Questões de Concurso Público UFRGS 2015 para Analista de Tecnologia da Informação - Sistemas de Informação
Foram encontradas 6 questões
Em um programa, tem-se armazenada uma tabela de dados acadêmicos conforme ilustração abaixo.
A tabela começa a armazenar os dados a partir do ano de 1968, 1º semestre, na posição 1. Os dados de 1968, 2º semestre, na posição 2, e assim por diante. Qual a expressão a ser usada como índice da tabela para localizar os dados de determinado ANO (4 dígitos a partir de 1968) e SEMESTRE (valores 1 ou 2)?
I - Afirmar que a entidade ALUNO tem cardinalidade máxima 1, no relacionamento MATRICULA com a entidade CURSO, significa que uma ocorrência de ALUNO pode estar associada a, no máximo, uma ocorrência de CURSO ou, em outros termos, que um aluno pode matricular-se, no máximo, em um curso. II - O modelo ER não permite que sejam definidos relacionamentos de grau maior do que 2. III - Todo relacionamento no modelo ER associa entidades diferentes.
Quais estão corretas?
Considere a seguinte consulta SQL:
Assinale a alternativa que apresenta a expressão que traduz adequadamente a consulta acima.
Considere as seguintes afirmações sobre a linguagem SQL.
I - Se uma cláusula WHERE e uma cláusula HAVING aparecem na mesma consulta, o predicado que aparece em WHERE é aplicado primeiro.
II - A remoção de dados é expressa, muitas vezes, do mesmo modo que uma consulta, mas pode-se remover somente tuplas inteiras, não sendo possível excluir valores de um atributo em particular.
III - Para encontrar o número de tuplas da relação Cliente, escreve-se
SELECT COUNT(*)
FROM Cliente
Quais estão corretas?
I - Não há diferenças entre BDR e BDOO quanto à especificação de operações como parte das especificações das classes. II - Em BDRs, relacionamentos entre tuplas são especificados pelos atributos com valores correspondentes. III - Em BDRs, não há construtores no modelo relacional básico para lidar com herança; no BDOO, já existem estruturas para isso no próprio modelo.
Quais estão corretas?