Questões de Concurso Público TRT - 3ª Região (MG) 2009 para Analista Judiciário - Medicina - Cardiologia

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Q22968 Português
De acordo com o texto,
Alternativas
Q22971 Português
Identifica-se relação de causa e consequência, respectivamente, no segmento:
Alternativas
Q22972 Português
Está correta a transcrição, com outras palavras, sem prejuízo para a correção e o sentido do texto, da expressão:
Alternativas
Q22973 Português
- partido político, condição econômica, seita religiosa etc. - (1º parágrafo)

O segmento isolado pelos travessões denota, no texto,
Alternativas
Q22974 Português
O sucesso da democracia nas sociedades industriais trouxe inegáveis benefícios a amplos setores antes excluídos... (início do texto)

O mesmo tipo de complemento grifado acima NÃO ocorre APENAS em:
Alternativas
Q22975 Português
... que prevalece no conhecimento do torcedor comum sobre os dados históricos. (3º parágrafo)

A frase cujo verbo exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima é:
Alternativas
Q22976 Português
Clã é um grupo que acredita descender de um ancestral comum, mais mítico que histórico, contudo vivo na memória coletiva. (3º parágrafo)

Uma nova redação, clara e correta, na qual se mantém o sentido original da afirmativa acima está em:
Alternativas
Q22977 Português
Deixando de lado o debate técnico sobre tal conceito, tomemos uma definição mínima ... (3º parágrafo)

O verbo cuja flexão é idêntica à do grifado acima está também grifado na frase:
Alternativas
Q23106 Português
A localização do escudo no lado esquerdo da camisa não é casual. O escudo do clube se localiza acima do coração do joga- dor. É fato comum o jogador beijar o escudo da camisa após marcar um gol ou conquistar um título. As frases acima se organizam em um único período, com clareza, correção e lógica, em:
Alternativas
Q23199 Português
A afirmativa do antropólogo Marcel Mauss, reproduzida no final do texto,
Alternativas
Q23331 Português
A concordância verbal e nominal está inteiramente correta na frase:
Alternativas
Q23575 Português
O sucesso da democracia nas sociedades industriais
trouxe inegáveis benefícios a amplos setores antes excluídos da
tomada de decisões; contudo, provocou também a perda de
identidades grupais que tinham sido essenciais nos séculos
anteriores. A consciência de pertencer a determinada comunidade
camponesa, ou família tradicional e poderosa, ou confraria,
ou cidade, ficou esmagada pelo conceito de cidadania que
homogeneíza todos os indivíduos. Novos recortes surgiram -
partido político, condição econômica, seita religiosa etc. - mas
tão maleáveis e mutáveis que não substituíram todas as funções
sociais e psicológicas do velho sentimento grupal. O futebol
inseriu-se exatamente nessa brecha aberta pela industrialização
ao destruir os paradigmas anteriores.

O antropólogo inglês Desmond Morris vai mais adiante e
propõe que se veja no mundo do futebol um mundo de tribos.
Sem dúvida o sentimento tribal é muito forte, acompanha o
indivíduo por toda vida e mesmo além dela. É o que mostra no
Brasil a prática de alguns serem sepultados em caixão com o
símbolo do clube na tampa. [...] A atuação do torcedor no rito do
futebol não é em essência muito diferente da atitude das populações
tribais que, por meio de pinturas corporais, cantos e
gritos, participam no rito das danças guerreiras.

Não é descabido, portanto, falar em tribo no futebol,
porém não parece a melhor opção. Tribo é grupo étnico com
certo caráter territorial, o que não se aplica ao futebol, cujos
torcedores são de diferentes origens e estão espalhados por
vários locais. Tribo é sociedade sem Estado, e o futebol moderno
desenvolve-se obviamente nos quadros de Estados nacionais.
Talvez seja preferível falar em clã. Deixando de lado o debate
técnico sobre tal conceito, tomemos uma definição mínima:
clã é um grupo que acredita descender de um ancestral comum,
mais mítico que histórico, contudo vivo na memória coletiva.
Ainda que todo clube de futebol tenha origem concreta e mais
ou menos bem documentada, com o tempo ela tende a ganhar
ares de lenda, que prevalece no conhecimento do torcedor
comum sobre os dados históricos. É nessa lenda, enriquecida
por feitos esportivos igualmente transformados em lenda, que
todos os membros do clã orgulhosamente se reconhecem. [...]
O clã tem base territorial, mas quando precisa mudar de espaço
(jogar em outro estádio) não se descaracteriza. Em qualquer
lugar, os membros do clã se reconhecem, dizia o grande sociólogo
e antropólogo Marcel Mauss, pelo nome, brasão e totem.

(Hilário Franco Júnior. A dança dos deuses. São Paulo:
Companhia das Letras, 2007, p. 213-215)
Considere as afirmativas seguintes:

I. Identifica-se no texto uma diferenciação nas características de certos grupos nas sociedades primitivas.

II. Especialistas divergem na classificação dos grupos de torcedores de futebol, a partir de seu comportamento.

III. Hábitos tradicionais resultantes de sociedades primitivas marcam o omportamento dos torcedores dos clubes de futebol.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: E
4: C
5: D
6: D
7: C
8: A
9: D
10: A
11: C
12: E