Questões de Concurso Público Prefeitura de Maringá - PR 2018 para Terapeuta Ocupacional - NASF

Foram encontradas 16 questões

Q1836503 Terapia Ocupacional
O Código de Ética Profissional é um documento cujo objetivo é expor os princípios de uma determinada profissão, orientando seus colaboradores. De acordo com o Código de Ética e Deontologia da Terapia Ocupacional, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1836507 Terapia Ocupacional
Em 2011 a Organização Mundial de Saúde publicou um documento orientando políticas públicas de combate as iniquidades em saúde. No Brasil a discriminação de populações vulneráveis por parte do serviço do SUS gera sofrimento e agravo a saúde mental. De acordo com as medidas tomadas pela Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas que buscam a equidade no acesso à saúde é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Q1836508 Terapia Ocupacional
Na literatura, algumas obras apresentam o uso terapêutico das ocupações desde a antiguidade, ou seja, já estava presente entre gregos e romanos. De acordo com a história da Terapia Ocupacional é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q1836509 Terapia Ocupacional
A avaliação refere-se ao processo de obtenção e interpretação de informações, considerada um processo dinâmico que se inicia com o encaminhamento ao serviço até a alta (BRANDÃO, MELO, 2011). De acordo com o processo de avaliação da terapia ocupacional com crianças e adolescentes, analise as informações a seguir e assinale a alternativa CORRETA: I. A avaliação de crianças e adolescentes deve ser ecológica e culturalmente válida e ter como elemento central as prioridades delas e da família e tem por objetivo aprofundar o entendimento da participação da criança em ocupações significativas. II. Os métodos de obtenção de dados podem incluir o uso de instrumentos padronizados, observações da criança nos diferentes ambientes de sua rotina, entrevistas e questionários. III. A observação de desempenho com crianças e adolescentes é realizada de maneira estruturada, na qual o terapeuta seleciona a atividade para que o indivíduo a realize e então analisa seu desempenho, tendo informações de como esta atividade é realizada em diferentes contextos. IV. As entrevistas com a criança e o adolescente, com pais e professores e outros adultos que acompanham o dia a dia do indivíduo é um dos métodos eficazes para o terapeuta lançar mão e substituir os instrumentos padronizados. 
Alternativas
Q1836510 Terapia Ocupacional
Em se tratando da avaliação da terapia ocupacional com crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral (PC), as três grandes áreas de ocupação de interesse são as atividades da vida diária (AVDs), escola e brincar. Neste raciocínio, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa CORRETA: I. O Inventário de Avaliação Pediátrica de Disfunção (Pediatric Evaluation of Disability Inventory- PEDI), é um dos instrumentos tradicionalmente utilizados na prática clínica e em investigações científicas para avaliação de AVDs, sob o ponto de vista de desempenho e assistência recebida. II. Na escola, a avaliação do terapeuta ocupacional considera a participação da criança/adolescente em atividades acadêmicas e atividades não acadêmicas. III. Um dos instrumentos padronizados comumente utilizado na avaliação da participação da criança na escola é a Avaliação da Função Escolar (School Function Assessment – SFA). IV. A avaliação de como a criança brinca fornece informações importantes relacionadas às competências cognitivas, motoras ou sociais.  
Alternativas
Q1836511 Terapia Ocupacional
No que diz respeito à terapia ocupacional, a utilização de atividades com grupos foi empregada nos EUA desde a década de 1930. No Brasil, os estudos sobre grupo foram enfatizados na década de 1980 e, de modo geral, influenciados pelas teorias psicanalítica e psicologia social, buscando uma articulação com fundamentos da terapia ocupacional para a construção de um campo de conhecimento que sustente as ações dos profissionais que utilizam esse recurso. Das diversas concepções existentes sobre grupos na terapia ocupacional, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q1836512 Terapia Ocupacional
A Estrutura da Prática da Terapia Ocupacional: Domínio e Processo, 3ª Edição é o documento oficial da Associação Americana de Terapia Ocupacional (AOTA) e descreve os conceitos centrais que fundamentam a prática da terapia ocupacional e constrói uma compreensão comum dos princípios básicos e a visão da profissão. A Estrutura é um documento em constante evolução. Com base na última revisão deste documento tão importante aos profissionais de terapia ocupacional (2015), analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA. I. “Clientes” são agora definidos como pessoas, grupos e populações. II. “Áreas de ocupação” agora são chamadas de “ocupações”. III. A Estrutura é dividida em duas seções principais: o domínio, que descreve as competências da profissão e as áreas nas quais seus membros têm um corpo de conhecimentos e competências estabelecidas, e o processo, que descreve as atitudes tomadas pelos profissionais durante a prestação de serviços voltados aos clientes e focados no envolvimento com as ocupações. IV. “Alcançar a saúde, bem-estar, e participação na vida por meio do envolvimento na ocupação” é a afirmação abrangente que descreve o domínio e o processo de terapia ocupacional em seu sentido mais amplo.
Alternativas
Q1836513 Terapia Ocupacional
A construção da atual Política de Saúde Mental brasileira iniciada na década de 1980, no contexto do desenvolvimento e implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), foi baseada na ruptura com o modelo centrado na hospitalização e na constituição de redes de serviços comunitários. (Brasil, 2001). Essas redes são compostas, dentre outros serviços, pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), Centros de Convivência (CECCOs), Serviços Residenciais Terapêuticos (SRTs) e ações desenvolvidas por equipes de saúde mental na atenção básica e pelos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) (Brasil, 2004). Em relação ao NASF, analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa CORRETA. I. As equipes dos NASFs, são classificadas em duas modalidades de acordo com a composição mínima de profissionais. II. O NASF 1 deve desenvolver ações junto à, no mínimo, oito equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e prevê cinco profissionais dentre os quais: assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, educador físico, farmacêutico, além de médicos; acupunturista, ginecologista, homeopata, pediatra, psiquiatra. III. O NASF 2 deve desenvolver ações junto à, no mínimo, três equipes de ESF e prevê três profissionais de ocupações não coincidentes. IV. Propõe-se que os NASFs assumam oito áreas de ação: atividade física/práticas corporais; práticas integrativas e complementares; reabilitação; alimentação e nutrição; saúde mental; serviço social; saúde da criança, do adolescente e do jovem; saúde da mulher e assistência farmacêutica. 
Alternativas
Q1836515 Terapia Ocupacional
A microcefalia é o traço mais evidente da Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZV), com sinais e sintomas que comprometem o desenvolvimento cerebral e a adequada função do sistema nervoso central dos recém nascidos. As consequências da infecção pelo vírus surpreenderam a população, pesquisadores, profissionais e as autoridades de saúde no Brasil e no mundo, desencadeando esforços conjuntos para compreender e intervir nessa grande problemática de saúde pública. Sobre essa temática e a atuação do terapeuta do ocupacional, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q1836516 Terapia Ocupacional
Um dos grandes passos no processo de inserção da terapia ocupacional nos contextos sociais foi a sua inclusão no Sistema Único de Assistência Social por meio da Resolução nº 17, de janeiro de 2011, do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), tornando o terapeuta ocupacional um profissional reconhecido como parte da equipe de referência, identificado e capacitado para atender às especificidades dos serviços socioassistenciais. Em relação a atuação do terapeuta ocupacional indivíduos em situações de vulnerabilidade, analise as afirmativas a seguir e assinale a INCORRETA:
Alternativas
Q1836518 Terapia Ocupacional
O repouso prolongado em leito pode trazer uma série de consequências negativas, conhecidas como Síndrome do Imobilismo ou da Imobilização. A intervenção de um terapeuta ocupacional pode prevenir ou tratar pacientes que apresentam esse quadro. Com base nesse assunto é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q1836519 Terapia Ocupacional
A reabilitação de um paciente que sofre um Acidente Vascular Encefálico (AVE) depende diretamente de alterações nas funções cognitivas. Por isso a necessidade da correta identificação de tais alterações. De acordo com as alterações cognitivas mencionadas é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q1836521 Terapia Ocupacional
Os elementos que determinam o andamento de uma enfermidade mental no sujeito não se restringem somente ao tratamento que ele recebe, mas estão diretamente relacionados ao serviço que o atende. Sobre a reabilitação psicossocial, analise as afirmações a seguir e assinale a CORRETA. I. Processo da reabilitação psicossocial possibilita ao indivíduo em sofrimento psíquico a reconstituição de seu cotidiano a partir da produção de sentidos e da inserção em seu contexto social. II. Na reabilitação psicossocial, os serviços de atenção a esses sujeitos se limitam às questões da doença, podendo fazer muito pouco pelo rompimento existente entre sujeito e comunidade. III. A reabilitação psicossocial se inscreve na ótica da mudança de foco na assistência hospitalar prestada ao doente mental para uma atenção voltada à saúde mental e baseada na comunidade. IV. A reabilitação psicossocial vem para afirmar a necessidade de novamente se fortalecer o modelo assistencial asilar. 
Alternativas
Q1836522 Terapia Ocupacional
Considerando a análise da atividade inserida na ocupação do cliente, assinale a alternativa INCORRETA de acordo com objetivo, função e aplicação:
Alternativas
Q1836523 Terapia Ocupacional
As várias atividades desenvolvidas por um indivíduo ao longo de sua vida são consideradas áreas de ocupação do domínio da prática da terapia ocupacional. Além da educação, o trabalho e o brincar, existem outras áreas de intervenção, como as Atividades da Vida Diária (AVD) e as Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD). Com base na AVD e AIVD assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1836524 Terapia Ocupacional
Ao final da década de 70 a Reabilitação Baseada na Comunidade (RBC) deu forma a algumas técnicas comprovadamente eficazes com pessoas com deficiência, as quais não possuíam acesso aos serviços formais de reabilitação. Acerca da Reabilitação Baseada na Comunidade assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: A
5: D
6: D
7: D
8: A
9: C
10: C
11: D
12: A
13: A
14: A
15: B
16: B