Questões de Concurso Público TRF - 4ª REGIÃO 2010 para Analista Judiciário - Arquitetura

Foram encontradas 40 questões

Q72010 Arquitetura
O projeto arquitetônico completo corresponde às seguintes fases:

I. Determinação de um partido e elaboração de soluções arquitetônicas, considerando as principais exigências contidas no programa proposto pelo cliente, devendo receber sua prévia aprovação.
II. Desenhos finais da solução arquitetônica aprovada, considerando todas as exigências previstas nas preliminares e programa de necessidades, com aprovação final do cliente.
III. Configuração técnico-jurídica, padronizada pelas normas técnicas, das soluções arquitetônicas aprovadas pelo cliente e, posteriormente, pelos órgãos públicos competentes, para cada tipo de uso e ocupação.
IV. Conjunto de documentos técnicos com desenhos, memórias e especificações necessários às licitações e/ou execuções da obra. Detalhamento de todos os desenhos aprovados no anteprojeto aprovado pelo cliente.
V. Auxílio ao cliente/executor da obra e o complemento do projeto, que se desenvolve conjuntamente com a execução desta, até a sua entrega.

As definições I a V correspondem, respectivamente, a:
Alternativas
Q72011 Arquitetura
Considere:

Imagem 001.jpg

A correlação correta entre cada um dos cinco tipos de heurísticas aplicadas na solução de projetos e suas respectivas definições corresponde a:

Alternativas
Q72012 Arquitetura
A NBR 5419, sobre sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), refere:

I. Um SPDA projetado e instalado conforme esta Norma não pode assegurar a proteção absoluta de uma estrutura, de pessoas e bens.
II. A aplicação desta Norma reduz de forma significativa os riscos de danos devidos às descargas atmosféricas.
III. O tipo e o posicionamento do SPDA devem ser estudados cuidadosamente no estágio de projeto da edificação, para se tirar o máximo proveito dos elementos condutores da própria estrutura. Isto facilita o projeto e a construção de uma instalação integrada, permite melhorar o aspecto estético, aumentar a eficiência do SPDA e minimizar custos.
IV. O acesso à terra e à utilização adequada das armaduras metálicas das fundações, como eletrodo de aterramento, podem não ser possíveis após o início dos trabalhos de construção. A natureza e a resistividade do solo devem ser consideradas no estágio inicial do projeto. Este parâmetro pode ser útil para dimensionar o subsistema de aterramento, que pode influenciar certos detalhes do projeto civil das fundações.
V. O projeto, a instalação e os materiais utilizados em um SPDA devem atender plenamente a esta Norma. Não são admitidos quaisquer recursos artificiais destinados a aumentar o raio de proteção dos captores, tais como captores com formatos especiais, ou de metais de alta condutividade, ou ainda ionizantes, radioativos ou não. Os SPDA que tenham sido instalados com tais captores devem ser redimensionados e substituídos de modo a atender a esta Norma.

É correto o que consta em
Alternativas
Q72013 Arquitetura
A NBR 5419 refere: Elementos condutores expostos (do ponto de vista físico) que não possam suportar o impacto direto do raio devem ser colocados dentro da zona de proteção de captores específicos, integrados ao SPDA.

Considerando a assertiva acima, são elementos que se enquadram como exemplo:

I. coberturas metálicas sobre o volume a proteger.
II. rufos e/ou calhas periféricas de recolhimento de águas pluviais.
III. estruturas metálicas de suporte de envidraçados, para fachadas, acima de 20 m do solo ou de uma superfície horizontal circundante.
IV. guarda-corpos, caixilhos e outros elementos condutores expostos, para fachadas, acima de 20 m da superfície horizontal circundante.

É correto o que consta em

Alternativas
Q72014 Arquitetura
Conforme a NBR 5413, para a classe Iluminação geral para área de trabalho, tarefas com requisitos visuais normais, com trabalho médio de maquinaria, os escritórios devem necessariamente ficar com a iluminância entre
Alternativas
Q72015 Arquitetura
As instalações hidráulicas prediais frias devem seguir padrões de projeto que satisfaçam os seguintes requisitos:

I. preservar sempre a potabilidade da água servida.
II. garantir o fornecimento de forma contínua.
III. possibilitar o fornecimento em quantidade adequada, de forma contínua, com pressão e velocidade compatíveis com os equipamentos sanitários.
IV. proporcionar conforto na utilização, localização e facilidade de operação do sistema.

É correto o que consta em
Alternativas
Q72016 Arquitetura
Diâmetro Nominal (DN) de um tubo de PVC branco é:
Alternativas
Q72017 Arquitetura
Em um telhado, cuja linha divisa do lote esteja encostada à edificação, geralmente é exigido que
Alternativas
Q72018 Arquitetura
Conforme normas do Corpo de Bombeiros, dos corredores para as saídas de emergências de um edifício deve ter, no mínimo,
Alternativas
Q72019 Arquitetura
Conforme normas do Corpo de Bombeiros, as portas que abrem no sentido do trânsito de saída, para dentro de rotas de saída, em ângulo de 90º, devem ficar em recessos de paredes, de forma a não reduzir a largura efetiva em valor maior do que uma determinada dimensão e, também, as portas que abrem para dentro de rotas de saída, em ângulo de 180º, em seu movimento de abrir, no sentido do trânsito de saída, não podem diminuir a largura efetiva destas em valor menor que a metade, sempre mantendo uma largura mínima livre de uma determinada dimensão, para as ocupações em geral. Considere o exemplo da figura.

Imagem 002.jpg

As medidas destacadas no texto correspondem, respectivamente, a:

Alternativas
Q72020 Arquitetura
Conforme normas do Corpo de Bombeiros, as distâncias máximas a serem percorridas para atingir um local seguro (espaço livre exterior, área de refúgio, escada comum de saída de emergência, protegida ou à prova de fumaça), tendo em vista o risco à vida humana decorrente do fogo e da fumaça, devem considerar:

I. o acréscimo de risco quando a fuga é possível em apenas um sentido.
II. o acréscimo de risco em função das características construtivas da edificação.
III. a redução de risco em caso de proteção por chuveiros automáticos ou detectores.
IV. a redução de risco pela facilidade de saídas em edificações térreas.

É correto o que consta em

Alternativas
Q72021 Arquitetura
A Norma NBR 6118/2003 demanda que a agressividade do meio ambiente está relacionada às ações físicas e químicas que atuam sobre as estruturas de concreto, independentemente das ações mecânicas, das variações volumétricas de origem térmica, da retração hidráulica e outras previstas no dimensionamento das estruturas de concreto. E, nos projetos das estruturas correntes, a agressividade ambiental deve ser classificada de acordo com o apresentado na tabela abaixo e pode ser avaliada, simplificadamente, segundo as condições de exposição da estrutura ou de suas partes.

Imagem 003.jpg

A ordem correta da classificação geral do tipo de ambiente, para efeito de projeto estabelecido na tabela, corresponde a:

Alternativas
Q72022 Arquitetura
Para cargas permanentes em um edifício, quando forem previstas paredes divisórias, sem definição no projeto, o cálculo de pisos/laje com suficiente capacidade de distribuição transversal das cargas referentes a tais paredes, quando não for feito por processo exato, pode ser feito, admitindo, além dos demais carregamentos, uma carga

Alternativas
Q72023 Arquitetura
Numa obra de porte, as sondagens à percussão são indispensáveis e devem ser feitas conforme as diretrizes da NBR 6484. Tais sondagens devem fornecer
Alternativas
Q72024 Arquitetura
Uma fundação é solicitada à carga excêntrica quando esta é submetida a uma força
Alternativas
Q72025 Arquitetura
Conforme a NBR 5681 - NB501, o controle tecnológico é mínimo obrigatório na execução de aterro em qualquer conjunto dos seguintes casos:

Alternativas
Q72026 Arquitetura
A NBR 9050/2004 estabelece algumas dimensões mínimas necessárias para uma manobra de cadeira de rodas sem deslocamento.

Imagem 019.jpg

Imagem 020.jpg

Alternativas
Q72027 Arquitetura
Com base na NBR 9050 e referente à sinalização para pessoas com deficiência visual, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Q72028 Arquitetura
Quando se incorporam às rotas de fuga escadas de emergência, devem ser previstas áreas de resgate, com espaço reservado e demarcado para o posicionamento de pessoas em cadeiras de rodas, dimensionadas de acordo com o M.R. (módulo de referência), que devem ser sinalizadas. A área deve ser ventilada e fora do fluxo principal de circulação, conforme exemplos abaixo. A distância mínima prevista pela norma entre os M.R. e a escada ou portas de acesso corresponde a

Imagem 021.jpg

Alternativas
Q72029 Arquitetura
Considere as figuras abaixo representadas.

Imagem 022.jpg

Com h = 0,60 m e C = 4,50 m, quanto à porcentagem de inclinação da rampa e à norma NBR 9050, respectivamente, é correto concluir:

Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: D
4: A
5: A
6: C
7: B
8: D
9: E
10: A
11: B
12: C
13: A
14: D
15: B
16: C
17: E
18: D
19: A
20: C