Questões de Concurso Público TCE-GO 2009 para Técnico de Controle Externo - Tecnologia da Informação

Foram encontradas 10 questões

Q123554 Segurança da Informação
Em relação à política de controle de acesso aos recursos de um sistema, considere:

I. Todo objeto em um sistema deve ter um pro- prietário, que é o responsável por determinar a política de acesso aos recursos.

II. Controles de acessos podem ser aplicados por meio de ACLs (Access Control List), que definem os direitos e permissões dados a um usuário ou grupo.

III. No controle de acesso obrigatório (Mandatory Access Control), a política de acesso é determinada pelo sistema e não pelo proprietário do recurso.

IV. O usuário do recurso pode adquirir permissões cumulativas ou pode ser desqualificado para qualquer permissão dada a alguns usuários do grupo ao qual ele pertence.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q123566 Segurança da Informação
Em Segurança da Informação, a propriedade relacionada à precisão da informação e sua validade, segundo os padrões e expectativas estabelecidos, está associada ao princípio da
Alternativas
Q123567 Segurança da Informação
Em relação à segurança da informação e aos controles de acesso físico e lógico, considere:

I. Se um usuário não mais faz parte a lista de um grupo de acesso aos recursos de processamento da informação, é certo que o grupo seja extinto com a criação de um novo, contendo os usuários remanescentes.

II. Direitos de acesso (físicos e lógicos) que não foram aprovados para um novo trabalho devem ser retirados ou adaptados, incluindo chaves e qualquer tipo de identificação que associe a pessoa ao novo projeto.

III. O acesso às áreas em que são processadas ou armazenadas informações sensíveis deve ser con- trolado e restrito às pessoas autorizadas, preferencialmente por controles de autenticação, por exemplo, cartão de controle de acesso mais PIN (personal identification number).

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q123568 Segurança da Informação
Segundo os autores Kenneth Wyk e Richard Forno [Kenneth R. Wyk 2001], o processo de resposta a inci- dentes de segurança deve possuir cinco etapas: identi- ficação, coordenação, mitigação, investigação e educa- ção. Restabelecer o sistema, mesmo que seja com uma solução temporária, até que a solução definitiva seja implementada insere-se no contexto da etapa de
Alternativas
Q123569 Segurança da Informação
Sobre as combinações mais comuns de backup, conside- re:

I. Dependendo do tempo de retenção, é o que mais consome conjuntos de backup.

II. Possibilitam a manutenção de várias versões dos mesmos arquivos em diferentes conjuntos de backup.

III. É necessário pesquisar mais de um conjunto de backups para encontrar a versão mais recente de um determinado arquivo.

IV. Arquivos são facilmente restaurados, pois estão armazenados no único conjunto de backup.


As descrições apresentadas nos itens I a IV referem-se correta e respectivamente a backups
Alternativas
Q123570 Segurança da Informação
Considere:

Os ...I... , costumeiramente embutidos em diversos programas de livre download, são programas que, automaticamente, exibem publicidade na tela do computa- dor sem a permissão do usuário e, ocasionalmente, são utilizados, maliciosamente, para captar informações pessoais sem a autorização ou o conhecimento do usuário, o que caracteriza a prática de ...II...

Completam correta e respectivamente as lacunas I e II da frase acima:
Alternativas
Q123571 Segurança da Informação
O vírus de computador que, após ter entrado no sistema, pode movimentar-se sozinho, duplicar-se em grande volume, enviar cópias de si próprio para todos os contatos do de correio eletrônico, causando um efeito de avalanche, que resulta em congestionamentos nas redes das empresas e em toda a Internet é o

Alternativas
Q123572 Segurança da Informação
A atuação integrada de equipamentos, tais como, firewalls, switches e roteadores aumentam a segurança da rede, diminuindo os riscos, por meio de utilização de po- líticas, regras, geração de logs, etc. Entretanto, esse nível pode ser melhor ainda quando ferramentas como IDS (Intrusion Detection System) e IPS (Intrusion Prevention System) são utilizadas. Nesse contexto, considere:

I. O IPS é um sistema de prevenção e proteção contra as intrusões e não apenas de reconhecimento e sinalização das intrusões, como a maior parte dos IDS.

II. O HIDS é um tipo de IDS instalado para alertar sobre ataques ocorridos aos ativos da rede, por meio do monitoramento das conexões de entrada para tentar determinar se alguma destas conexões pode ser uma ameaça.

III. Nas análises do tráfego da rede, o IDS tem como função verificar os padrões do sistema operacional e de rede, tais como, erros de logins, excesso de conexões e volume de dados trafegando no segmento de rede e ataques a serviços de rede.

Está correto o que se afirma APENAS em
Alternativas
Q123573 Segurança da Informação
Em relação às principais técnicas usadas em Segurança da Informação, considere:

I. A assinatura digital é um processo que utiliza um par de chaves criptográficas, geradas aleatoriamente por meio do uso da chave privada do destinatário, para assinar a mensagem de modo que somente ele consiga abri-la.

II. O Hash é um modelo matemático de uma mensagem qualquer, construído por meio de uma função unidirecional, o que garante que não se pode chegar à mensagem original partindo-se apenas dele.

III. Atualmente, os algoritmos mais usados para Hash são MD4, MD5, SHA-1 e SHA-2.

IV. A criptografia simétrica tem como objetivo embaralhar os dadps de uma mensagem qualquer, garantindo que ninguém poderá ler a mensagem, preservando, com isso, sua autenticidade.

Está correto o que consta APENAS em
Alternativas
Q123574 Segurança da Informação
Em relação a vírus de computador, considere:

I. Ao infectar um computador, um vírus pode alterar o modo como o sistema funciona, enviar um email fraudulento para uma lista de contatos, provocar travamentos e até reiniciá-lo repetidamente.

II. Uma das maneiras seguras de comunicação entre computadores é a utilização de programas de troca de mensagens instantâneas associada à confiabilidade de um bom software de antivírus instalado no computador.

III. Trojan horses são programas de computador que aparentam ser softwares úteis, mas na realidade comprometem a segurança do computador e causam muitos danos; propagam-se quando o usuário do computador abre inadvertidamente um programa, por pensar que a mensagem é proveniente de uma fonte segura.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: D
4: D
5: B
6: C
7: A
8: C
9: C
10: E