Questões de Concurso Público TRE-PB 2007 para Analista Judiciário - Analista de Sistemas
Foram encontradas 12 questões
O autor afirma, no primeiro parágrafo: Certos estavam os teólogos e astrônomos antigos (...). Com essa afirmação, pretende ele
No desenvolvimento do texto, a demonstração de que há duas formas de determinar o centro
Atente para as seguintes afirmações:
I. O emprego de pontos de exclamação e reticências ao longo do texto indica a ação constante da subjetividade de quem o escreveu.
II. No terceiro parágrafo o autor pondera, de modo equilibrado e simétrico, a antinomia entre as razões do cérebro e as do coração.
III. No quarto parágrafo, o autor refere-se a um seu amigo, a Fernando Pessoa e a Nieztsche para ilustrar perspectivas e conclusões bastante distintas.
Em relação ao texto, está correto somente o que se afirma em
Considerando-se o contexto, traduz-se corretamente o sentido de uma frase ou expressão do texto em:
Na frase Dizia que era uma deformação do espírito ficar lendo um livro em casa (...) quando a natureza está lá fora, fresca e radiante, haverá correlação entre os tempos e modos verbais caso as formas sublinhadas sejam substituídas, respectivamente, por
As normas de concordância verbal estão inteiramente observadas na frase:
A construção que NÃO admite transposição para a voz passiva é:
Está clara, correta e coerente a redação da seguinte frase:
Está correto o emprego do elemento sublinhado em:
A pontuação está inteiramente adequada na frase:
Sim, a terra é bela, mas tanto já prejudicamos a Terra, julgando a Terra indestrutível, que o que resta agora é buscar preservar a Terra de outras deletérias ações humanas.
Evitam-se as viciosas repetições da frase acima substituindo-se os elementos sublinhados, respectivamente, por
Pode-se determinar o centro com o cérebro e pode-se determinar o centro com o coração.
A construção que está correta e preserva o sentido central da frase acima é: