Questões de Concurso Público TRF - 4ª REGIÃO 2010 para Técnico Judiciário - Segurança e Transporte
Foram encontradas 17 questões
I. Engloba, dentre outras, ações de cunho reativo após o acontecimento de determinados eventos indesejáveis, como os chamados 4-R: resposta, reassunção, recuperação e restauração.
II. É um dos programas do gerenciamento de crises, fazendo parte dele, uma vez que o planejamento de contingência é mais prático, mais concreto, tratando da administração da contingência ocorrida, como por exemplo, as diretrizes de atuação de uma equipe.
III. Engloba, dentre outras, ações de cunho preventivo, como programas de prevenção e de treinamento, visando prevenir e minimizar impactos que possam ser causados por eventos indesejados.
IV. Não deve englobar ações e procedimentos emergenciais que, por sua característica de ocorrências eminentemente repentinas e abruptas, devem integrar o plano de emergências.
V. Como regra geral, deve ser apresentado na forma escrita, em linguagem simples e clara (evitando linguagens muito técnicas), sendo permanentemente atualizado e disponível a toda a empresa.
É correto o que consta APENAS em
I. Como consequência dos danos causados pelo incêndio na sala de no-breaks, tivemos o risco de ficar sem acesso ao banco de dados caso houvesse queda da energia elétrica; se isso ocorresse, a empresa poderia sofrer perdas terríveis.
II. Considerando o alto grau de sensibilidade dos bancos de dados da empresa, não podemos correr o risco de ficar sem acesso às informações.
III. Os danos resultantes da invasão de nosso banco de dados por hackers são incalculáveis até o momento. Com o sistema desprotegido, ainda sofremos a ameaça de novas invasões.
IV. Existe um alto nível de periculosidade envolvida no transporte dos diretores da empresa, haja vista o alto grau de sensibilidade que acomete a tais cargos e o trajeto escolhido.
V. Embora a empresa esteja localizada em um bairro considerado de vizinhança tranquila, especificamente nos arredores da empresa, fazemos divisa com um banco no lado direito, uma joalheria no lado esquerdo e um terreno baldio no fundo.
Está correto o emprego dos termos técnicos grifados, relativos à segurança física e patrimonial, APENAS nos itens
1. Compreende todas as atividades, medidas e procedimentos dos quais resultem na limitação de circulação de veículos, visitantes, material, documentos e até informações.
2. Compreende atividades de minimização de riscos e/ou ameaças contra pessoas físicas, jurídicas ou contra o patrimônio.
3. Compreende uma probabilidade de acontecimento de uma ocorrência com potencialidade para causar um dano.
4. Compreende a produção de conhecimentos de interesse e proporciona a salvaguarda da segurança dos "segredos" da empresa.
As definições acima correspondem, correta e respectivamente, a:
I. O acionamento dos órgãos de segurança pública, sempre que oportuno e cabível, é a medida mais importante quando se tratar de medidas de gestão da segurança física e patrimonial.
II. A proteção física se dá por meio de elementos, dos mais simples aos mais sofisticados, como cercas, câmeras de segurança ostensivas ou dissimuladas e alarmes com sensores de movimento, entre outros.
III. As medidas de controle de acesso propriamente ditas podem ser, dentre outras: pessoais, quando se emprega um vigilante em uma ronda, por exemplo; ou instrumentais, quando se emprega equipamentos em conjunto com elemento humano, no caso de um vigilante em uma guarita, por exemplo.
IV. A localização da edificação, seu conteúdo, o uso a que se destina e as medidas de segurança nela presentes são circunstâncias que influenciam na avaliação de riscos da edificação.
V. Quanto ao sistema de iluminação de emergência, quando se tratar de blocos autônomos, como permanecem desligados nas situações rotineiras, não são de interesse da segurança física e patrimonial, ao contrário da iluminação normal da edificação.
A correlação verdadeiro (V) e falso (F), para cada item acima, está correta em:
I. As portas corta-fogo das saídas de emergência estavam abertas, no sentido das rotas de fuga, ficando livre a passagem das rotas para saída dos ocupantes em caso de incêndio, sem obstruções nessas rotas, que possuem largura de 1,20 metro.
II. Os pontos de iluminação de emergência possuem central com bateria, que estava em funcionamento, porém tal central não estava em local com vigilância permanente 24 horas por dia.
III. A área destinada ao gerador de energia, este de pequeno porte, estava protegida por 4 extintores de espuma mecânica, devidamente sinalizados e com altura de fixação máxima de 1,60 metro.
IV. O sistema de alarme de incêndio estava com as botoeiras de acionamento sinalizadas, com sirenes para cada botão acionador e segurança a cada 24 horas na central de alarme, em esquema de revezamento, havendo alternância das pessoas.
V. Os extintores de incêndio estavam localizados a cada 20 metros no interior da edificação, devidamente sinalizados e com altura de fixação máxima de 1,60 metro.
VI. Os hidrantes estavam desobstruídos e sinalizados, pintados na cor vermelha, trancados para evitar atitudes negligentes de terceiros, sendo que todos os seguranças e brigadistas da edificação possuem as cópias das chaves.
De acordo com as medidas e normas de segurança contra incêndio, são corretas as situações dispostas APENAS em
I. corresponde à temperatura mínima necessária para que um combustível desprenda vapores ou gases inflamáveis que se incendeiam somente com a presença de uma fonte de calor;
II. corresponde à temperatura mínima em que um combustível desprenda vapores a gases inflamáveis que se incendeiam mesmo após a retirada da fonte de calor;
III. corresponde à temperatura mínima em que um combustível desprende vapores e gases inflamáveis e estes se incendeiam, independentemente da presença ou não de uma fonte de calor.
As descrições dos itens I, II e III correspondem, correta e respectivamente, ao ponto de