Questões de Concurso Público Prefeitura de Mandaguari - PR 2019 para Farmacêutico e Bioquímico

Foram encontradas 19 questões

Q1644861 Biomedicina - Análises Clínicas
O conjunto de medidas destinadas a prevenir riscos inerentes às atividades dos laboratórios de assistência, ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, que possam comprometer a saúde dos profissionais e o meio ambiente é:
Alternativas
Q1644862 Biomedicina - Análises Clínicas
Mãos contaminadas podem ser as principais vias de transmissão de infecção. O simples ato de lavar as mãos com água e sabão líquido, contribui para a diminuição do risco de infecção. Das alternativas apresentadas abaixo, em relação ao procedimento correto da lavagem das mãos, assinale a afirmativa INCORRETA:
Alternativas
Q1644863 Biomedicina - Análises Clínicas
A classificação de risco de um determinado agente biológico baseia-se em diversos critérios que orientam a avaliação de risco e está, principalmente orientada pelo potencial de risco que oferece ao indivíduo, à comunidade e ao meio ambiente. Das alternativas apresentadas abaixo em relação a Classes de agentes de Risco Biológico, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q1644864 Biomedicina - Análises Clínicas
A venopunção é um procedimento complexo, que exige conhecimento e habilidade. Quando uma amostra de sangue for colhida, um profissional experiente deve seguir algumas etapas:
I. Verificar a solicitação do médico e o cadastro do pedido. II. Apresentar-se ao paciente, estabelecendo comunicação e ganhando sua confiança. III. Quando o paciente não estiver identificado na sala de emergência: nestes casos, deve haver uma identificação provisória, até que haja a identificação positiva. IV. Pacientes conscientes: confirmar os dados pessoais, comparando-os com aqueles do pedido. V. Verificar se as condições de preparo e o jejum do paciente estão adequados e indagar sobre eventual alergia ao látex.
Das alternativas apresentadas, assinale a afirmativa CORRETA.
Alternativas
Q1644865 Biomedicina - Análises Clínicas
O torniquete é empregado para aumentar a pressão intravascular, o que facilita a palpação da veia e o preenchimento dos tubos de coleta ou da seringa. Em relação ao uso do torniquete, qual dos procedimentos abaixo está INCORRETO:
Alternativas
Q1644866 Biomedicina - Análises Clínicas
Quando houver dificuldade para a obtenção da amostra de sangue, procedimentos suplementares podem ser necessários:
1. Trocar a posição da agulha: se a agulha penetrou profundamente na veia, tracione-a um pouco para trás; se não penetrou o suficiente, avance-a até atingir a veia; 2. Se, durante o ato da coleta, houver suspeita de colabamento da veia puncionada, recomenda-se virar lenta e cuidadosamente a agulha para que o bisel fique desobstruído, permitindo a recomposição da luz da veia e a liberação do fluxo sanguíneo; 3. Tentar coletar o material com outro tubo, se o utilizado inicialmente falhar por qualquer defeito (por exemplo, por falta de vácuo); 4. Não são recomendados os movimentos de busca aleatória da veia; este tipo de movimento pode ser doloroso e pode produzir perfurações arteriais.
Das alternativas apresentadas acima, assinale a afirmativa CORRETA.
Alternativas
Q1644867 Biomedicina - Análises Clínicas
A remoção de sujidades orgânicas e inorgânicas, redução da carga microbiana presente nos produtos para saúde, utilizando água, detergentes, produtos e acessórios de limpeza, por meio de ação mecânica (manual ou automatizada), atuando em superfícies internas (lúmen) e externas, de forma a tornar o produto seguro para manuseio e preparado para desinfecção ou esterilização é:
Alternativas
Q1644868 Biomedicina - Análises Clínicas
O crescimento microbiano pode ser controlado por meio de métodos químicos e físicos. Este controle pode levar à eliminação total ou não desses microrganismos. Os agentes químicos são utilizados para controlar o crescimento de microrganismo tanto em tecidos vivos como em objetos inanimados. Das alternativas apresentadas abaixo, em relação aos agentes empregados para desinfecção ou esterilização química, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1644869 Biomedicina - Análises Clínicas
A rubéola é uma doença aguda, de alta contagiosidade, que é transmitida pelo vírus do gênero Rubivirus. A infecção por rubéola na gravidez acarreta inúmeras complicações para a mãe, como aborto e para os recém-nascidos, malformações congênitas. Diante disso, é de extrema importância seu diagnóstico. Das afirmativas apresentadas abaixo, assinale a alternativa CORRETA em relação ao diagnóstico da rubéola.
1) Diagnóstico - Clínico, laboratorial e epidemiológico.
2) A leucopenia é um achado frequente. 3) O diagnóstico laboratorial é realizado por meio da sorologia para detecção de anticorpos IgM específicos para rubéola. 4) A detecção de anticorpos IgG ocorre, geralmente, após o desaparecimento do exantema, alcançando pico máximo entre 10 e 20 dias, permanecendo detectáveis por toda a vida. 5) São utilizadas as seguintes técnicas: inibição da hemaglutinação, que apesar do baixo custo e simples execução, seu uso vem sendo substituído por outras técnicas mais sensíveis, como aglutinação do látex, imunofluorescência, hemaglutinação passiva, ensaio imunoenzimático (ELISA).
Alternativas
Q1644870 Biomedicina - Análises Clínicas
O diagnóstico preciso e precoce da infecção causada pelos vírus das hepatites permite o tratamento adequado da doença e tem impacto direto sobre a qualidade de vida do indivíduo. Assinale a afirmativa CORRETA quanto ao período de incubação, prevalência de forma ictérica da infecção pelos diferentes vírus causadores das hepatites virais apontadas no Quadro a seguir.
Imagem associada para resolução da questão

Fonte: DIAHV/SVS/MS, 2018.
Alternativas
Q1644871 Biomedicina - Análises Clínicas
O HAV pertence à família Picornaviridae, a principal via de contágio do HAV é a fecal-oral, por contato inter-humano ou por meio de água e alimentos contaminados. O diagnóstico da infecção pelo vírus da hepatite A é realizado por meio de imunoensaios que detectam anticorpos contra o vírus em amostras de soro. Das alternativas apresentadas abaixo, assinale a afirmativa INCORRETA em relação ao diagnóstico da infecção pelo vírus da hepatite A.
Alternativas
Q1644872 Biomedicina - Análises Clínicas
Logo após a descoberta do HIV, foram desenvolvidos imunoensaios (IE) para o diagnóstico da infecção. Nas últimas décadas, sucederamse quatro gerações de IE. Essas gerações foram definidas de acordo com a evolução das metodologias empregadas, a partir do primeiro ensaio disponível comercialmente. Das alternativas apresentadas abaixo, em relação as principais características das quatro gerações de IE, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q1644873 Biomedicina - Análises Clínicas
O diagnóstico da infecção pelo HIV é suscetível de falhas e erros. Além do período de janela diagnóstica, existem outras causas de falhas que podem ocorrer quando se realiza o diagnóstico da infecção pelo HIV, entre elas:
I. Limitações do próprio ensaio, tais como sensibilidade e especificidade. II. Fatores relacionados a equipamentos/insumos, por ex., armazenamento inadequado de reagentes e falta de calibração ou de manutenção dos equipamentos. III. Algoritmos sub-ótimos para o diagnóstico – por isso a importância de seguir rigorosamente os fluxogramas definidos. IV. Fatores operacionais, incluindo interpretação equivocada do resultado, realização incorreta dos testes, erros na identificação e contaminação cruzada entre as amostras.
Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1644874 Biomedicina - Análises Clínicas
Diabetes mellitus (DM) é uma doença endócrino-metabólica, caracteriza-se pela destruição das células beta pancreáticas, determinando deficiência absoluta de insulina, o que torna essencial 5 o uso de insulina como tratamento. Para o diagnóstico, é necessária a demonstração de hiperglicemia. Das alternativas abaixo, em relação ao diagnóstico de DM 1, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q1644875 Biomedicina - Análises Clínicas
O método tintorial predominante utilizado em bacteriologia é o método de Gram. Essa técnica é simples, rápida e tem capacidade de resolução, permitindo o correto diagnóstico. Das alternativas apresentadas abaixo, em relação ao método de Gram, assinale a INCORRETA.
Alternativas
Q1644876 Biomedicina - Análises Clínicas
A infecção por helmintos muito comum nos países em desenvolvimento, onde as precárias condições socioeconômicas estão vinculadas à falta de acesso à água potável e ao saneamento adequado. Na maioria das vezes, os portadores dos helmintos são assintomáticos. Entretanto, altas cargas parasitárias podem desencadear algumas manifestações clínicas severas.
I. Na fase inicial, o paciente pode apresentar febre, suor, fraqueza, palidez, náuseas e tosse. II. Após o surgimento das formas adultas no intestino podem ocorrer desconforto abdominal, cólicas intermitentes, perda de apetite, diarreia, dores musculares e anemia de diversos graus. III. Redução da capacidade de ingestão de alimentos e a má absorção de nutrientes. IV. A migração de grandes quantidades de larvas pelo fígado e pulmão pode ocasionar desconforto na região hepática, ânsia de vômito, febre e tosse, podendo desencadear um quadro de pneumonia verminótica.
Das alternativas apresentadas, assinale a CORRETA.
Alternativas
Q1644877 Biomedicina - Análises Clínicas
Das alternativas apresentadas abaixo, assinale o método que consiste em diluir em torno de 3 gramas de fezes em água, posteriormente filtre esta solução em gaze dobrada em quatro, diretamente num cálice de sedimentação. Deixar em repouso por pelo menos duas horas. Desprezar o sobrenadante e ressuspender o sedimento quantas vezes forem necessárias até que o sobrenadante esteja limpo. Coletar uma parte do sedimento com auxílio de uma pipeta e colocá-lo entre lâmina e lamínula. Examinar ao microscópio ótico:
Alternativas
Q1644879 Biomedicina - Análises Clínicas
Enterobactérias é a maior e mais heterogênea família de bactérias Gram negativas de importância médica. Das alternativas abaixo, em relação aos meios empregados nas rotinas laboratoriais de triagem e/ou identificação de enterobactérias, assinale a INCORRETA.
Alternativas
Q1644880 Biomedicina - Análises Clínicas
A anemia é definida por valores de hemoglobina (Hb) no sangue abaixo do normal para idade e gênero. É um dos principais problemas de saúde pública. A metade dos casos de anemia é determinada por deficiência de ferro (ADF), a deficiência nutricional mais prevalente e negligenciada no mundo, particularmente entre as mulheres e as crianças dos países em desenvolvimento. Das alternativas apresentadas a seguir em relação ao diagnóstico da ADF, assinale a CORRETA.
I. Na suspeita de ADF, deve-se solicitar um hemograma completo (com os índices hematimétricos e avaliação de esfregaço periférico) e dosagem de ferritina. II. De acordo com os padrões diagnósticos da OMS, a ADF é leve a moderada, se a Hb fica entre 7 a 12 g/dL, e grave, se a Hb for menor que 7 g/dL, com pequenas variações de acordo com a idade, gênero ou presença de gestação. III. Para as crianças entre 6 e 59 meses de idade, a anemia é definida como uma Hb abaixo de 11 g/dL, entre 5 e 11 anos como uma Hb abaixo de 11,5 g/dL e entre 12 e 14 anos como uma Hb abaixo de 12 g/ dL. IV. Embora a Hb seja amplamente utilizada para a avaliação de ADF, ela tem baixas especificidade e sensibilidade, e um biomarcador do status do ferro, como a ferritina sérica, deve ser solicitado em conjunto. V. A anemia da puérpera é definida com uma taxa de Hb abaixo de 10 g/dL nas primeiras 48 horas ou abaixo de 12 g/dL nas primeiras semanas após o parto.
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: D
4: A
5: C
6: B
7: B
8: B
9: B
10: C
11: D
12: A
13: D
14: C
15: B
16: B
17: A
18: D
19: A