Questões de Concurso Público HCPA 2016 para Técnico de Enfermagem
Foram encontradas 40 questões
Considere as afirmações abaixo quanto à insuficiência renal aguda em crianças.
I - Essa síndrome ocorre quando a função renal deteriora-se rapidamente até o nível que impede a homeostase normal.
II - Causa diversas complicações, como crises hipertensivas, congestão grave, edema pulmonar, acidose e hipocalemia.
III - O quadro tende a se normalizar com retorno progressivo da função renal, geralmente com poliúria, em um período de 3 a 10 dias, podendo demorar até quatro semanas.
Quais estão corretas?
Considere as afirmações abaixo em relação à parada cardiorrespiratória em crianças.
I - Os principais fatores de risco ou indicativos de risco de parada cardíaca são esforço respiratório grave, cianose ou saturação >90%, alta resposta à dor, pulsos finos e perfusão lenta, trauma grave e oligúria.
II - A maioria dos casos de parada cardiorrespiratória em crianças é causada por insuficiência respiratória ou choque.
III - A situação é caracterizada por inconsciência, com ausência de resposta a estímulos, apneia e ausência de pulsos palpáveis.
Quais estão corretas?
Quanto à anafilaxia e reações alérgicas graves, considere as afirmações abaixo.
I - Urticária ou edema angioneurótico associados são indicadores de quadro clínico de origem alérgica.
II - Casos graves e não tratados tendem a evoluir para bradicardia, arritmias, edema pulmonar não cardiogênico, convulsões, hipoxemia, acidose grave e parada cardíaca.
III - Ocorre aparecimento lento e progressivo de quadro de colapso vascular, obstrução respiratória alta ou broncoespasmo, horas depois do contato com agente causal, podendo ser fatal.
Quais estão corretas?
Com relação a crianças que passam por procedimentos cirúrgicos que exigem preparo psicológico e físico no pré-operatório, observe as afirmações abaixo.
I - A brincadeira é estratégia eficaz para preparar as crianças, aumentando sua familiaridade com os procedimentos médicos, bem como diminuindo a ansiedade.
II - A presença dos pais durante a indução da anestesia é permitida em algumas instituições hospitalares. Os benefícios proporcionados por essa técnica podem minimizar a necessidade da pré-medicação e reduzir o conflito que geralmente ocorre com a separação.
III - A restrição de líquidos e alimentos antes da cirurgia evita a broncoaspiração durante a anestesia; lactentes não devem permanecer sem líquidos, por via oral, por um período prolongado no pré-operatório, para evitar a depletação do glicogênio e a desidratação.
Quais estão corretas?
Considere as afirmações abaixo quanto aos cuidados pós-operatórios.
I - A incidência de complicações pós-operatórias graves em crianças saudáveis e submetidas à cirurgia é inferior a 1%; mas, no período de pós-operatório imediato, é essencial a monitoração contínua das condições cardiopulmonares.
II - A monitorização da saturação do oxigênio, o fornecimento de oxigênio suplementar, a manutenção da temperatura corporal e a promoção do equilíbrio hidroeletrolítico são aspectos importantes do tratamento pós-operatório imediato.
III - Os sinais vitais são monitorados esporadicamente, e cada sinal é avaliado em termos dos efeitos colaterais da anestesia, choque ou comprometimento da respiração.
Quais estão corretas?