Questões de Concurso Público TRT - 23ª REGIÃO (MT) 2007 para Analista Judiciário - Engenharia Elétrica
Foram encontradas 20 questões
Considere as proposições abaixo em relação aos fusíveis.
I. Os fusíveis de ação rápida destinam-se, normalmente, a circuitos com cargas motoras, para evitar que possíveis correntes de partida de valores elevados causem danos à instalação elétrica; já os fusíveis de ação retardada são mais indicados a circuitos com cargas resistivas, em que não há diferença entre corrente de partida e de regime.
II. O fusível DIAZED é inviolável, ou seja, a tentativa de troca do elo de fusão exigiria a remoção da tampa de fechamento do corpo de porcelana, o que danificaria o dispositivo e impediria a sua reposição. Além disso, uma das tampas metálicas tem um diâmetro diferente para cada corrente nominal, evitando que um fusível seja substituído por outro de valor maior na mesma base.
III. O fusível NH é indicado principalmente à proteção de instalações residenciais, onde o fator de potência é quase unitário. Eles são instalados antes dos medidores de energia para fazer a proteção geral.
É correto o que se afirma em
Considere as características das barras de cobre utilizadas em subestações elétricas:
Barra 1: 1" x 1/8" − 250 A
Barra 2: 1" x 1/4" − 400 A
Verifica-se que a espessura da barra 1 é metade da barra 2, mas a sua capacidade de corrente não reduz na mesma proporção. Isso se deve ao efeito
Considere as proposições abaixo.
I. A resistência do LDR reduz com a diminuição da intensidade luminosa, de modo que, com a chave S fechada, ele controla sozinho a intensidade da lâmpada, independente do estado de Q2.
II. Com a chave S aberta, é impossível acionar a lâmpada, pois o LDR é o dispositivo responsável por disparar os tiristores Q1 e Q2.
III. Com a chave S aberta, o potenciômetro P1 ajusta a intensidade luminosa da lâmpada pelo controle do ângulo de disparo do tiristor Q2.
IV. Com a chave S fechada, o circuito funciona como um sistema de iluminação automática, sendo que o potenciômetro P2 ajusta a sensibilidade de atuação do LDR, mas o potenciômetro P1 deixa de atuar, de modo que a lâmpada acenda sempre com a intensidade máxima.
É correto o que se afirma APENAS em