentada da dinâmica conjuntural e da vida dos sujeitos sociais.
Assinale a alternativa correta:
Ter clareza sobre os processos contraditórios nos quais os Assistentes Sociais se inserem é fundamental para, segundo Cardoso (2013, p. 101), “não cairmos em posturas fatalistas ou messiânicas que enfraquecem o profissional e o colocam em um lugar polarizado pela impotência ou onipotência”.
(Cardoso, Priscila Fernandes Gonçalves. Ética e projetos profissionais: os diferentes caminhos do serviço social no brasil. Campinas: Papel Social, 2013).
Diante dessa afirmativa, assinale a alternativa que define corretamente o conceito de “postura fatalista”:
Leia as afirmativas abaixo e identifique a(as) que apresenta(m) uma perspectiva conservadora de atuação profissional:
I – No conservadorismo valoriza-se a autoridade, a hierarquia, a ordem, a repressão e a disciplina. Nega-se a democracia, a liberdade com igualdade e a emancipação da mulher, por exemplo.
II – Nessa perspectiva societária, a moral tem papel fundamental, pela necessidade em seguir as tradições, hábitos e costumes, sem questioná-los. Por meio do conservadorismo, a moral ganha um papel moralizante e moralista, contribuindo para impedir qualquer forma de transgressão, a fim de garantir a manutenção do funcionamento harmônico da sociedade.
III – O conservadorismo defende a perenidade de valores e princípios atemporais, que devem permanecer, independente das mudanças sociais, na defesa da família, da propriedade privada e da tradição.
IV – O pensamento conservador encontra-se claramente expresso na filosofia tomista, bem como na teoria marxista, à medida que suas compreensões de homem e de mundo estão relacionadas à lei natural para uma ordem social imutável.
Assinale a alternativa correta:
A Resolução 493, de 21 de agosto de 2006, publicada pelo Conselho Federal do Serviço Social, dispõe sobre as condições éticas e técnicas do exercício profissional do assistente social. Com base na referida Resolução, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir:
( ) O atendimento efetuado pelo assistente social deve ser feito com portas fechadas ou abertas, desde que seja garantido o sigilo.
( ) O assistente social deve informar por escrito à entidade, instituição ou órgão que trabalha ou presta serviços, sob qualquer modalidade, acerca das inadequações constatadas por este, quanto às condições éticas, físicas e técnicas do exercício profissional, sugerindo alternativas para melhoria dos serviços prestados.
( ) O material técnico utilizado e produzido no atendimento é de caráter reservado, sendo seu uso e acesso restrito aos assistentes sociais.
( ) O arquivo do material técnico, utilizado pelo assistente social, poderá estar em outro espaço físico, desde que se mantenha seu caráter reservado, sendo seu uso e acesso restrito aos assistentes sociais.
( ) O local de atendimento destinado ao assistente social deve, obrigatoriamente, ser dotado de espaço suficiente para abordagens coletivas, além de possuir iluminação adequada ao trabalho noturno.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.