Questões de Concurso Público UFRGS 2023 para Farmacêutico
Foram encontradas 60 questões
I - A subprescrição ocorre quando os medicamentos necessários não são prescritos ou a dose prescrita é insuficiente.
II - O excesso de prescrição ocorre quando a utilização de apenas um medicamento é suficiente para a obtenção de um efeito, no entanto dois ou mais medicamentos são prescritos para essa finalidade.
III - A prescrição ou distribuição incorreta ocorre ao se prescrever o medicamento de maneira incorreta, dispensando o medicamento equivocadamente.
IV - A prescrição extravagante ocorre quando se prescreve um medicamento mais caro, existindo um medicamento genérico mais barato e de boa qualidade disponível, ou quando se tratam os sintomas em vez de tratar a doença, aumentando os custos do tratamento.
Quais estão corretas?
I - A Análise de Minimização de Custos (AMC) compara duas intervenções farmacológicas equivalentes em segurança e eficácia.
II - A Análise de Custo-Efetividade (ACE) é um método que permite avaliar e comparar custos de alternativas terapêuticas e suas consequências na qualidade de vida durante os futuros anos de vida do paciente.
III - A Análise de Custo-Utilidade (ACU) avalia o impacto da doença na sociedade, seus custos humanísticos e econômicos, sua prevalência e as possíveis terapias em uso.
IV - Na Análise da Relação Custo-Benefício (ACB), tanto os custos como os benefícios são medidos em termos monetários. A comparação entre dois programas permite a tomada de decisão optando pelo que apresentar um menor quociente custo/benefício.
Quais estão corretas?
I - A ATS adota um enfoque abrangente da tecnologia e realiza análises nas diferentes fases do ciclo de vida da tecnologia, como inovação, difusão inicial, incorporação, ampla utilização e abandono.
II - A disseminação dos resultados e as recomendações em ATS não devem ser apresentadas em formatos e estilos diversos para não causar confusão na interpretação dos dados.
III - Tecnologias em saúde são os medicamentos, equipamentos, procedimentos e os sistemas organizacionais e de suporte dentro dos quais os cuidados com a saúde são oferecidos.
IV - Para sintetizar evidências em ATS, podem-se utilizar métodos como a revisão sistemática, a análise custo-efetividade, as opiniões de especialistas e a modelagem matemática.
Quais estão corretas?
(1) Relato de caso
(2) Estudo ecológico
(3) Estudo transversal
(4) Estudo caso-controle
(5) Estudo de coorte
( ) Descreve a experiência clínica de um paciente com um determinado medicamento.
( ) Utiliza uma amostra de indivíduos com o desfecho de interesse e outra sem o desfecho.
( ) Utiliza amostras de uma população de interesse em um dado momento.
( ) O objetivo geral é estimar o risco ou a taxa de algum resultado entre os indivíduos.
( ) Utiliza dados obtidos em nível de grupo ou coletivo.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é
I - A PNAF deve englobar a utilização da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), atualizada periodicamente, como instrumento racionalizador das ações no âmbito da assistência farmacêutica.
II - As ações de Assistência Farmacêutica envolvem a Atenção Farmacêutica por meio da interação indireta do farmacêutico com o usuário, visando à farmacoterapia racional e à obtenção de resultados voltados para a melhoria da qualidade de vida.
III - A Assistência Farmacêutica trata de um conjunto de ações voltadas a promoção, proteção e recuperação da saúde, focada estritamente no coletivo, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao seu acesso e ao seu uso racional.
IV - A definição e a pactuação de ações intersetoriais que visem à utilização das plantas medicinais e dos medicamentos fitoterápicos com respeito aos conhecimentos tradicionais, com embasamento científico, é um dos eixos estratégicos englobados na PNAF.
Quais estão corretas?
(1) Ágar Müeller-Hinton (MHA)
(2) Ágar GC
(3) MHA suplementado por sangue de carneiro desfibrinado
(4) HTM (MHA suplementado por hematina e extrato de levedura)
(5) Teste de ß-Lactamase com nitrocefin
( ) Bactérias não fastidiosas
( ) Haemophilus spp.
( ) Neisseria gonorrhoeae
( ) Haemophilus spp., N. gonorrhoeae e M. Catarrhalis
( ) Streptococcus pneumoniae
A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é
( ) Gestantes com sífilis não tratada na fase latente precoce não apresentam probabilidade de transmissão placentária, porém nas fases secundária e terciária da doença existe alto risco de transmissão.
( ) O diagnóstico direto baseia-se na coleta de material de lesões e observação imediata a fresco em microscopia de campo escuro, para visualização do microrganismo e relato de sua espessura, refringência, espiras e o tipo de movimentos específicos.
( ) O teste de floculação VDRL (Venereal Disease Laboratory) é baseado na agregação dos cristais de colesterol aos quais está adsorvida a cardiolipina, formando microflocos visíveis com auxílio de lupa ou microscópio.
( ) Para investigação de sífilis no sistema nervoso central, o teste VDRL em amostra de sangue é o método mais indicado. VDRL positivo faz o diagnóstico, porém VDRL negativo não afasta neurossífilis.
( ) As amostras com resultado positivo no VDRL provenientes de indivíduos sem dados clínicos direcionados para a sífilis devem ser analisadas por testes treponêmicos, como hemaglutinação ou microaglutinação de partículas, imunofluorescência e ELISA.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
I - Os pós e os grânulos podem ser utilizados para preencher sachês e ser administrados como forma farmacêutica, sendo empregados comumente para fármacos de alta potência.
II - Os comprimidos em geral são o tipo dominante de forma farmacêutica sólida, podendo ser produzidos por compressão direta ou por granulação por via úmida ou seca. A compressão direta pode ser considerada para fármacos relativamente insolúveis, que podem ser processados como partículas grosseiras de forma a garantir as propriedades de escoabilidade da formulação.
III - Na produção de comprimidos, problemas técnicos como a laminação e o capeamento (capping ou descabeçamento) podem surgir por consequência de uma produção em alta velocidade.
IV - O ensaio de dissolução permite estudar, em condições in vitro, a liberação de um fármaco a partir de uma forma farmacêutica sólida (cápsulas, comprimidos, entre outros) e, dessa forma, representa uma ferramenta importante para avaliar os fatores que afetam a biodisponibilidade do fármaco a partir de uma preparação sólida.
Quais estão corretas?
I - O sistema defloculado é de difícil redispersão, leva à formação de massa compacta (cake), e o sobrenadante, após ter sido agitado, permanece turvo por um período apreciável.
II - O emprego de agentes floculantes, como tensoativos, goma xantana, bentonita, entre outros, é uma alternativa para formação intencional de flóculos, que são menos propensos à compactação, e são de fácil redispersão.
III - As suspensões farmacêuticas devem possuir partículas finas de tamanho uniforme homogeneamente distribuídas no veículo líquido. Dessa forma, os agentes molhantes são frequentemente empregados para pós-liofóbicos de forma a reduzir a tensão interfacial entre a partícula sólida e o meio líquido.
IV - Os agentes suspensores reduzem a velocidade de sedimentação das partículas e as mantêm suspensas por mais tempo através do aumento da viscosidade da fase dispersante.
Quais estão corretas?
I - Os estudos de estabilidade são um conjunto de testes projetados para obter informações sobre a estabilidade do produto, visando a definir seu prazo de validade.
II - Para os estudos de estabilidade, deve-se contar com métodos analíticos indicativos de estabilidade, ou seja, métodos analíticos quantitativos validados, capazes de detectar, ao longo do tempo, as mudanças nas propriedades físicas, químicas ou microbiológicas do medicamento.
III - O estudo de estabilidade acelerado compreende o estudo que permite a geração de produtos de degradação através da exposição do fármaco a condições de estresse, como hidrólise ácida ou básica, oxidação, umidade, calor, temperatura, luz, entre outras.
Quais estão corretas?
I - Os métodos descritos em compêndios oficiais devem passar por uma validação parcial. Para ensaios-limite, devem-se avaliar minimamente os parâmetros de seletividade e limite de quantificação.
II - A precisão demonstra o grau de concordância entre os resultados do método com um valor aceito como verdadeiro, e deve ser expressa em termos de repetibilidade, precisão intermediária e reprodutibilidade (quando aplicável), através do desviopadrão relativo (DPR%).
III - O desenvolvimento de um novo método analítico envolve um processo de avaliação sistemática por meio de ensaios experimentais que assegura que as características do método atendam aos requisitos específicos necessários para seu uso pretendido através de um processo denominado validação analítica.
IV - A seletividade é o parâmetro inicial a ser avaliado e corresponde à capacidade do método de identificar ou quantificar o analito de interesse de forma inequívoca, mesmo na presença de outros componentes que podem existir na amostra.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto acima.