Questões de Concurso Público SES-RS 2022 para Arquivista, Edital nº 15

Foram encontradas 22 questões

Q1889150 Arquivologia
A Lei 8.159/1991, de 8 de janeiro de 1991, conhecida como Lei de Arquivos, dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados. Considerando a referida legislação, julgue as alternativas a seguir.

I - É dever do Poder Público a gestão documental e a proteção especial a documentos de arquivos, como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação.
II - Considera-se atividades de arquivo o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes a produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando à sua eliminação ou ao seu recolhimento para guarda permanente.
III- São Arquivos Estaduais os arquivos do Poder Executivo, o arquivo do Poder Legislativo e o arquivo do Poder Judiciário.
IV - Compete ao Conselho Nacional de Arquivos acompanhar e implementar a política nacional de arquivos.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q1889151 Arquivologia
De acordo com o Artigo 3º do Decreto nº 52.808, de 18 de dezembro de 2015, que reorganiza o Sistema de Arquivos do Estado do Rio Grande do Sul (SIARQ/RS), a Secretaria do Estado de Saúde é um órgão executivo do referido sistema. É competência dos órgãos executivos do SIARQ/RS
Alternativas
Q1889152 Arquivologia
Quanto a conceito e características do princípio da proveniência, é correto afirmar que, de acordo com esse princípio básico da arquivologia,
Alternativas
Q1889153 Arquivologia
Quanto às fases dos documentos, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1889154 Arquivologia
Qual é a etapa que antecede a aplicação de um programa de gestão de documentos e que representa uma ferramenta capaz de evidenciar determinado contexto da situação em que se encontra um conjunto de documentos, considerando suportes, a instituição e os recursos que os afetam?
Alternativas
Q1889155 Arquivologia
As funções arquivísticas são intervenções técnicas realizadas pelo profissional arquivista. Elas foram consagradas pela obra de Rousseau e Couture (1998) e são 
Alternativas
Q1889156 Arquivologia
Quanto à gestão de documentos, é correto afirmar que se constitui de 
Alternativas
Q1889157 Arquivologia
Considere os seguintes elementos.

I - Mecanismos para a elaboração e aplicação de plano de classificação de documentos para as atividades-meio, em consonância com as diretrizes do CONARQ e determinação para a concepção de um plano de classificação relativo às atividades finalísticas dos órgãos e entidades de seu âmbito de atuação.
II - Programa de preservação documental, contemplando as etapas de produção, armazenamento e manuseio do documento arquivístico em todos os suportes.
III- Diretrizes para normalização de instrumentos de pesquisa ou de recuperação de informações com base na Norma Brasileira de Descrição Arquivística – NOBRADE, aprovada pelo CONARQ, para garantir o acesso à documentação de valor permanente.
IV - Determinação para que a aquisição ou o desenvolvimento de sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos atenda aos dispositivos contidos no e-Arq Brasil - Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos aprovado pelo CONARQ.

Quais são necessários aos programas de gestão de documentos? 
Alternativas
Q1889158 Arquivologia
O protocolo é o serviço encarregado de
Alternativas
Q1889159 Arquivologia
Como instrumento de gestão de documentos, o plano de classificação de documentos de arquivo
Alternativas
Q1889160 Arquivologia
Considere os seguintes processos.

I - Organização lógica e correto arquivamento de documentos.
II - Recuperação do contexto original de produção dos documentos.
III- Padronização da produção de documentos.

Quais são benefícios da classificação de documentos de arquivo?
Alternativas
Q1889161 Arquivologia
A Tabela de Temporalidade de Documentos é um instrumento de gestão que
Alternativas
Q1889162 Arquivologia

Considere os seguintes processos.



I - Estimular a pesquisa e o uso de dados retrospectivos.

II - Reduzir a massa documental acumulada.

III- Facilitar a organização dos documentos.



Quais são benefícios da avaliação de documentos de arquivo? 

Alternativas
Q1889163 Arquivologia
Considere o trecho a seguir da Resolução 40/2014 do CONARQ, que dispõe sobre os procedimentos para a eliminação de documentos.

“Art. 2º A autorização para a eliminação de documentos digitais e _____________ de que trata o art. 9º da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991, dar-se-á mediante aprovação ___________ e ____________ elaborados pela Comissão Permanente de Avaliação de Documentos – CPAD de cada órgão ou entidade e aprovados pela instituição arquivística pública, em sua esfera de competência.”

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q1889164 Arquivologia
Sobre um Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD) é correto afirmar que
Alternativas
Q1889165 Arquivologia
O Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos discorre sobre os procedimentos e operações técnicas do sistema de gestão arquivística de documentos digitais (e-Arq Brasil, 2020). O e-Arq Brasil é composto por dois grandes segmentos, a Partel I e a Partel II, que abordam respectivamente
Alternativas
Q1889166 Arquivologia
Para que se garanta uma gestão arquivística de documentos completa em sistemas informatizados, são considerados IMPRESCINDÍVEIS os seguintes requisitos:
Alternativas
Q1889167 Arquivologia
De acordo com o decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020, os níveis mínimos para as assinaturas em interações eletrônicas com a administração pública federal direta, autárquica e fundacional são
Alternativas
Q1889168 Arquivologia
A Resolução do CONARQ nº 43, de 04 de setembro de 2015, que versa sobre Implementação de Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis (RDC-Arq), aponta três conjuntos de requisitos para implementação de um repositório digital confiável; são eles 
Alternativas
Q1889169 Arquivologia
Indexação é a atribuição de termos à descrição do documento, utilizando vocabulário controlado e/ou lista de descritores, tesauro e o próprio plano de classificação. De acordo com o e-Arq Brasil (2020), a seleção dos termos para indexação é feita, normalmente, com base em
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: B
5: C
6: E
7: B
8: E
9: A
10: A
11: D
12: B
13: D
14: B
15: D
16: B
17: A
18: A
19: A
20: C