Questões de Concurso Público UFRGS 2023 para Engenheiro Civil
Foram encontradas 20 questões
Considere as seguintes convenções de sinais para as solicitações: o Momento Fletor é positivo quando traciona as fibras longitudinais inferiores; o Esforço Cortante é positivo para uma resultante de forças para cima à esquerda da seção transversal e para baixo à direita da seção; o Momento Torçor é positivo quando o vetor que o representa está orientado saindo das seções transversais de extremidade.
As fissuras acima correspondem, respectivamente, às solicitações:
I - O volume total de água reservado deve atender no mínimo 24 horas de consumo normal no edifício e deve considerar eventual volume adicional de água para combate a incêndio quando este volume estiver armazenado conjuntamente. A vazão a considerar no abastecimento do reservatório deve ser suficiente para a reposição total do volume destinado ao consumo diário de água em até 6 horas. No caso de residências unifamiliares, o tempo de reposição deve ser de até 3 horas.
II - À exceção das residências unifamiliares isoladas, os demais reservatórios elevados devem ser divididos em dois ou mais compartimentos para permitir operações de manutenção sem que haja interrupção na distribuição de água para os pontos de utilização do edifício. A capacidade do menor dos compartimentos deve ser suficiente para atender à demanda correspondente ao maior período de pico de consumo do edifício durante o intervalo de tempo estimado para uma operação normal de manutenção. Nesse caso, cada compartimento deve operar como um reservatório autônomo, independentemente do funcionamento dos demais compartimentos, sendo vedada a condição de operação simultânea exclusiva como vasos comunicantes.
III - Havendo reservatórios inferior e superior, o reservatório inferior poderá ser constituído de compartimento único, ficando, nesse caso, dispensada a necessidade da subdivisão em compartimentos independentes.
Quais das afirmativas acima correspondem a prescrições da NBR 5626:2020 – Sistemas prediais de água fria e água quente – Projeto, execução, operação e manutenção?
I - Níveis de pressão: verificação do funcionamento de válvulas redutoras de pressão, de alívio, de segurança à pressão, dos vasos de expansão térmica, de vasos e tanques de pressão, de bombas e pressurizadores.
II - Preservação da qualidade da água: limpeza dos reservatórios e do sistema de distribuição, verificação da capacidade filtrante de dispositivos e elementos filtrantes, verificação de deterioração e oxidação de componentes.
III - Estanqueidade do sistema: verificação da estanqueidade de reservatório e do sistema de distribuição, verificação da capacidade de bloqueio (estanqueidade) dos registros de fechamento.
IV - Níveis de temperatura: verificação do funcionamento de válvulas termostáticas, das liras e juntas de expansão, dos dispositivos limitadores de temperatura, verificação da temperatura das fontes de aquecimento, verificação da integridade do material isolante dos tubos e componentes do sistema.
Segundo a NBR 5626:2020 – Sistemas prediais de água fria e água quente – Projeto, execução, operação e manutenção, qual deve ser a periodicidade máxima das atividades dos grupos acima, respectivamente?
Dadas as condições elencadas acima, qual das alternativas abaixo melhor corresponde à disposição de armaduras longitudinais e transversais necessárias para o dimensionamento ao esforço cortante e ao momento fletor, considerando que os valores máximos dessas solicitações ultrapassam a capacidade da seção transversal de resistir sem a necessidade de armadura?
I - Manutenção corretiva é aquela caracterizada por serviços que demandam ação ou intervenção imediata a fim de permitir a continuidade do uso dos sistemas, elementos ou componentes das edificações, ou evitar graves riscos ou prejuízos pessoais e/ou patrimoniais aos seus usuários ou proprietários.
II - O proprietário ou o síndico de uma edificação multirresidencial pode delegar a gestão da manutenção da edificação a empresa ou profissional contratado. Implementar e realizar as verificações ou inspeções previstas no programa de manutenção preventiva e orçar os serviços de manutenção fazem parte das incumbências da empresa ou do profissional contratado que irá responder pela gestão do sistema de manutenção.
III - Durante a realização dos serviços de manutenção, todos os sistemas de segurança da edificação devem permanecer em funcionamento ou, se necessário, devem ser previstos sistemas alternativos.
Quais estão corretas, conforme prescreve a NBR 5674:2012 – Manutenção de Edifícios – Requisitos para o sistema de gestão de manutenção?
I - Devem levar em conta as sobrecargas de execução, como movimentação de operários e material sobre o elemento estrutural.
II - Devem levar em conta as condições ambientais a que será submetido o concreto após a retirada das fôrmas.
III - Devem levar em conta o tipo de cimento utilizado no concreto.
Quais estão corretas?
I - Contratação que envolva valores inferiores a R$ 100.000,00 (cem mil reais).
II - Contratação que mantenha todas as condições definidas em edital de licitação realizada há menos de 5 (cinco) anos, quando se verificar que naquela licitação não surgiram licitantes interessados ou não foram apresentadas propostas válidas ou as propostas apresentadas consignaram preços manifestamente superiores aos praticados no mercado ou incompatíveis com os fixados pelos órgãos oficiais competentes.
III - Contratação que tenha por objeto produtos para pesquisa e desenvolvimento, limitada a contratação ao valor de R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais).
Quais condições dispensam a licitação no caso de obras e serviços de engenharia?