Questões de Concurso Público Prefeitura de Arapongas - PR 2016 para Farmacêutico

Foram encontradas 10 questões

Q1329334 Farmácia
Uma importante atribuição do farmacêutico é gerenciar os medicamentos que contêm substâncias sujeitas à controle especial. O farmacêutico é responsável por analisar as prescrições e só pode aviar ou dispensar os medicamentos quando todos os itens da Notificação de Receita estiverem devidamente preenchidos. De acordo com a Portaria 344/98, assinale a alternativa correta quanto à Notificação de Receita.
Alternativas
Q1329335 Farmácia
Nalbufina é indicado para alívio de dores desde as moderadas até as severas. Pode também ser utilizado como complemento da anestesia cirúrgica, na analgesia pré e pós-operatória, na analgesia obstétrica durante o trabalho de parto e para alívio da dor após infarto agudo do miocárdio. Este medicamento está sujeito à Notificação de Receita:
Alternativas
Q1329338 Farmácia
Toda e qualquer área destinada à estocagem deve ter condições que permitam preservar as características do medicamento. As substâncias devem ser conservadas sob condições tais que evitem sua contaminação ou deterioração. Para os medicamentos que não podem sofrer variações excessivas de temperatura existem locais e temperaturas adequadas. Em relação às condições de conservação de medicamentos quanto à local e temperatura, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1329339 Farmácia
De acordo com a Farmacopeia Brasileira, forma farmacêutica é o estado final de apresentação dos princípios ativos farmacêuticos, após uma ou mais operações farmacêuticas executadas com a adição ou não de excipientes apropriados. Das alternativas abaixo, assinale a que indica a forma farmacêutica líquida que contém partículas sólidas dispersas em um veículo líquido, no qual as partículas não são solúveis.
Alternativas
Q1329340 Farmácia
Em relação às formas farmacêuticas descritas abaixo, assinale a alternativa correta.
I. Adesivo: sistema destinado a produzir um efeito sistêmico pela difusão do princípio ativo numa velocidade constante, por um período de tempo prolongado. II. Anel: forma farmacêutica circular sólida destinada à liberação do princípio ativo a uma velocidade constante, por um período de tempo prolongado. III. Bastão: forma farmacêutica sólida contendo um ou mais princípios ativos, de formato longo e fino, frequentemente de forma cilíndrica e que dissolve ou funde na temperatura do corpo. IV. Cápsula Dura: cápsula que consiste de duas seções cilíndricas pré-fabricadas (corpo e tampa) que se encaixam e cujas extremidades são arredondadas. V. Comprimido para Colutório: comprimido que deve ser dissolvido em água para a preparação do colutório, que é um líquido destinado à lavagem intestinal.
Alternativas
Q1329341 Farmácia
De acordo com RDC 210/03 a produção de preparações estéreis deve ser feita em áreas limpas, cuja entrada de pessoal e de materiais deve ser feita através de câmaras de passagem. As áreas devem ser mantidas dentro de padrões de limpeza apropriados e devem conter sistemas de ventilação que utilizem filtros de eficiência comprovada. As áreas limpas utilizadas na fabricação de produtos estéreis são classificadas, segundo as características exigidas para a qualidade do ar, em graus A, B, C e D. De acordo com o Sistema de classificação do ar para a produção de produtos estéreis em Descanso o Número Máximo Permitido de Partículas/m³(µm) do grau A é:
Alternativas
Q1329342 Farmácia
Conforme o Decreto Nº 85.878/81, são atribuições privativas dos profissionais farmacêuticos, as seguintes atividades:
I. Desempenho de funções de dispensação ou manipulação de fórmulas magistrais e farmacopeicas, quando a serviço do público em geral ou mesmo de natureza privada. II. Assessoramento e responsabilidade técnica em: estabelecimentos industriais farmacêuticos em que se fabriquem produtos que tenham indicações e/ ou ações terapêuticas, anestésicos ou auxiliares de diagnóstico, ou capazes de criar dependência física ou psíquica. III. Assessoramento e responsabilidade técnica em: órgãos, laboratórios, setores ou estabelecimentos farmacêuticos em que se executem controle e/ ou inspeção de qualidade, análise prévia, análise de controle e a análise fiscal de produtos que tenham destinação terapêutica, anestésica ou auxiliar de diagnósticos ou capazes de determinar dependência física ou psíquica. IV. Assessoramento e responsabilidade técnica em: órgãos laboratórios, setores ou estabelecimentos farmacêuticos em que se pratique extração, purificação, controle de qualidade, inspeção de qualidade, análise prévia, análise de controle e análise fiscal de insumos farmacêuticos de origem vegetal, animal e mineral.

Acerca das afirmações citadas acima, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1329343 Farmácia
Conforme a Portaria N° 2616/98 as infecções Hospitalares constituem risco significativo à saúde dos usuários dos hospitais, e sua prevenção e controle envolvem medidas de qualificação de assistência hospitalar. Para o Programa de Controle de Infecções Hospitalares (PCIH) os hospitais deverão constituir Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), órgão de assessoria à autoridade máxima da instituição e de execução das ações de controle de infecção hospitalar. Assinale a alternativa INCORRETA quanto ao profissional que compõem a CCIH.
Alternativas
Q1329344 Farmácia
Conforme a Resolução N.º 45/03, que dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas de Utilização das Soluções Parenterais (SP) em Serviços de Saúde, a Solução Parenteral é definida como:
Alternativas
Q1329345 Farmácia
A Assistência Farmacêutica trata de um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletivo, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso e o seu uso racional. Conforme a Resolução N° 338/04, qual das alternativas abaixo NÃO faz parte dos eixos estratégicos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica.
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: D
5: D
6: A
7: A
8: D
9: A
10: D