Questões de Concurso Público Copergás - PE 2011 para Técnico Operacional - Segurança do Trabalho
Foram encontradas 24 questões
Considere:
I. Utilizar anteparos metálicos para proteger materiais combustíveis que não possam ser retirados, incluindo estoques e máquinas com acúmulo de graxas;
II. cuidados com máquinas hidráulicas, onde eventuais vazamentos de fluído hidráulico devem ser limpos e secos;
III. pisos de madeira revestidos de materiais combustíveis devem ser cobertos com chapas metálicas;
IV. proteção da área do forro exposta ao trabalho a quente.
As medidas adotadas no trabalho a quente são denominadas
Sobre o documento Perfil Profissiográfico Previdenciário − PPP, considere:
I. Comprovar as condições para habilitação de benefícios e serviços previdenciários, nos casos de solicitação de aposentadoria por tempo de serviço ou afastamento médico, pelo trabalhador regularmente registrado.
II. Prover o trabalhador de meios de prova produzidos pelo empregador perante a Previdência Social, a outros órgãos públicos e aos sindicatos, de forma a garantir todo direito decorrente da relação de trabalho, seja ele individual, ou difuso e coletivo.
III. Prover a empresa de meios de prova produzidos em tempo real, de modo a organizar e a individualizar as informações contidas em seus diversos setores ao longo dos anos, possibilitando que a empresa evite ações judiciais indevidas relativas a seus trabalhadores.
IV. Possibilitar aos administradores públicos e privados acesso a bases de informações fidedignas, como fonte primária de informação estatística, para desenvolvimento de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como definição de políticas em saúde coletiva. Tendo em vista a finalidade do Perfil
Profissiográfico Previdenciário − PPP, numa relação trabalhista, está correto o que consta em
A Norma Regulamentadora 12 − NR 12 − Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos estabelece que:
I. As vias principais de circulação nos locais de trabalho e às que conduzem as saídas devem ter, no mínimo, 1,00 m de largura.
II. Os materiais em utilização no processo produtivo podem ser alocados em qualquer área e sinalizados quando se tratar de áreas externas.
III. A distância mínima entre máquinas e equipamentos deve ser de 0,60 m (sessenta centímetros) a 0,80 m (oitenta centímetros), a critério da autoridade competente em segurança e medicina do trabalho.
IV. Os protetores devem permanecer fixados, firmemente, à máquina, ao equipamento, piso ou a qualquer outra parte fixa, por meio de dispositivos que, em caso de necessidade, permitam sua retirada e recolocação imediatas.
Está correto o que consta em
Sobre a Norma Regulamentadora 25 − NR 25 − Resíduos Industriais, considere:
I. Os resíduos industriais devem ter destino adequado sendo proibido o lançamento ou a liberação no ambiente de trabalho de quaisquer contaminantes que possam comprometer a segurança e saúde dos trabalhadores.
II. Os métodos e procedimentos de análise dos contaminantes gasosos tratados na NR 25 estão fixados na Norma Regulamentadora 19 − NR 19 − Atividades e operações insalubres.
III. Os resíduos sólidos e líquidos de alta toxicidade e periculosidade devem ser dispostos com o conhecimento, aquiescência e auxílio de entidades especializadas/públicas e no campo de sua competência.
IV. Os resíduos líquidos e sólidos produzidos por processos e operações industriais deverão ser lançados dentro do próprio parque industrial, de forma a evitar riscos à saúde e à segurança da população lindeira.
V. Os trabalhadores envolvidos em atividades de coleta, manipulação, acondicionamento, armazenamento, transporte, tratamento e disposição de resíduos devem ser capacitados pela empresa, de forma continuada, sobre os riscos envolvidos e as medidas de controle e eliminação adequadas.
Está correto o que consta APENAS em
Sobre a Norma Regulamentadora 09 − NR 09 − Programa de prevenção de riscos ambientais (PPRA), considere:
I. Uma análise global do PPRA deverá ser efetuada, sempre que necessário e pelo menos uma vez ao ano, para avaliação do seu desenvolvimento e realização dos ajustes necessários e estabelecimento de novas metas e prioridades.
II. A implantação de medidas de caráter coletivo deverá ser acompanhada de treinamento dos trabalhadores quanto aos procedimentos que assegurem a sua eficiência e de informação sobre as eventuais limitações de proteção que ofereçam.
III. As ações do PPRA devem ser desenvolvidas no âmbito da matriz da empresa, sob a responsabilidade do empregador, sendo válida para todas as filiais e deve prever a participação dos trabalhadores.
IV. O PPRA deve estabelecer critérios e mecanismos de avaliação da eficácia das medidas de proteção implantadas, considerando os dados obtidos nas avaliações realizadas e no controle médico da saúde previsto na NR 07.
Está correto o que se afirma em