Questões de Concurso Público Prefeitura de Mandaguari - PR 2019 para Professor - Educação Física

Foram encontradas 13 questões

Q1647278 Educação Física
A avaliação antropométrica apresenta informações valiosas para estimar as medidas corporais de sedentários, atletas e crianças no crescimento, em suas fases de desenvolvimento e maturação até no envelhecimento. Pode ser utilizada para determinar o tamanho físico de uma população, por meio da utilização das medidas de comprimento, profundidade, circunferências corporais etc. Além disso, o resultado das medidas é usualmente utilizado para fins de diagnósticos na área da saúde, na confecção de equipamentos e produtos, entre outros. A aferição das dobras é um método relativamente simples, de baixo custo e não invasivo, para se estimar a gordura corporal total. Esse tipo de avaliação não é indicado para indivíduos obesos, devido à dificuldade de mensuração das dobras cutâneas. A técnica de dobras cutâneas segue os seguintes passos:
I. O avaliado deve conhecer os pontos anatômicos a serem avaliados. II. Levantar a pele e a camada de gordura do tecido subjacente. III. Tomar o tecido com o polegar e o indicador. IV. Aplicar o compasso (adipômetro ou plicômetro) cerca de 50 cm distal ao polegar e indicador. V. Realizar a leitura da dobra cutânea no compasso de dobras. VI. Observar que todos os pontos devem ser aferidos no hemisfério central do avaliado.
É CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1647279 Educação Física
“O que é Educação Física?” O que pode dificultar essa compreensão é a falta de lucidez sobre o que saber a respeito dessa indagação. Educação Física não é algo concreto, capaz de ser descoberto ou encontrado a qualquer momento. Sabe-se que no contexto contemporâneo muito se fala em Educação Física. Porém como de fato ela é vista, trabalhada e entendida? Na busca por responder essas perguntas é necessário partir do princípio “O que você entende por Educação Física?”. Para Medina (1987), existem três concepções de Educação Física: a Educação Física Convencional; a Educação Física Modernizadora e Educação Física Revolucionária. Quando Medina (1987) apresenta a concepção de Educação Física Modernizadora, está se apoiando em qual pensamento? ASSINALE a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1647280 Educação Física
O desenvolvimento humano é um processo de crescimento e de mudanças nos campos físico, comportamental, cognitivo e emocional. Cada fase do desenvolvimento apresenta características específicas. As linhas orientadoras de desenvolvimento aplicam-se a grande parte das crianças em cada uma dessas fases, entretanto, cada criança apresenta características individuais e únicas, podendo atingir as fases de desenvolvimento mais cedo ou mais tarde do que outras crianças da mesma idade, sem que isso caracterize uma anormalidade. Dessa forma, desenvolvimento pode ser conceituado como:
I. Manutenção adaptativa em direção a uma determinada habilidade. II. Igualdade e direcionamento celular, orgânico e sistêmico. III. Preservação no nível de funcionamento de um indivíduo ao longo do tempo. IV. Produto da maturação e das experiências oferecidas ao indivíduo. V. Aquisição de competências motoras. VI. Depende do comportamento perceptivo-motor, o qual exige como condição variadas oportunidades de aplicação: a exploração lúdica, o controle motor, a percepção figura-fundo, a integração intersensorial (sentidos), a noção de corpo, espaço e tempo. VII. Conjunto de fenômenos que, de forma interrelacionada, permite ao indivíduo uma sequência de modificações degenerativas que vão desde a concepção, passando pela maturidade, até a morte.
É CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1647281 Educação Física
O metabolismo aeróbio (sistema oxidativo) é o sistema de produção de energia mais complexo dentre os existentes no organismo. Esse sistema é o único que usa o oxigênio (O2 )como principal elemento para o catabolismo dos substratos envolvidos no processo de degradação, até a formação de moléculas de energia que atuam diretamente nos exercícios ou na própria ressíntese de novas dessas moléculas, processo denominado respiração celular. Em exercícios de longa duração, o sistema aeróbio é a principal via para a ressíntese de adenosina trifosfato (ATP), ocorrendo nas mitocôndrias e utilizando oxigênio. Ao ponto de vista energético, esforços contínuos situados entre 60 e 180 segundos são assegurados pela atuação dos sistemas glicolítico e oxidativo de forma concomitante, o que significa que cerca da metade do ATP será produzida fora das mitocôndrias, e o restante em seu interior.No entanto, nos esforços de duração superior a 180 segundos, a produção de ATP é assegurada pelas mitocôndrias, que garantem o efeito do metabolismo oxidativo ou,simplesmente, sistema aeróbio. Desse modo, as atividades esportivas com duração superior a 180 segundos dependem da presença e da utilização do oxigênio nos músculos ativos e em sua fase de recuperação após esse exercício, uma vez que 75%do subproduto obtido (lactato) pela ausência de oxigênio na via, produzido durante os exercícios de alta intensidade, é removido pela oxidação, enquanto os 25% restantes desse subproduto são convertidos pelo processo de gliconeogênese. Qual o nome dado a esse processo?
Alternativas
Q1647282 Educação Física
Devido à sua complexidade e utilização por diversas áreas de estudo, a falta de consenso conceitual é marcante sobre qualidade de vida. As definições na literatura especializada apresentam-se, tanto de forma global, enfatizando a satisfação geral com a vida, como dividida em componentes, que, em conjunto, indicariam uma aproximação do conceito geral. Dependendo da área de interesse o conceito, muitas vezes, é adotado como sinônimo de saúde, felicidade e satisfação pessoal, condições de vida, estilo de vida, dentre outros. Como classificação, seus indicadores vão desde a renda até a satisfação com determinados aspectos da vida. Devido a essa complexidade, a qualidade de vida apresentase como uma temática de difícil compreensão e necessita de certas delimitações que possibilitem sua operacionalização em análises científicas. Para a Organização Mundial de Saúde (1995), o que é qualidade de vida?
Alternativas
Q1647283 Educação Física
Sobre os conceitos de recreação e de lazer, os dois termos convivem em nossa realidade sem maiores reflexões sobre os seus significados. Enquanto o termo recreação é influência da perspectiva norte-americana, o lazer surge a partir da influência dos estudos europeus. Essa dupla denominação está presente em nossos dias atuais e, em geral, utiliza-se a recreação para designar o conjunto de atividades, e o lazer para abordar o fenômeno cultural. Alguns autores chegam a identificar diferenças ou peculiaridades mais amplas entre os termos. Melo e Alves Junior (2003) procuram definir as atividades de lazer pela conjunção de dois parâmetros: um mais objetivo, de caráter social (o tempo), e outro mais subjetivo, de caráter individual (o prazer). Os autores apresentam alguns indicadores que auxiliam no entendimento do conceito de lazer. Dentre os apresentados, qual encontra-se ERRADO?
Alternativas
Q1647284 Educação Física
A natação é uma das modalidades esportivas mais procuradas e com melhor índice de aceitação. Por ser uma atividade com baixo impacto, é indicada para todas as idades e situações, desde grávidas e bebês até pessoas com problemas nas articulações e idosos. Além de refrescante e divertida, ela trabalha todos os músculos e traz inúmeros benefícios ao corpo e à saúde. No Brasil, a natação vem ganhando popularidade à medida que talentos individuais surgem, a modalidade se reestrutura e mais investimentos são aportados. O Brasil participa da natação nos Jogos Olímpicos desde1920, juntamente com a primeira delegação olímpica brasileira. Hoje o país conta com nomes de peso em competições internacionais, que trazem um número crescente de bons resultados, como recordes sul-americanos e mundiais, finais e medalhas no Campeonato Mundial e Olimpíadas e torneios nacionais considerados de alto nível. Após essa breve apresentação, dentre as regras utilizadas na realização da natação apresentadas, qual encontra-se ERRADA?
Alternativas
Q1647285 Educação Física
A presença das atividades lúdicas, representadas pelos jogos e brincadeiras, é constante no mundo infantil de todas as culturas, sendo referência primordial para as discussões sobre criança e o seu desenvolvimento. O desenvolvimento é referenciado a um processo construtivo. Desenvolvimento e aprendizagem expressam as duas fontes do conhecimento: uma endógena, que é interior a uma pessoa, grupo ou sistema; e outra exógena, que se produz no exterior. No primeiro ponto, o desafio é ser sociável conservando sua identidade e envolvimento, já no segundo momento, o que interessa é incorporar algo que há de se tornar individual e coletivo. Uma das formas mais espontâneas de desenvolvimento na criança é por meio das vivências e experiências do brincar. Há algum tempo os jogos e brincadeiras vêm sendo foco central de estudos de várias ciências e áreas, como Psicologia, Educação Física, Pedagogia e outros. Os jogos podem acontecer de diversas formas e características, apresentando assim uma grande diversidade de ações para aquele que joga. Logo, baseando-se nos estudos de Caillois (1990) os jogos podem ser classificados como?
Alternativas
Q1647290 Educação Física
A Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história. Nessa concepção, o movimento humano está sempre inserido no âmbito da cultura e não se limita a um deslocamento espaço-temporal de um segmento corporal ou de um corpo todo. Nas aulas, as práticas corporais devem ser abordadas como fenômeno cultural dinâmico, diversificado, pluridimensional, singular e contraditório. Desse modo, é possível assegurar aos alunos a construção de um conjunto de conhecimentos que permitam ampliar sua consciência a respeito de seus movimentos e dos recursos para o cuidado de si e dos outros e desenvolver autonomia para apropriação e utilização da cultura corporal de movimento em diversas finalidades humanas, favorecendo sua participação de forma confiante e autoral na sociedade. No documento atualmente apresentado pelo Ministério da Educação (http:// basenacionalcomum.mec.gov.br/), há três elementos fundamentais comuns às práticas corporais. Dentre os apresentados, qual NÃO faz parte dos elementos fundamentais das práticas corporais?
Alternativas
Q1647292 Educação Física
A princípio, todas as práticas corporais podem ser objeto do trabalho pedagógico em qualquer etapa e modalidade de ensino da Educação Física. Porém, alguns critérios de progressão do conhecimento devem ser atendidos, tais como os elementos específicos das diferentes práticas corporais, as características dos sujeitos e os contextos de atuação, sinalizando tendências de organização dos conhecimentos. Considerando esses pressupostos, e em articulação com as competências gerais da Educação Básica e as competências específicas da área de Educação Física, o componente curricular deve garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas:
I. Compreender a origem da cultura corporal de movimento e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual. II. Planejar e empregar estratégias para resolver desafios e reduzir as possibilidades de aprendizagem das práticas corporais, especialmente pelo risco, além de se evitar a ampliação do acervo cultural nesse campo pois deve respeitar as características de cada aluno. III. Refletir, criticamente, sobre as relações entre a realização das práticas corporais e os processos de saúde/doença, inclusive no contexto das atividades laborais. IV. Identificar a multiplicidade de padrões de desempenho, saúde, beleza e estética corporal, analisando, criticamente, os modelos disseminados na mídia, porém evitar discussões consumistas e preconceituosas. V. Evitar a produção dos preconceitos, seus efeitos e combate a posicionamentos discriminatórios em relação às práticas corporais e aos seus participantes.
É CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1647293 Educação Física
Anos iniciais (ensino fundamental) possuem modos próprios de vida e múltiplas experiências pessoais e sociais, o que torna necessário reconhecer a existência de infâncias no plural e a singularidade de qualquer processo escolar. É importante reconhecer a necessária continuidade às experiências em torno do brincar. As crianças possuem conhecimentos que precisam ser, por um lado, reconhecidos e problematizados nas vivências escolares com vistas a proporcionar a compreensão do mundo e, por outro, ampliados de maneira a potencializar a inserção e o trânsito dessas crianças nas várias esferas da vida social. Assim, para aumentar a flexibilidade na delimitação dos currículos e propostas curriculares, tendo em vista a adequação às realidades locais e especificidade das crianças, as habilidades de Educação Física para o Ensino Fundamental (anos iniciais)foram propostas na Base Nacional Comum Curricular organizadas em dois blocos (1º e 2º anos; 3º ao 5º ano) referindose aos seguintes objetos de conhecimento em cada unidade temática. Com relação à unidade temática brincadeiras e jogos, é correto AFIRMAR dentre os objetivos de conhecimento 1º e 2 º anos?
Alternativas
Q1647294 Educação Física
Embora na aula de Educação Física os aspectos corporais sejam mais evidentes, mais facilmente observáveis, e a aprendizagem esteja vinculada à experiência prática, o discente precisa ser considerado como um todo, no qual aspectos cognitivos, afetivos e corporais estão inter-relacionados em todas as situações. Não basta a repetição de gestos estereotipados. É necessário que o discente se aproprie do processo de construção do conhecimento relativo ao corpo e ao movimento e construa uma possibilidade de utilização do seu potencial gestual. O processo de ensino e aprendizagem em Educação Física não se restringe ao simples exercício de certas habilidades e destrezas, mas sim, de capacitar o indivíduo a refletir sobre suas possibilidades corporais e exercêlas de maneira social e culturalmente significativa e adequada. Dessa forma, a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais, e dos objetivos gerais da Educação Física no ensino fundamental, esperase que ao final do ensino fundamental os alunos sejam capazes de realizar quais atividades? Qual a resposta CORRETA?
Alternativas
Q1647295 Educação Física
Na sociedade contemporânea os recursos midiáticos ocupam um lugar de destaque, estando presentes de forma ativa, no processo de formação do indivíduo. Influenciam as nossas escolhas, nossos gostos, nosso olhar nos diferentes acontecimentos sociais. Portanto, faz parte das ações estratégicas oportunizar aos discentes das aulas de Educação Física programações diferenciadas ao longo do ano, o que pode incluir a realização de vídeos e/ ou filmes, documentários e reportagens especiais sobre as temáticas realizadas durante as aulas de Educação Física. A utilização desse suporte exige, de acordo com Betti (1998), alguns cuidados por parte do professor. Dentre os pontos apresentados, qual encontra-se ERRADO?
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: D
4: A
5: B
6: C
7: A
8: B
9: B
10: D
11: A
12: B
13: C