Questões de Concurso Público Prefeitura de Maringá - PR 2024 para Técnico em Enfermagem
Foram encontradas 32 questões
I – O Sistema Único de Saúde (SUS) contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com a Conferência de Saúde e o Conselho de Saúde, enquanto instâncias colegiadas.
II – A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes.
III – O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.
IV – O Conselho de Saúde é um órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, e a representação dos usuários será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos.
I – A vacina previne infecções causadas por todos os tipos de HPV.
II – A vacina está indicada, no SUS, para crianças e adolescentes na faixa etária de 9 a 14 anos.
III – O intervalo recomendado entre as doses é de no mínimo 6 meses.
IV – Em caso de violência sexual, indivíduos de 9 a 45 anos de idade devem receber 3 doses da vacina, independentemente do histórico vacinal.
“A coluna vertebral é formada por ____ vértebras cervicais, ____ torácicas, ____ lombares, além do sacro e cóccix”.
I – infecção de sítio cirúrgico;
II – pneumonia associada à broncoaspiração de dieta enteral;
III – infecção do trato urinário associada ao cateter vesical;
IV – infecção da corrente sanguínea associada ao cateter venoso periférico.
Com base nas afirmativas acima, assinale a alternativa CORRETA.
“Diluir a Penicilina cristalina em ____ ml de diluente, aspirar ____ ml do medicamento e adicionar ao frasco de 100 ml de SF 0,9%, e administrar ____ microgotas/minuto”.
I – A Sistematização da Assistência de Enfermagem organiza o trabalho profissional quanto ao método, pessoal e instrumentos, tornando possível a operacionalização do Processo de Enfermagem.
II – O Processo de Enfermagem é um instrumento metodológico que orienta o cuidado profissional de Enfermagem e a documentação da prática profissional.
III – O Processo de Enfermagem organiza-se em quatro etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes: Histórico de Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem; Implementação; e Avaliação.
IV – O Técnico de Enfermagem e o Auxiliar de Enfermagem participam da execução do Processo de Enfermagem, naquilo que lhes couber, sob a supervisão e orientação do Enfermeiro.
I – A sonda nasogástrica pode ser inserida pela narina ou pela boca até o intestino, com a finalidade de alimentação e/ou administração de medicamentos.
II – A sonda nasogástrica pode ser inserida pelo técnico em enfermagem ou pelo enfermeiro, devendo ser realizado um raio X para confirmar sua localização.
III – A administração da dieta por sonda nasogástrica pode ser contínua ou intermitente, e o paciente deve permanecer com cabeceira elevada por 30 minutos após seu término.
IV – A administração lenta da dieta via sonda nasogástrica pode causar distensão abdominal, má absorção de nutrientes, vômito e/ou diarreia.
V – Após a administração da dieta ou medicamento via sonda nasogástrica, é recomendado limpar a sonda com água filtrada para evitar acúmulo de resíduo.