Questões de Concurso Público Prefeitura de Cambé - PR 2023 para Engenheiro Agrônomo

Foram encontradas 20 questões

Q2238545 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A resiliência de uma determinada cultura, em termos agrometeorológicos, depende da adoção de estratégias que reduzam os efeitos adversos do clima, como secas, geadas, altas temperaturas, ventos intensos, etc. Nesse sentido, são consideradas estratégias utilizadas na capacidade de adaptação de uma determinada cultura:
I. Utilização de monocultura, plantio convencional do solo e controle integrado de pragas e doenças. II. Uso de irrigação e escolha de cultivares ou variedades. III. Definição da densidade populacional da cultura e utilização de reguladores de crescimento vegetal. IV. Utilização do plantio convencional, preparo em superfície e correção das deficiências nutricionais.
Analise as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2238546 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A água constitui aproximadamente 90% do peso da planta de soja, atuando em praticamente todos os processos fisiológicos e bioquímicos. Desempenha a função de solvente, transportando gases, minerais e outros solutos na planta, além de atuar como regulador térmico, agindo tanto no resfriamento quanto na manutenção e na distribuição do calor. Leia atentamente as afirmativas a seguir, a respeito da disponibilidade hídrica na cultura da soja e assinale a alternativa CORRETA.
I. A disponibilidade de água é importante, principalmente, em dois períodos de desenvolvimento da soja: germinação-emergência e floração-enchimento de grãos. II. A semente de soja necessita absorver, no mínimo, 5% de seu peso em água para assegurar uma boa germinação. III. Durante o período de germinação-emergência, tanto o excesso quanto a falta de água são prejudiciais ao estabelecimento da cultura e à obtenção de uma boa uniformidade na população de plantas, sendo o déficit mais limitante do que o excesso hídrico. IV. A necessidade de água pela cultura da soja vai aumentando com o desenvolvimento da planta, atingindo o máximo durante a floração-enchimento de grãos (7 a 8 mm/dia), decrescendo após este período.
Alternativas
Q2238547 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O nitrogênio é um macronutriente de alta importância e demanda pelas culturas, sendo fundamental para altas produtividades e qualidade dos produtos. Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2238548 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Nutrientes são elementos minerais essenciais as plantas. Na ausência destes, a planta será incapaz de completar seu ciclo de vida. Uma planta estar bem nutrida é um fator fundamental para que ela possa expressar todo seu potencial genético. Por outro lado, o excesso na fertilização compromete a saúde das plantas e a produtividade da lavoura, podendo gerar danos ao meio ambiente e prejuízos financeiros aos agricultores. Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2238549 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Tratos culturais são práticas que proporcionam as melhores condições de desenvolvimento da cultura. São necessários para manter o terreno como um meio adequado ao crescimento e desenvolvimento das plantas, porém, estão associadas as condições ambientais, principalmente os fatores climáticos. Leia atentamente as afirmativas a seguir:
I. São exemplos de controle cultural: a rotação de culturas, uso de coberturas verdes e o cultivo mecânico feito por cultivadores tracionados por animais. II. Na escolha de plantas para se fazer a rotação, deve-se optar por aquelas com características culturais e hábito de crescimento parecidos. III. Coberturas verdes geralmente são culturas muito competitivas com as plantas daninhas, cujo objetivo principal é a melhoria das condições físico-químicas do solo. IV. São exemplos de plantas utilizadas como cobertura verde: o tremoço, nabo, aveia, ervilhaca e centeio.
Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2238550 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O horizonte B latossólico é um horizonte mineral subsuperficial cujos constituintes evidenciam avançado estádio de intemperização, explícito pela transformação quase completa dos minerais facilmente alteráveis, seguida de intensa dessilicificação, lixiviação de bases e concentração residual de sesquióxidos e/ou argilominerais do tipo 1:1 e minerais resistentes ao intemperismo. Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2238551 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Os horizontes refletem os processos de formação do solo a partir do intemperismo do substrato rochoso ou de sedimentos de natureza diversa. Leia atentamente as afirmativas a seguir em relação ao horizonte hístico.
I. É um tipo de horizonte de coloração preta, cinzenta muito escura ou brunada em que predominam características relacionadas ao baixo teor de matéria orgânica. II. É resultante de acumulações de resíduos vegetais, em graus variáveis de decomposição, depositados superficialmente, ainda que, no presente, possa encontrar-se recoberto por horizontes ou depósitos minerais e mesmo camadas orgânicas mais recentes. III. O horizonte hístico é considerado um horizonte diagnóstico subsuperficial.
Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2238552 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O fragipã é um horizonte mineral subsuperficial contínuo ou presente em 50% ou mais do volume de outro horizonte, normalmente de textura média. Assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q2238553 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Plantas daninhas são plantas que competem com as plantas cultivadas por água, luz e nutrientes. Estas plantas são hospedeiras de pragas, doenças e nematoides. Muitas plantas daninhas com reprodução vegetativa apresentam, ainda, reprodução seminífera. Plantas com essa característica, normalmente, são perenes, com alto potencial infestante e de difícil controle. Como exemplos de plantas daninhas com reprodução tanto sexuada quanto assexuada destacam-se:
I. Tiririca (Cyperus spp.) e capim-amargoso (Digitaria insularis). II. Trapoeraba (Commelina spp.) e capim-de-rodhes (Chloris gayana). III. Azevém (Lolium multiflorum) e caruru (Amaranthus spp.) IV. Capim-dos-pampas (Cortaderia selloana) e grama-seda (Cynodon dactylon).
Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2238554 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O capim-carrapicho (Cenchrus echinatus), é uma planta anual que se reproduz por semente. Cresce em todos os tipos de solo, alastrando-se por enraizamento dos colmos. É muito frequente em lavouras anuais, sendo temida por provocar ferimentos nos trabalhadores, além de dificultar a colheita mecanizada. Sua forma de dispersão é a fixação nas roupas dos trabalhadores e no pelo de animais. Leia atentamente as afirmativas a respeito de características do capim-carrapicho.
I. Os colmos são cônicos e têm as porções inferiores arredondadas, de coloração acinzentada e ramificam-se em sua parte superior. II. Apresenta folhas pouco abundantes, com bainha curta e grosseira, de margens arredondadas e não cortantes. III. A inflorescência é de cor verde-amarelada na forma de cacho, onde se encontram invólucros esverdeados, que encerram as espiguetas. IV. Os frutos têm formato de ponta de lança, com pigmentação violácea.
Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2238555 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Plantas daninhas perenes são aquelas que possuem ciclo de vida maior que dois anos. Algumas espécies, durante o inverno, podem perder suas folhas e permanecer com as estruturas (gemas) vegetativas dormentes. Na primavera, retomam crescimento usando as reservas depositadas em seu sistema radicular ou estruturas subterrâneas. Áreas infestadas com plantas daninhas perenes constituem-se em sério problema para os produtores de milho, em razão de sua elevada capacidade reprodutiva e persistência. Leia atentamente as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.

I. A tiririca (Cyperus rotundus), o capim-massambará (Sorghum halepense), a grama-seda (Cynodon dactylon) e o capim-quicuio (Pennisetum Clandestinum), são algumas das daninhas perenes da cultura do milho. II. O controle mecânico só terá eficiência sobre plantas perenes, quando usado com maiores intervalos em diferentes estações, o que induzirá o esgotamento das reservas da planta. III. No controle químico as espécies de plantas daninhas perenes devem ser controladas quando apresentam pleno desenvolvimento vegetativo, ou seja, quando as plantas estão produzindo e translocando intensamente fotoassimilados. IV. A associação do controle químico antes do preparo convencional do solo com o controle em pós- emergência e a adequação do espaçamento e da densidade de plantas aumenta as possibilidades de sucesso no controle de daninhas.
Alternativas
Q2238556 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O processo de conversão de uma propriedade rural como um todo, pode ser complexo, exigindo mudanças nas práticas de campo, na gestão da unidade de produção agrícola em seu dia a dia, no planejamento, no marketing e na filosofia das pessoas. No sentido de atender apropriadamente aos princípios agroecológicos, podem ser destacadas algumas propostas orientadoras para a conversão de propriedades agrícolas a sistemas agroecológicos. Leia atentamente as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I. Mudar o manejo de nutrientes, cujo fluxo passa através do sistema, para um manejo baseado na reciclagem de nutrientes, como uma crescente dependência em relação a processos naturais, tais como a fixação biológica do nitrogênio e as relações com micorrizas. II. Substituir fontes renováveis de energia por fontes não renováveis. III. Estabelecer combinações mais apropriadas entre padrões de cultivo e potencial produtivo e limitações físicas da paisagem agrícola. IV. Utilizar insumos sintéticos manufaturados e priorizar a monocultura. V. Controlar pragas, doenças e ervas espontâneas com uso de defensivos agrícolas como herbicidas e inseticidas químicos. VI. Enfatizar a conservação do solo, água, energia e recursos biológicos. Incorporar a ideia de sustentabilidade a longo prazo no desenho e manejo geral do agroecossistema. 
Alternativas
Q2238557 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A cana-de-açúcar é uma das principais culturas no Brasil, produzida em todas as regiões do país, mas, como qualquer cultivo é atacada por pragas e a principal e mais conhecida é a Diatraea saccharalis, conhecida como broca da cana-de-açúcar. O controle biológico é uma ferramenta muito utilizada no manejo desta praga que causa morte da gema apical e podridão vermelha pela ação de microrganismos oportunistas, que usam o orifício de dano da lagarta para penetrarem no colmo. Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2238558 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A irrigação por aspersão é o método em que a aplicação de água na superfície do terreno assemelha-se a uma chuva, isso devido ao fracionamento de um jato de água em gotas menores lançado no ar atmosférico sob pressão por meio de pequenos orifícios ou bocais. De forma geral, os sistemas apresentam vantagens e desvantagens que devem ser analisadas quando se deseja selecionar um sistema a ser utilizado. Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2238559 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O dia de campo é um evento para a demonstração de inovações tecnológicas, tanto aquelas que se enquadram como novos procedimentos (tecnologias de processo), ou novos insumos, equipamentos, máquinas (tecnologias de produto). Portanto, o que se demonstra em um dia de campo pressupõe alguns elementos técnicos fundamentais. Leia com atenção as afirmativas a seguir.
I. Que os produtores possam observar, assim como, sentir, tocar, manejar ou experimentar o que está sendo proposto não é fundamental. II. A apresentação de tecnologias que ainda estão em fase experimental, em estágio de desenvolvimento em que não há suficiente segurança para sua recomendação naquele domínio, ainda quando os seus resultados sejam promissores, devem ser demonstradas. III. Um aspecto importante a ser considerado é o domínio de recomendação para o qual as tecnologias estão orientadas. Apenas os produtores rurais que se enquadram naquele domínio onde se realizam as demonstrações deveriam participar do evento. IV. O esforço de assegurar a participação de colaboradores, filhos, cônjuges, que verdadeiramente os responsáveis pela aplicação e execução das tarefas na propriedade é interessante, e não necessariamente só o principal tomador de decisões. V. Deve-se desconsiderar a adaptabilidade econômica, social e ambiental do público a ser convidado para um dia de campo. VI. Para eficiência do evento, os participantes de um dia de campo devem ser organizados em grupos de 15 a 20 pessoas. Grupos com mais de 25 a 30 participantes são mais difíceis de manejar nas condições de um evento prático.
Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2238560 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A adoção do controle químico no manejo de plantas daninhas possui tanto vantagens como desvantagens. Embora essencial nos sistemas de produção contemporâneos, deve ser sempre adotado em um esquema integrado com os outros métodos de controle. Leia atentamente as afirmativas a respeito das principais vantagens e desvantagens da adoção do controle químico de plantas daninhas, em seguida assinale a alternativa CORRETA.
I. Entre as vantagens do controle químico temos o controle efetivo nas linhas de plantio e flexibilidade quanto à época de aplicação. II. Entre as desvantagens do controle químico temos o aumento do tráfego de maquinário na área e baixo rendimento e operacional. III. Entre as desvantagens do controle químico temos o risco de danos por deriva a lavouras vizinhas e danos a culturas plantadas em sucessão. IV. Entre as desvantagens do controle químico temos a resistência de plantas daninhas a herbicidas e a eficiência influenciada por condições ambientais.
Alternativas
Q2238561 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A Política de Reforma Agrária é o conjunto de medidas conduzidas pelo Poder Público a fim de promover a distribuição de terras entre trabalhadores rurais, atendendo aos princípios de justiça social e aumento da produtividade, conforme disposto na Lei nº 4.504/64 (Estatuto da Terra). Além de promover cidadania, proporcionar a desconcentração e democratização da estrutura fundiária e gerar renda no campo, a Reforma Agrária favorece:  
I. O aumento da migração campo-cidade e a padronização do comércio e dos serviços no meio rural. II. A produção de alimentos básicos e o combate à fome e à pobreza. III. Promoção da cidadania e da justiça social e a interiorização dos serviços públicos básicos. IV. Diminuição da agricultura familiar e aumento de latifúndios, principalmente aqueles considerados improdutivos.
Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2238562 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A agricultura orgânica procura atuar em equilíbrio com a natureza, produzindo alimentos e produtos sadios e ecologicamente sustentáveis, congregando objetivos amplos e diversos. Leia atentamente as afirmativas a respeito dos objetivos da agricultura orgânica.
I. Intensificar o uso de defensivos químicos em lavouras comerciais. II. Preservar o solo, evitando a erosão e conservando suas propriedades físicas, químicas e biológicas e manter a qualidade da água, evitando contaminações por produtos químicos ou biológicos nocivos. III. Buscar a produtividade máxima e não a ótima. IV. Desenvolver e adaptar tecnologias às condições sociais, econômicas e ecológicas de cada região e promover a diversificação da flora e da fauna dos agroecossistemas.
Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2238563 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A septoriose ou mancha parda, causada pelo fungo Septoria glycines, representa uma das primeiras doenças foliares que ocorrem na cultura da soja. A doença pode ser observada na forma de pontuações ou manchas marrom escuras de contornos angulares nas folhas unifolioladas. Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2238564 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Os nematoides causadores de galhas (Meloidogyne incognita e M. javanica) parasitam muitas espécies de plantas. Graças a essa característica, esses organismos sobrevivem na maioria das plantas daninhas, dificultando o controle. O ciclo de vida é muito influenciado pela temperatura, onde a 25°C, o ciclo se completa em três a quatro semanas. Leia atentamente as afirmativas a respeito das formas de controle dos nematoides causadores de galhas.
I. A rotação de culturas e a utilização de cultivares resistentes são pouco eficientes no controle. II. A rotação de culturas deve ser bem planejada, uma vez que a maioria das espécies cultivadas multiplicam os nematoides de galhas. Deve-se fazer uma correta identificação de espécie de Meloidogyne e, se possível, da raça ocorrente. III. Na rotação, é importante incluir espécies de adubos verdes, visando recuperar a matéria orgânica e a atividade microbiana do solo. IV. A semeadura direta contribui para aumentar a disseminação.

Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: B
4: E
5: C
6: B
7: D
8: E
9: E
10: D
11: D
12: A
13: D
14: B
15: A
16: D
17: C
18: C
19: E
20: B