Questões de Concurso Público TRT - 3ª Região (MG) 2009 para Analista Judiciário - Arquitetura

Foram encontradas 38 questões

Q23159 Arquitetura
Para uma compreensão da obra de Oscar Niemeyer do ponto de vista dos conceitos fundamentais sobre arquitetura, sociedade e cultura, são importantes:

I. A busca de uma identidade cultural-arquitetônica nacional.

II. A inclusão de um pensamento arquitetônico internacional.

III. O uso e incentivo dos avanços inerentes à estrutura de concreto armado.

IV. O estabelecimento de conceitos para uma visão científica da cidade, a serviço de uma sociedade mais consciente e responsável.

Está correto o que se afirma APENAS em
Alternativas
Q23160 Arquitetura
Lucio Costa, por meio de suas reflexões e formulações, definiu qual modernidade deveria ser abraçada pela arquitetura brasileira. Segundo a sua escolha, a arquitetura moderna do país deveria, necessariamente, passar pela
Alternativas
Q23161 Arquitetura
No projeto de armação da viga de travamento 41 do projeto executivo da estrutura de concreto armado, abaixo,
Imagem 002.jpg

verifica-se que
Alternativas
Q23162 Arquitetura
Considere os desenhos e imagens de seis obras de Lina bo Bardi, abaixo,
Imagem 003.jpg
e a seguinte frase de Lina:

Mas o tempo linear é uma invenção do Ocidente, o tempo não é linear, é um maravilhoso emaranhado onde, a qualquer instante, podem ser escolhidos pontos e inventadas soluções, sem começo nem fim.

Observando-se tais obras constata-se que

I. sua criação é um mosaico capaz de juntar o impensável, não porque parta de projetos, não porque tenha fantasias, mas, ao contrário, porque trabalha com o material disponível.
II. ela exercia a arquitetura pela arquitetura, sem ficar pincelando em seu trabalho referências de outros campos como arte, filosofia, antropologia, literatura e psicanálise.
III. seu trabalho apoia-se na ideia anti-intervencionista, representando a defesa do caráter sagrado dos edifícios con- siderados monumentos.
IV. Lina foi uma defensora do novo, sem se deixar perturbar pelo pré-existente, sem necessidade de contar com o entorno para recriá-lo ou traduzir em sua obra. Está correto o que se afirma APENAS em
Alternativas
Q23163 Arquitetura
Considere o conjunto arquitetônico do Museu do Pão, projeto de autoria do escritório Brasil Arquitetura (2008) e o seguinte poema de Augusto de Campos:

Eu defenderei até a morte o novo
por causa do antigo e até a vida o
antigo por causa do novo. O antigo
que foi novo é tão novo como o mais novo.
Imagem 004.jpg
Imagem 005.jpg
Analisando-se os princípios fundamentais desse projeto, é correto afirmar:

I. A dialética permanente entre tradição e invenção, somada à abertura crítica para assimilar e recriar linguagens e informações produzidas em outros cantos do planeta, é um traço central da cultura brasileira.

II. Tem-se de preservar o que de melhor cria-se e constrói-se em história, sob pena de aprisionar-se num presente desfigurador.

III. Tem-se de apostar no novo, porque ele é ingrediente fundamental de afirmação e de transformação das comunidades e do conjunto da sociedade.

IV. Nessa intervenção arquitetônico/museológica, tudo se tornou objeto expositivo: a estrutura dos edifícios, os fechamentos, o controle da luz, os passadiços, os materiais empregados, até os nichos para exposição.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q23164 Arquitetura
Considere os croquis do projeto para o Rio de Janeiro, de Le Corbusier (1929), e as fotomontagens realizadas a partir de matriz informática e de fotografias de época, a seguir,
Imagem 006.jpg
Imagem 007.jpg
e as afirmativas:

I. Os projetos revelam a observação minuciosa de Le Corbusier e um conhecimento notável dos lugares.

II. Le Corbusier queria "autoestrada" praticável e, portanto, realizável, negociando, de um jeito ou de outro, com as curvas de nível, a cidade existente.

III. Nenhuma inovação tecnológica adicional era necessária para a realização dessa "serpente" diante do mar.

IV. Para Le Corbusier, a arquitetura participa de maneira decidida, prática, total e mesmo totalitária do desejo de transformação do mundo.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q23165 Arquitetura
Considere o projeto de James Stirling e equipe para uma série de residências estudantis da Universidade de St. Andrews (1964-68), paradigma nas discussões que envolvem conjuntos habitacionais:
Imagem 008.jpg
Imagem 009.jpg

Considerando tais edifícios, constata-se que
Alternativas
Q23166 Arquitetura
Considere o Piccolo Teatro del Mondo, projeto de Aldo Rossi (1979), realizado com estrutura tubular e placas de madeira sobre um barco, em Veneza.
Imagem 010.jpg
Constata-se que essa obra

I. expressa a vontade de referenciar os monumentos que definem a memória de Veneza.

II. é uma contundente crítica ao modernismo e nada tem do movimento moderno.

III. é uma celebração da matéria, sendo a forma somente o veículo que a torna possível.

IV. apoia-se na iconografia como suporte do sentimento.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q23167 Arquitetura
O corte é uma peça gráfica de grande importância tanto para o desenvolvimento quanto para a representação da espacialidade de um projeto arquitetônico, pois permite a compreensão de informações distintas daquelas presentes na planta. Considere os desenhos abaixo, cortes de distintas fases do desenvolvimento do projeto do Centro Desportivo em Galdácano (1996-2000), na Espanha, de autoria dos arquitetos Sol Madridejos e Juan Carlos Sancho Osinaga.
Imagem 011.jpg
Em relação à quantidade de informações que os cortes podem fornecer, verifica-se que
Alternativas
Q23168 Arquitetura
Considere dois edifícios não-residenciais, caracterizados pela exigência de flexibilidade e pela importância da colocação dos serviços e circulações em suas plantas.
Imagem 012.jpg
Neles,
Alternativas
Q23169 Arquitetura
A coordenação modular e o emprego de componentes construtivos são comumente relacionados em projetos em que se tem preocupação de racionalização da construção. Considere as dimensões estimadas das seguintes peças pré-fabricadas de um projeto modulado:

? pilares externos: 30 × 60 cm.

? pilares internos: 30 × 30 cm (até um pavimento), 30 × 45 cm (até dois pavimentos) e 30 × 60 cm (até três pavimentos).

? lajes alveolares: 15 cm (para vãos até 7,20 m) e 20 cm (para vãos até 10,80 m).

? vigas de apoio das lajes alveolares (parte pré-fabricada): 30 × 60 cm (vãos até 10,80 m, com continuidade nas duas extremidades), 30 × 70 cm (vãos até 10,80 m, com continuidade em uma só extremidade) e 30 × 80 cm (vãos até 10,80 m, sem continuidade).

Com estas informações, constata-se que a modulação dos ambientes, medidos a partir dos eixos da estrutura, em centímetros, é de
Alternativas
Q23170 Arquitetura
Considere o projeto de armação da laje do projeto executivo da estrutura de concreto armado e respectivas notas anexadas ao desenho:
Imagem 013.jpg

Notas:
Imagem 014.jpg
Verifica-se que a laje utilizada é do tipo

Alternativas
Q23171 Arquitetura
Dos diversos sistemas estruturais, os que podem vencer grandes vãos e sofrer compressões simples, gerando esforços horizontais (empuxos) nos apoios são
Alternativas
Q23172 Arquitetura
Algumas vezes, por exigências arquitetônicas, por necessidades especiais ou estéticas, a viga projeta-se fora do plano, desenvolvendo em planta um arco ou poligonal, apoiando-se apenas nos seus extremos. Esse tipo de vigia denomina-se
Alternativas
Q23173 Arquitetura
Na figura I, o galho da árvore apresenta uma variação nas dimensões de suas seções, aumentando da extremidade para o tronco. Tal variação tem uma razão estrutural de ser. Suponha uma fruta pendurada no extremo de um galho (figura II).
Imagem 015.jpg
Considere:

I. A fruta, sob a ação da gravidade, aplica à extremidade do galho uma força igual ao seu peso.

II. Para que o equilíbrio se estabeleça, é necessário que, internamente, na seção considerada ocorra uma força igual e de sentido contrário ao peso da fruta (momento fletor).

III. As duas forças, de ação e reação, resultam num binário.

IV. As forças de ação e reação, tendem a provocar o giro da seção analisada, aplicando a ela um par de forças que tende a tracionar as fibras superiores e a comprimir as fibras inferiores (força cortante).

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q23174 Arquitetura
Planejar é de fundamental importância para qualquer gestor de projetos e obras, é o ponto de partida tendo como base inicial a ideia. Um bom planejamento assinala o que se pode atingir e, para se obter numa obra resultados satisfatórios, devem sempre ser previstos planejamento, programação, execução e acompanhamento. (Eng. Ronaldo César de Araújo Coelho)

No planejamento, de uma forma geral, são necessárias as fases:

I. prever.
II. estabelecer objetivos.
III. formular estratégias.
IV. estabelecer normas de ação.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q23175 Arquitetura
A ferramenta que mostra com detalhes todos os passos a serem seguidos na montagem, qualquer que seja a modalidade de projeto, sendo uma prática bastante utilizada pelos projetistas para a implantação de um empreendimento e essencial para o acompanhamento e controle de uma obra, denomina-se
Alternativas
Q23176 Arquitetura
Entre as etapas mais significativas na atividade de construção civil estão, sem sombra de dúvida, os estudos de viabilidade econômica. Esses estudos, quanto ao aspecto técnico, compreenderão:

I. estimativas de custo do capital a ser investido e de operação e manutenção.

II. justificativa econômica de rentabilidade.

III. estudo de capacidade econômica da área beneficiada e de mercado.

IV. juros de remuneração sobre a benfeitoria ao longo da vida útil estimada.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q23177 Arquitetura
A figura apresentada abaixo é bastante utilizada no acompanhamento e fiscalização de obras.
Imagem 016.jpg

Efeito Trata-se de um diagrama de
Alternativas
Q23178 Arquitetura
Utilizado no acompanhamento e na fiscalização de obras em que se faz o controle de uma determinada atividade e no que diz respeito à sua produtividade ou desempenho ao longo do período disponibilizado para a sua completa realização.

Trata-se do gráfico de
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: A
4: C
5: B
6: A
7: D
8: B
9: C
10: E
11: C
12: B
13: D
14: E
15: D
16: A
17: E
18: A
19: C
20: B