Questões de Concurso Público TRE-AM 2010 para Analista Judiciário - Área Judiciária

Foram encontradas 10 questões

Q27353 Direito Administrativo
São critérios para a distribuição da competência, como requisito ou elemento do ato administrativo, dentre outros:
Alternativas
Q27354 Direito Administrativo
Sobre os atributos do ato administrativo, é correto afirmar que
Alternativas
Q27355 Direito Administrativo
De acordo com a Lei nº 8.666/93, é inexigível a licitação
Alternativas
Q27356 Direito Administrativo
O fato do príncipe, como causa justificadora da inexecução do contrato,
Alternativas
Q27357 Direito Administrativo
Sobre a reparação do dano decorrente da responsabilidade civil do Estado, é correto afirmar que
Alternativas
Q27358 Direito Administrativo
Pela prática de ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da Administração Pública, conforme previsto na Lei nº 8.429/92, o agente está sujeito, dentre outras penalidades, à suspensão dos direitos políticos de
Alternativas
Q27359 Direito Administrativo
Sobre as entidades políticas, os órgãos e os agentes públicos, considere:

I. As empresas públicas e sociedades de economia mista não são criadas por lei, mas, a sua instituição depende de autorização legislativa.

II. Entidades estatais são pessoas jurídicas de Direito Público que integram a estrutura constitucional do Estado, mas, não têm poderes políticos nem admi- nistrativos.

III. Órgãos subalternos são os que exercem atribuições de mera execução, sempre subordinados a vários níveis hierárquicos superiores.

IV. Órgãos públicos são centros de competência instituídos para o desempenho de funções estatais, dotados de personalidade jurídica e de vontade própria.

V. Agentes públicos são todas as pessoas físicas incumbidas, definitiva ou transitoriamente, do exercício de alguma função estatal.

Está correto o que se afirma APENAS em
Alternativas
Q27360 Direito Administrativo
Considere os conceitos abaixo, sobre os poderes administrativos.

I. Poder que o Direito concede à Administração, de modo explícito ou implícito, para a prática de atos administrativos com liberdade na escolha de sua conveniência e oportunidade.

II. Poder de que dispõe o Executivo para distribuir e escalonar as funções de seus órgãos e ordenar a atuação dos seus agentes, estabelecendo a relação de subordinação entre os servidores do seu quadro de pessoal.

III. Faculdade de punir internamente as infrações funcionais dos servidores e demais pessoas sujeitas à disciplina dos órgãos e serviços da Administração.

Os conceitos acima se referem, respectivamente, aos poderes
Alternativas
Q27373 Direito Administrativo
Nos termos da Lei nº 8.112/90, quanto à posse e ao exercício em cargo público, é correto que
Alternativas
Q27374 Direito Administrativo
Quanto às penalidades aplicáveis aos servidores públicos civis nos termos da
Lei nº. 8.112/90, considere:

I. Entende-se por inassiduidade habitual a falta ao serviço, sem causa justificada, por sessenta dias, interpoladamente, durante o período de doze meses.

II. A demissão de cargo em comissão daquele que se vale do cargo para lograr proveito pessoal em detrimento da dignidade da função pública, incompatibiliza o ex-servidor para nova investidura em cargo público federal, pelo prazo de 5 (cinco) anos.

III. A ação disciplinar prescreverá em 3 (três) anos, quanto à suspensão e em 180 (cento e oitenta) dias, quanto à advertência.

IV. As penalidades disciplinares serão aplicadas pelo chefe da repartição e outras autoridades na forma dos respectivos regimentos ou regulamentos, nos casos de advertência ou de suspensão de até 30 (trinta) dias.

V. Será cassada a aposentadoria do inativo que houver praticado, na atividade ou inatividade, falta punível com a suspensão superior a 30 (trinta) dias.

Estão corretas APENAS
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: E
4: B
5: C
6: A
7: A
8: E
9: E
10: D