Questões de Concurso Público TRT - 6ª Região (PE) 2012 para Analista Judiciário - Medicina do Trabalho

Foram encontradas 37 questões

Q241687 Segurança e Saúde no Trabalho
Sobre o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, é correto afirmar:
Alternativas
Q241688 Segurança e Saúde no Trabalho
Carlos é funcionário de uma indústria farmacêutica e trabalha operando uma empilhadeira. Há dois meses sofreu uma fratura de tornozelo em um acidente automobilístico quando retornava da casa de sua namorada. Recebeu o tratamento apropriado e hoje retorna às atividades laborais.

O exame médico de retorno ao trabalho
Alternativas
Q241689 Segurança e Saúde no Trabalho
O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA considera como riscos ambientais aqueles representados por agentes físicos, químicos ou biológicos, capazes de causar dano à saúde do trabalhador.

Considere as afirmativas:

I. Vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, poeiras e névoas constituem agentes físicos.
II. Gases, vapores, radiações ionizantes e não ionizantes constituem agentes químicos.
III. Bactérias, fungos, vírus, protozoários e fumos constituem agentes biológicos.

Está INCORRETO o que se afirma em
Alternativas
Q241690 Segurança e Saúde no Trabalho
Sobre os profissionais que integram os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, é correto afirmar:
Alternativas
Q241691 Segurança e Saúde no Trabalho
Sobre a organização, funcionamento e treinamento das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes - CIPA, é correto afirmar:

Alternativas
Q241692 Segurança e Saúde no Trabalho
A Norma Regulamentadora No 15, que discorre sobre atividades e operações insalubres, estabelece:
Alternativas
Q241693 Segurança e Saúde no Trabalho
O exercício de trabalho em condições de insalubridade de graus máximo, médio e mínimo assegura ao trabalhador a percepção de acréscimo salarial, respectivamente, equivalente a:
Alternativas
Q241694 Segurança e Saúde no Trabalho
A Norma Regulamentadora No 16, sobre as atividades e operações perigosas, estabelece:

I. O armazenamento e transporte de explosivos e de inflamáveis são caracterizados como atividades ou operações perigosas.
II. Ao trabalhador é assegurada a percepção de adicional de 30% sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa.
III. As operações de transporte de inflamáveis líquidos ou gasosos liquefeitos, em quaisquer vasilhames e a granel, são consideradas em condições de periculosidade, exceto para o transporte em pequenas quantidades (estabelecidas por esta Norma) e excluídas as quantidades de inflamáveis contidas nos tanques para consumo próprio dos veículos.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q241695 Segurança e Saúde no Trabalho
Um médico do trabalho é consultado por uma construtora que irá iniciar a obra de um condomínio, com 45 trabalhadores, sobre a necessidade de comunicação prévia e elaboração do Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho - PCMAT. Ele afirma corretamente que
Alternativas
Q241696 Segurança e Saúde no Trabalho
Uma empreiteira iniciará, simultaneamente, duas obras, uma com 80 e outra com 120 trabalhadores em uma mesma cidade do interior do Estado de Pernambuco. A previsão de término das obras é de 250 e 200 dias, respectivamente. Sobre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA a ser constituída, é correto afirmar que
Alternativas
Q241697 Segurança e Saúde no Trabalho
O período de carência para que faça jus à aposentadoria por invalidez é de

Alternativas
Q241698 Segurança e Saúde no Trabalho
Supondo que Eunice tenha direito à aposentadoria por invalidez e necessite de auxílio permanente de outra pessoa a aposentadoria consistirá em
Alternativas
Q241699 Segurança e Saúde no Trabalho
A Vigilância Ambiental em Saúde é um conjunto de ações que proporciona o conhecimento e a detecção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou outros agravos à saúde. São objetivos da Vigilância Ambiental em Saúde:

I. Identificar os riscos e divulgar as informações referentes aos fatores ambientais condicionantes e determinantes das doenças e outros agravos à saúde.
II. Produzir e interpretar informações, visando a disponibilizar ao SUS instrumentos para o planejamento e execução de ações relativas às atividades de promoção da saúde e de prevenção e controle de doenças relacionadas ao meio ambiente.
III. Fiscalizar a execução das ações de proteção da saúde humana relacionadas ao controle e recuperação do meio ambiente, aplicando as multas cabíveis ao detectar o descumprimento das normas que regem as relações entre trabalho e meio ambiente.
IV. Conhecer e estimular a interação entre saúde, meio ambiente e desenvolvimento, visando ao fortalecimento da participação da população na promoção da saúde e qualidade de vida.

Está correto o que se afirma APENAS em
Alternativas
Q241700 Segurança e Saúde no Trabalho
A Norma Operacional de Saúde do Trabalhador (NOST- SUS), de 30 de outubro de 1998, tem por objetivo orientar e instrumentalizar a realização das ações de saúde dos trabalhadores, pelos Estados, Distrito Federal e Municípios. São ações previstas nesta Norma a

I. garantia do atendimento ao acidentado do trabalho e ao suspeito ou portador de doença profissional ou do trabalho, por meio da rede própria ou contratada, dentro de seu nível de responsabilidade da atenção.
II. notificação dos agravos à saúde e dos riscos relacionados com o trabalho, alimentando regularmente o sistema de informações dos órgãos e serviços de vigilância, assim como a base de dados de interesse nacional.
III. realização de ações de vigilância nos ambientes e processos de trabalho, compreendendo a identificação das situações de risco e a tomada de medidas pertinentes para a resolução da situação e a investigação epidemiológica.

Os itens I, II e III são atribuições, respectivamente, das esferas
Alternativas
Q241701 Segurança e Saúde no Trabalho
Um aluno de pós-graduação em Medicina do Trabalho irá iniciar um estudo para investigar se a exposição ocupacional a radiações ionizantes constituiria um fator de risco estatisticamente significativo para a ocorrência de anemia aplástica. No ambulatório de hematologia de sua universidade, pôde encontrar 42 pacientes com este diagnóstico. O desenho de estudo mais apropriado e a medida de associação a ser encontrada são, respectivamente:
Alternativas
Q241702 Segurança e Saúde no Trabalho
Uma equipe de pesquisadores está desenvolvendo um novo teste bioquímico para o diagnóstico precoce da osteólise de falanges distais de quirodáctilos, doença relacionada à exposição ao cloreto de vinila, principalmente na indústria de síntese do PVC. O novo marcador, denominado beta-3-calcitolisina, é identificado mais precocemente do que as alterações radiológicas nos indivíduos que desenvolveram a doença. No processo de avaliação do teste diagnóstico, foram encontrados os resultados:

Imagem 006.jpg

Para este teste, a sensibilidade e a acurácia foram, res- pectivamente,
Alternativas
Q241703 Segurança e Saúde no Trabalho
A Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) é resultante de um processo fisiopatológico que ocorre fundamentalmente no(a) I , localizado no(a) II . Os verdadeiros receptores sensoriais deste órgão são as células III , que quando estimuladas geram impulsos que são transmitidos pelo IV até o sistema nervoso central.

A alternativa que preenche as lacunas I, II, III e IV, respectivamente, é
Alternativas
Q241707 Segurança e Saúde no Trabalho
Segundo o Quadro I da NR 7 - Parâmetros para Controle Biológico da Exposição Ocupacional a Alguns Agentes Químicos, a monitorização biológica de trabalhadores expostos a agentes químicos, como solventes orgânicos e alguns metais pesados, apontam que os indicadores biológicos da exposição
Alternativas
Q241708 Segurança e Saúde no Trabalho
Segundo o Quadro II da NR 7 - Parâmetros para Monitorização da Exposição Ocupacional a Alguns Riscos à Saúde, o controle médico de trabalhadores expostos a aero-dispersoides determina que os
Alternativas
Q241709 Segurança e Saúde no Trabalho
Trabalhadores de indústria de lâmpadas fluorescentes, manutenção de aparelhos de precisão e indústria de fabricação de soda cáustica tem em comum o risco de exposição ao metal pesado
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: E
4: A
5: D
6: C
7: B
8: E
9: D
10: B
11: A
12: C
13: D
14: A
15: E
16: C
17: B
18: A
19: B
20: E