Questões de Concurso Público Prefeitura de Mandaguari - PR 2019 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 20 questões

Q1644621 Fonoaudiologia
A gagueira é um distúrbio universal, referido em todas as partes do mundo e encontrado em todas as raças e classes socioeconômicas. Geralmente surge na infância, no período entre dois e os cinco anos de idade. O seu aparecimento costuma ser gradual, por isso, nem sempre os seus primeiros sintomas são facilmente identificados. A partir dessas informações leia e assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1644622 Fonoaudiologia
O Projeto de Lei nº 4832/2012 obriga a realização do protocolo de avaliação do frênulo da língua dos bebês (teste da linguinha) em todos os hospitais e maternidades do Brasil, foi transformado na Lei nº 13.002 de 20 de junho de 2014. A respeito desse assunto é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1644623 Fonoaudiologia
João Pedro, 5 anos e 8 meses apresenta alterações na fala que ocorrem na ausência de causas orgânicas detectáveis, caracterizando um quadro de desvio fonológico, analise as seguintes produções do paciente: fala [´savi] ao invés de chave; fala [basu] ao invés de braço; fala [bayco] ao invés de barco.
Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1644624 Fonoaudiologia
As fissuras labiopalatinas (FLP) são malformações congênitas de lábio e de palato, consideradas craniofaciais e enquadradas na classificação das displasias (Cardim, 1989). Tomando como referência a classificação de SPINA(1972) indique quais estruturas anatômicas afetadas condizem com a fissura pós-forame completa:
Alternativas
Q1644625 Fonoaudiologia
BEHLAU & PONTES (1995) classificaram as disfonias em três categorias: disfonias funcionais, disfonias organofuncionais e disfonias orgânicas. Quais alterações vocais a seguir, fazem parte do grupo das disfonias orgânicas:
Alternativas
Q1644626 Fonoaudiologia
São características específicas das deficiências auditivas sensorioneurais, EXCETO:
Alternativas
Q1644627 Fonoaudiologia
O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou no dia 13/05/2019, a lei N. 13.830 que regulamenta a Equoterapia como método de reabilitação. De acordo com a Associação Nacional de Equoterapia (ANDE), a prática é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências ou com necessidades especiais. Leia as seguintes afirmações:
I) Não é fazer fonoterapia sobre o cavalo, mais sim fazer equoterapia utilizando os conhecimentos e os fundamentos técnico-científicos da Fonoaudiologia. II) Em determinados casos tal prática é contraindicada, por exemplo, portadores de síndrome de Down com menos de três anos, osteoporose grave, osteogênese imperfeita, tumor ósseo, ferimentos abertos sobre uma superfície de sustentação (ísquios, região medial da coxa, joelhos) distúrbios ativos da saúde mental que possam ser perigosos, entre outros. III) Auxiliar nas Atividades de Vida Diária (AVDs) que abrangem a alimentação, higiene, vestuário e comunicação. IV) O fonoaudiólogo tem um papel muito abrangente nessa prática, vai depender do perfil do profissional. Ele avalia tanto a questão de aprendizagem, linguagem oral e escrita, quanto os aspectos da motricidade oral e suas funções, como sucção, respiração e deglutição e trabalha estratégias específicas na equoterapia para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e de consciência fonológica que estão na base do processo de aprendizagem.
Agora assinale a alternativa no qual descreve o trabalho do fonoaudiólogo dentro dessa prática terapêutica:
Alternativas
Q1644628 Fonoaudiologia
Assinale a alternativa CORRETA que define os efeitos esperados para os Sons Hiperagudos:
Alternativas
Q1644629 Fonoaudiologia
Segundo o código de ética Profissional, no que se refere ao sigilo profissional, compete ao fonoaudiólogo, EXCETO:
Alternativas
Q1644630 Fonoaudiologia
A crioterapia é um recurso terapêutico fonoaudiológico, que pode ser utilizada em diversas patologias como paralisia cerebral, paralisia facial, disfunções neuromotoras entre outras. Assinale abaixo a alternativa que define esse recurso terapêutico:
Alternativas
Q1644631 Fonoaudiologia
A desordem do processamento auditivo central é um distúrbio da audição no qual há um impedimento da habilidade de analisar e/ou interpretar padrões sonoros. Marque a opção que está descrita CORRETAMENTE:
Alternativas
Q1644632 Fonoaudiologia
Mediante quadros de disfagia, as dificuldades comumente encontradas na fase faringoesofágica são as seguintes:
I) Alteração na sensibilidade intra-oral. II) Fechamento incompleto do vestíbulo laríngeo. III) Elevação reduzida de laringe e de hióide. IV) Escape precoce de alimento para a faringe.
Estão CORRETAS:
Alternativas
Q1644633 Fonoaudiologia
“A língua adaptou-se à forma da cavidade oral ou tipo facial do indivíduo, ou adaptou-se as possibilidades existentes, como por exemplo, no caso da respiração oral, onde torna-se impossível deglutir de maneira correta, pois a boca fica aberta para viabilizar a respiração, com a língua no soalho da boca ou posteriorizada na cavidade oral” (Marchesan, 2005). Esta afirmativa define:
Alternativas
Q1644634 Fonoaudiologia
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) engloba diferentes condições marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico com três características fundamentais, que podem manifestar-se em conjunto ou isoladamente. São elas: dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos, dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.Sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), analise as assertivas a seguir e marque a opção INCORRETA.
Alternativas
Q1644635 Fonoaudiologia
O Distúrbio Específico de Linguagem (DEL) refere-se a crianças que apresentam dificuldade 5 em adquirir e desenvolver habilidades na ausência de deficiência mental, déficits físicos e sensoriais, distúrbio emocional importante, fatores ambientais prejudiciais e lesão. Sendo assim, é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Q1644636 Fonoaudiologia
Alguns fatores são considerados sinais de risco aos recém-nascidos como: Permanência em UTI por mais de 48hs; asfixia perinatal grave; meningite bacteriana; infecções intrauterinas (sífilis, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus e herpes); anomalias craniofaciais, incluindo anormalidades morfológicas do pavilhão auricular e do CAE; hiperbilirrubinemia/exsangüínea; peso inferior a 1.500g; ventilação mecânica por mais de 5 dias; medicação ototóxica. Esses fatores indicam a necessidade da realização de exames específicos antes do bebê sair da maternidade, sendo especificidade do fonoaudiólogo realizar:
Alternativas
Q1644637 Fonoaudiologia
O implante coclear é um aparelho eletrônico que funciona como uma prótese auditiva, na medida em que desempenha a função das células ciliares ao fornecer a estimulação elétrica às células ganglionares espirais remanescentes no nervo auditivo da cóclea. Assinale a alternativa que define a contraindicação do implante coclear.
Alternativas
Q1644638 Fonoaudiologia
Um dia após o governo completar 100 dias, o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto da Nova Política Nacional de Alfabetização, que já tinha sido anunciada entre as metas prioritárias da gestão. A Minuta de decreto elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) indicou que a alfabetização no País deverá priorizar o chamado método fônico. Em relação a essa metodologia assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q1644639 Fonoaudiologia
Maria Eduarda é um bebê de dez meses em desenvolvimento que se encontra dentro da normalidade. Assinale a alternativa que compreende o marco do desenvolvimento de linguagem e auditivo dessa idade.
Alternativas
Q1644640 Fonoaudiologia
A fonoaudiologia está ocupando o seu papel na saúde pública. A atuação nessa área específica da saúde, diz respeito à adição da Fonoaudiologia no sistema de saúde público como postos, creches, unidades de saúde, assim como na comunidade em geral. Com relação a esse assunto assinale a assertiva CORRETA:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: C
4: C
5: B
6: A
7: C
8: C
9: A
10: B
11: B
12: D
13: D
14: C
15: B
16: C
17: A
18: C
19: C
20: B