Questões de Concurso Público BACEN 2006 para Analista do Banco Central - Área 2, Conhecimentos Específicos

Foram encontradas 17 questões

Q2254277 Engenharia de Software

Considere a tabela abaixo (parcialmente preenchida), para cálculo de pontos de função:

Imagem associada para resolução da questão


Sabendo que a complexidade funcional (Simples, Média e Complexa) é determinada em função da quantidade de registros e/ou arquivos lógicos e itens de dados referenciados, é correto afirmar que, aos totais atribuídos a Arquivo Lógico Interno, Arquivo de Interface Externa e Entrada Externa, correspondem, respectivamente, as classificações

Alternativas
Q2254278 Engenharia de Software
Analise os quadros abaixo, relativos às categorias de atributos direcionadores de custo do modelo básico do COCOMO:
Quadro 1 – Categoria de Atributo
I. Atributo do Produto II. Atributo do Hardware III. Atributo de Pessoal IV. Atributo de Projeto
Quadro 2 – Atributo Direcionador de Custo
1. Confiabilidade exigida do software 2. Tamanho do banco de dados da aplicação 3. Capacidade de engenharia de software 4. Uso de ferramentas de software 5. Cronograma de atividades de desenvolvimento exigido
A correta associação entre os elementos das duas tabelas é
Alternativas
Q2254279 Engenharia de Software
E ab (KLOC) exp (bb) é uma equação típica do modelo COCOMO básico, onde “E” é o esforço aplicado em pessoas-mês, KLOC é o número estimado de linhas de código do projeto. O coeficiente ab e o expoente bb referem-se a valores extraídos da tabela de classes de projetos, de acordo com sua classificação em modo
Alternativas
Q2254280 Engenharia de Software
Em relação aos conceitos e fundamentos de engenharia de software, é correto afirmar: 
Alternativas
Q2254281 Engenharia de Software
Segundo Roger S. Pressman: “Ele tem um lugar definido no trabalho da Engenharia de Software, pois produz um padrão no qual os métodos para análise, projeto, codificação, testes e manutenção podem ser colocados”.
O conceito acima refere-se ao paradigma
Alternativas
Q2254282 Engenharia de Software
 Em relação a ferramentas CASE, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q2254283 Engenharia de Software
As ferramentas CASE são compostas por um conjunto muito variado de ferramentas computacionais, tendo como objetivo atender a todo o ciclo de desenvolvimento de software, além de procurar atender a todas as necessidades dos analistas, programadores e usuários. Nesse aspecto, analise:
I. Ferramentas do Analista: Diagramas de fluxo de dados (lógicos e físicos), Diagramas entidade-relacionamento, Modelos lógicos de dados normalizados, Fluxogramas de sistemas e de programas.
II. Ferramentas do Projetista: Diagramas de estrutura, Pseudocódigo, Layouts de tela e relatórios, Acessos de programas a banco de dados, Diagramas de ação.
III. Ferramentas de Avaliação de Software: Sistema de controle e informação do custo da qualidade, Sistema de controle e informação da produtividade, produtividade histórica/banco de dados de qualidade.
É correto o que consta APENAS em
Alternativas
Q2254284 Engenharia de Software
A UML representa o desenvolvimento de novos conceitos não normalmente usados. Por isso e muitas outras razões, o bom entendimento da UML não é apenas aprender a simbologia e o seu significado, mas também aprender a modelar a Orientação a Objetos. Nesse aspecto, é correto afirmar:
Alternativas
Q2254285 Engenharia de Software
Analise as representações gráficas abaixo, relacionadas aos modelos de elementos usados nos diagramas da UML: 
Imagem associada para resolução da questão
Os diagramas acima representam, respectivamente,
Alternativas
Q2254286 Engenharia de Software
Analise as representações gráficas abaixo, relacionadas aos modelos de elementos usados nos diagramas da UML: Imagem associada para resolução da questão

O diagrama acima refere-se 
Alternativas
Q2254287 Engenharia de Software
Em relação ao diagrama de classes na notação UML, analise:
I. uma classe representa um conjunto de objetos cuja cardinalidade é sempre maior do que um; II. o polimorfismo das operações é uma conseqüência da relação de herança entre classes; III. se um objeto A está associado a um objeto B e B está associado a mais de um objeto C, então, obrigatoriamente, um objeto C estará associado a mais de um objeto A.
É correto o que consta APENAS em
Alternativas
Q2254288 Engenharia de Software
Em relação à análise de requisitos funcionais e não-funcionais, é correto afirmar:
Alternativas
Q2254290 Engenharia de Software
Com relação à melhoria dos processos de software, é correto afirmar:
Alternativas
Q2254291 Engenharia de Software
A XP (Extreme Programming) é baseada em um conjunto de regras, também conhecidas como best practices. Nesse aspecto, analise:
I. The Customer is Always Available: Na XP todas as decisões sobre o rumo do projeto devem ser tomadas pelo cliente. Ele deve priorizar as tarefas, ser responsável pelos testes de aceitação, e, acima de tudo, orientar e tirar dúvidas dos desenvolvedores durante o processo de programação.
II. A técnica de Continuous Integration diz que o código desenvolvido por cada par de desenvolvedores deve ser integrado ao código base constantemente. Quanto menor o intervalo entre cada integração, menor a diferença entre os códigos desenvolvidos e maior a probabilidade de identificação de erros, pois cada vez que o código é integrado, todos os unit tests devem ser executados, e, se algum deles falhar, é porque o código recém integrado foi o responsável por inserir erro no sistema.
III. Pair Programming – na XP todo o código deve ser produzido por duas pessoas utilizando o mesmo computador. Enquanto um dos parceiros se preocupa com detalhes da implementação, ficando responsável pela digitação do código, o outro deve tentar ter uma visão mais ampla da rotina, imaginando as suas peculiaridades.
IV. Collective Code Ownership – O código deve ser de propriedade de todos e todos devem ter permissão para alterar o que for necessário para que seu trabalho possa ser desenvolvido e, também, para se evitar atrasos no desenvolvimento, devido à necessidade de alterações nas rotinas.
É correto o que consta em
Alternativas
Q2254303 Engenharia de Software
O RUP (Rational Unified Process)
Alternativas
Q2254304 Engenharia de Software
Em relação aos workflows de engenharia no RUP, analise:
I. Dentre os artefatos produzidos pelo workflow Modelagem do Negócio, o Plano de Gerência dos Requisitos descreve o documento de especificação dos requisitos, tipos de requisitos e seus atributos e especifica mecanismos de controle para medir, comunicar e controlar mudanças nos requisitos do sistema.
II. O workflow Requisitos define, entre outros, um planejamento técnico das iterações, estima custo e tempo para desenvolver o sistema e define a interface do usuário. Contém, ainda, todos os tipos de requisitos que um stakeholder deve ter sobre o sistema a ser desenvolvido, como também os requisitos de software do sistema ou de parte dele.
III. O Documento de Arquitetura fornece uma visão da arquitetura do sistema, utilizando diversas visões arquiteturais, dependendo de vários aspectos do sistema, enquanto o Modelo de Dados, artefato definido como opcional pelo RUP, contém a modelagem do Banco de Dados, de acordo com o modelo de Análise e Projeto. Ambos os artefatos são produzidos pelo workflow Análise e Projeto.
IV. No workflow Análise e Projeto, o Modelo de Projeto, o Documento de Arquitetura e as Realizações dos Casos de Uso, são artefatos tipicamente produzidos pelo Arquiteto de Software, enquanto ao Projetista de Banco de Dados cabe a produção dos artefatos Modelo de Análise, Modelo de Dados e Classes de Análise.
É correto o que consta em
Alternativas
Q2254305 Engenharia de Software
No RUP,
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: B
4: A
5: D
6: B
7: D
8: A
9: B
10: E
11: C
12: D
13: A
14: E
15: E
16: B
17: D