Questões de Concurso Público SEFIN-RO 2010 para Auditor Fiscal de Tributos Estaduais
Foram encontradas 5 questões
I. A nascente desse rio está localizada na Chapada dos Parecis, atravessando Rondônia no sentido sudeste-norte. Torna-se calmo e navegável na planície amazônica, num percurso de 800 km.
II. Seguindo no sentido sudoeste-norte, esse rio percorre dentro do estado de Rondônia 3.240 km aproximadamente. Pode ultrapassar 13 metros de profundidade o que favorece a navegação, inclusive de navios de grande calado.
Os textos I e II descrevem características, respectivamente, dos rios
I. A partir das últimas décadas do século XIX o espaço rondoniense foi ocupado por seringueiros e outros grupos extrativistas que não propiciavam a criação de adensamentos populacionais significativos.
II. Na década de 1940, por pressão dos habitantes da região de Porto Velho, Getúlio Vargas ordenou a criação do Território Federal de Guaporé, resultado do desmembramento dos estados do Amazonas, Acre e Mato Grosso.
III. Entre 1910 e 1940, a instalação de um sistema de comunicação telegráfica atraiu mão de obra de migrantes que foi se fixando e formando pequenos povoamentos, principalmente nos postos telegráficos que ofereciam melhores condições de infraestrutura e comunicações.
IV. Na década de 1980, a criação e a instalação do Projeto Calha Norte, pelos governos militares, deu grande impulso ao povoamento de Rondônia.
Está correto APENAS o que se afirma em
I. O crescimento demográfico entre 1970 e 1980 foi muito acentuado, aumentando a densidade demográfica do estado.
II. Diferentemente do que tem ocorrido em outros estados da federação, Rondônia apresentou aumento da taxa de fecundidade nesta última década.
III. A maior parte da população rondoniense é urbana, sendo Porto Velho e Ji-Paraná as duas cidades mais populosas.
IV. Mais de 1/3 da população residente no estado é migrante, fato que se reflete na composição etária da população, com predomínio de adultos.
Está correto o que se afirma APENAS em
A leitura do gráfico e os conhecimentos sobre a realidade socioeconômica de Rondônia permitem afirmar que