Questões de Concurso Público TCE-AP 2012 para Analista de Controle Externo - Meio Ambiente
Foram encontradas 4 questões
Considere as afirmativas abaixo e escolha a alternativa que explique de forma correta as razões que levaram a esta redução da taxa de mortalidade infantil brasileira.
I. Melhores condições de vida e trabalho. .
II. Menos infecções, especialmente aquelas que se previnem com vacinas; o que contribuiu para uma grande redução de casos de meningite e pneumonia na população.
III. Significativa redução de diarreias como causa de morte, em consequência de melhor saneamento e aplicação de vacinas contra os enteropatógenos associados com a diarreia aguda.
IV. Maior taxa de fecundidade.
V. Maior quantidade e qualidade de alimentação. .
Está correto o que se afirma SOMENTE em
As etapas apresentadas abaixo representam exemplos de parte das fases metodológicas da avaliação de risco ambiental ou ecológico, realizadas neste estudo.
I. Determinação dos estressores, propriedades físico- químicas e comportamento no ambiente.
II. Cálculo do quociente de risco.
III. Geração de dados dos efeitos ecotoxicológicos por meio de bioensaios.
IV. Identificação dos receptores e das espécies-alvo de análise e determinação das rotas de exposição.
V. Execução da função controle - redução do risco ou alcance de padrões.
Escolha a alternativa que organize corretamente as etapas realizadas com as fases metodológicas de avaliação de risco ambiental, a saber: Identificação do perigo, Análise de exposição, Análise de toxicidade, Caracterização do risco e Monitoramento.
I. Em toxicologia ambiental preocupamo-nos com os efeitos diretos dos xenobióticos, em relação ao tempo que levam para causar a toxicidade (se curto ou agudo, ou se longo ou crônico), e se esta toxicidade tem caráter letal ou sub-letal.
II. Em testes de toxicidade aguda são utilizados parâmetros estatísticos que avaliam efeitos sub-letais como de inibição de crescimento, quantificação e desenvolvimento da prole, e, obedecem a seguinte relação de análise: NOEC
III. Toxicidade é a capacidade inerente e potencial do agente tóxico de provocar efeitos nocivos em organismos vivos. O efeito tóxico é geralmente proporcional à sua concentração no sítio de ação.
Está correto o que se afirma SOMENTE em
Alguns resultados são mostrados na tabela abaixo:
Considere as seguintes afirmativas à respeito dos dados apresentados.
I. O valor de LOEC indica a menor concentração em que os efeitos deletérios são observados e, é importante lembrar que ele é uma diferença estatística ou não, entre tratamentos e controle, e que por si só, não pode estimar limites de confiança.
II. A confiança na indicação dada pelo NOEC, LOEC e CL50, na realidade, dependerá das concentrações de teste e nível de replicados, da variedade entre replicados, da capacidade do operador e do teste estatístico ou nível de significância escolhido.
III. Dos dois praguicidas avaliados, o no 2 foi o que apresentou maior toxicidade aguda. Em forma decrescente de toxicidade, os dois praguicidas podem ser avaliados como: praguicida 2 > praguicida 1. A toxicidade dos dois agentes tóxicos avaliados mostrou diminuir com o tempo.
Está correto o que se afirma SOMENTE em