Questões de Concurso Público SES-RS 2022 para Odontólogo , Edital nº 15
Foram encontradas 19 questões
I - O tabaco é considerado o único e importante fator etiológico.
II - Na maior parte dos casos, o câncer oral é representado pelo carcinoma epidermoide, afeta indivíduos com mais de 50 anos e dentre os sítios principais temos a língua e o assoalho.
III - Formas clínicas variadas podem ser observadas, tais como lesões exofíticas, endofíticas (ulceradas), leucoplásicas e eritroplásicas.
IV - Incialmente o câncer bucal é bastante sintomático.
Quais estão corretas?
I - O granuloma piogênico representa um crescimento tecidual com intensa formação de pus, que pode ocorrer em qualquer sítio da boca.
II - O diagnóstico clínico diferencial de uma lesão reacional de aspecto nodular, de superfície lisa, pediculada e coloração avermelhada em gengiva deve englobar granuloma piogênico, lesão periférica de células gigantes e fibroma ossificante periférico.
III - A biópsia excisional poderá ser realizada em casos de lesões únicas circunscritas cuja suspeita for de lesão reacional.
IV - A lesão periférica de células gigantes pode causar reabsorção óssea em forma de “taça” do osso alveolar subjacente.
Quais estão corretas?
I - Lesão plana de coloração vinhosa, mal delimitada, cuja diascopia (vitropressão) mostrou ser positiva (lesão some com compressão) pode ser interpretada como lesão vascular, como, por exemplo, hemangioma.
II - Lesão nodular única, de coloração rósea, superfície lisa, firme à palpação, séssil, assintomática, localizada em mucosa jugal deve ter como principais hipóteses de diagnóstico fibroma ou hiperplasia inflamatória.
III - Linha branca de ceratinização friccional, localizada na mucosa jugal paralela à linha de oclusão, assintomática é compatível com quadro clínico de linha alba e necessita ser biopsiada com intuito de tratar a lesão.
IV - As ulcerações aftosas recorrentes (aftas) são autoimunes, possuem incidência universal e com quadro clínico principal de pequenas ulcerações rasas, recorrentes, sintomáticas, que afetam preferencialmente mucosa ceratinizada.
Quais estão corretas?
I - A cárie de radiação se inicia nas superfícies vestibulares cervicais dos dentes e afeta as superfícies lisas, incluindo as dos dentes anteriores inferiores, o que é inesperado, uma vez que essas regiões são, em outras condições, as mais resistentes à cárie. As lesões progridem e circundam as áreas cervicais dos dentes (cárie rampante).
II - A candidíase é uma infecção bacteriana comum em pacientes em tratamento oncológico tratados por radioterapia, durante e após o tratamento. Pode causar dor, disgeusia, anorexia, desnutrição e dispersão esofágica ou sistêmica.
III - A osteorradionecrose tem como fatores de risco: dose total de radiação, modalidade de tratamento, fracionamento da radioterapia, higiene bucal, tempo após exodontias e outros procedimentos invasivos, tabagismo e etilismo. Seu manejo clínico é bastante complexo e varia de acordo com o quadro clínico instalado.
IV - A mucosite oral é bastante frequente e se caracteriza por um quadro inflamatório na mucosa que pode resultar na interrupção do tratamento em casos severos.
Quais estão corretas?
(1) Codeína
(2) Analgesia preemptiva
(3) Analgesia preventiva
(4) AINEs
(5) Paracetamol
( ) Regime analgésico introduzido antes do estímulo nocivo. Nesse regime, são empregados fármacos que previnem a hiperalgesia, podendo ser complementados pelo uso de anestésicos locais de longa duração.
( ) Analgésico seguro para uso em gestantes e lactantes. Pode causar danos ao fígado. No entanto, seu emprego é seguro quando se empregam até 4 g/dia em adultos, dose máxima recomendada no Brasil.
( ) Analgésico opioide que faz parte da classe dos hipno-analgésicos que podem ser utilizados em associação com o paracetamol para o tratamento da dor odontogênica. Entretanto, essa combinação não deve ser considerada como primeira escolha.
( ) Regime que tem início imediatamente após a lesão tecidual, mas antes do início da sensação dolorosa. Em termos práticos, a primeira dose do fármaco é administrada ao final do procedimento (com o paciente ainda sob os efeitos da anestesia local), seguida pelas doses de manutenção no pós-operatório, por curto prazo.
( ) Indicação para a prevenção e o controle da dor aguda de intensidade moderada a severa no período pós-operatório de intervenções odontológicas eletivas, como exodontia de inclusos, cirurgias periodontais, colocação de implantes múltiplos, enxertias ósseas. Quase sempre seu uso é restrito, não ultrapassando 3 dias.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é
I - O metronidazol é um antimicrobiano bactericida muito eficaz contra bactérias anaeróbias gramnegativas, não possuindo atividade contra bactérias aeróbias e anaeróbias facultativas. Está indicado (quase sempre em associação com a amoxicilina ou outra penicilina) nos casos de infecções bucais mais avançadas, especialmente na presença de celulite ou nos quadros de pericoronarite, quando há o predomínio de bactérias anaeróbias estritas.
II - A amoxicilina, que também faz parte do grupo das penicilinas, tem sido a droga de escolha para o tratamento de infecções bacterianas bucais em fase inicial, quando ainda predominam as bactérias aeróbias e anaeróbias facultativas.
III - A ciprofloxacina, da família das quinolonas, não atinge as bactérias anaeróbias geralmente encontradas nos abscessos endodônticos. Seu uso pode ser considerado apenas em infecções persistentes, após testes de cultura e sensibilidade que demonstrem a presença de bactérias suscetíveis.
IV - A clindamicina possui um espectro de ação que abrange bactérias aeróbias, anaeróbias facultativas gram-positivas e anaeróbias estritas. É a melhor escolha para pacientes com história de alergia às penicilinas no caso de tratamento de infecções bacterianas bucais de maior gravidade. Atinge concentrações ósseas similares às concentrações plasmáticas.
Quais estão corretas?
I - O cálculo dental representa a placa bacteriana mineralizada e, portanto, é um fator etiológico primário fundamental para o desenvolvimento da doença periodontal.
II - A diabetes melito (DM) é uma condição endócrina com efeito bem caracterizado sobre a gengivite. Clinicamente, os diabéticos, insulinodependentes ou não, têm maior inflamação gengival em comparação com não diabéticos com níveis semelhantes de placa.
III - Variações de desenvolvimento ou anatômicas dos dentes (sulco palatogengival, pérolas de esmalte), cárie, condições anatômicas gengivais e apinhamento dos dentes podem ser considerados fatores predisponentes para doença periodontal.
IV - O tabagismo é reconhecido como um importante fator de risco para a doença periodontal e vários estudos epidemiológicos e clínicos estabeleceram seus efeitos prejudiciais sobre o periodonto. Esses efeitos mostraram-se dose-dependentes e são evidentes principalmente nos indivíduos mais jovens.
Quais estão corretas?
(1) Agentes antimicrobianos
(2) Agentes inibidores/redutores da placa
(3) Agentes antiplaca
(4) Agentes antigengivite
( ) Efeito quantitativo ou qualitativo sobre a placa que pode ou não ser suficiente para afetar a gengivite e/ou a cárie.
( ) Redução da inflamação gengival sem necessariamente afetar a placa dental, incluindo os medicamentos anti-inflamatórios.
( ) Efeito bacteriostático ou bactericida in vitro.
( ) Ação na placa suficiente para mostrar benefício em termos de controle da gengivite e/ou da cárie.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é
I - Pode ocorrer diminuição da força da mastigação em idosos devido à perda de massa magra, falta de movimentação nos músculos faciais e perdas dentárias, levando à preferência por consumo de alimentos mais macios, de alto valor calórico e baixa concentração nutricional.
II - A percepção sensorial pode ser afetada pelo envelhecimento, sendo as alterações de paladar e olfato as mais importantes no comportamento alimentar.
III - O impacto da perda dentária na dieta pode ser totalmente recuperado/compensado pelo uso de próteses dentárias, sem alteração na eficiência de mordida e na capacidade mastigatória.
IV - Os pacientes idosos geralmente possuem um fluxo salivar normal semelhante ao do adulto.
I - Cárie radicular.
II - Candidíase.
III - Perda de retenção de próteses totais e removíveis.
IV - Disfagia.
A xerostomia/hipossalivação observada em idosos pode aumentar risco de quais dessas condições?
I - Em 2011 foi apresentada a primeira revisão da PNAB, que manteve a essência da versão de 2006, mas introduziu inovações, como a flexibilização da carga horária médica para composição das equipes de saúde da família.
II - Após 11 anos da publicação da primeira PNAB, foi apresentada, em 2017, a Portaria 2.436/17, que, entre outras mudanças, agregou a figura do gerente de Unidade de Saúde, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento e a qualificação do processo de trabalho na atenção básica.
III - Na última versão da PNAB, a principal mudança foi a não priorização das equipes de Saúde da Família (eSF), uma vez que se passou a financiar, com valor superior, as equipes de Atenção Básica (eAB).
Quais estão corretas?
I - A ação do flúor é basicamente mudar integralmente a constituição química do esmalte dos dentes de hidroxiapatita para fluorapatita, material menos solúvel em meio ácido.
II - A presença do flúor no meio bucal é importante porque a fluorapatita é menos solúvel que a hidroxiapatita. Em pH = 5,5, enquanto a segunda se dissolve, a primeira mineraliza fluorapatita sólida, diminuindo a erosão do esmalte.
III - Uma das ações benéficas do flúor é que, mesmo quando o pH bucal volta aos seus valores originais, mais próximos da neutralidade, como a fluorapatita é menos solúvel, tem-se uma potencialização da ação remineralizadora que refaz o esmalte dentário.
Quais estão corretas?