Questões de Concurso Público AL-RN 2013 para Analista Legislativo - Analista de Sistemas

Foram encontradas 16 questões

Q349816 Engenharia de Software
No desenvolvimento orientado a objetos, uma das metodologias usadas na modelagem e projeto de sistemas de informação,
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Q349818 Engenharia de Software
Metodologias estruturadas podem ser utilizadas para documentar, analisar e projetar sistemas de informação. Quando se utiliza essas metodologias, a ferramenta primária para representar os processos componentes de um sistema e as interfaces entre eles é o Diagrama de
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Q349819 Engenharia de Software
Há diversos métodos que podem ser utilizados na construção de sistemas de informação. Sobre eles, analise:

I. O desenvolvimento é feito em estágios formais, que devem evoluir em sequência e ter resultados definidos. Cada um precisa ser formalmente aprovado antes que o próximo se inicie. É indicado para grandes projetos que exijam especificações formais e rígido controle administrativo sobre cada estágio do desenvolvimento.

II. Consiste em desenvolver um sistema experimental de maneira rápida e barata para que os usuários finais interajam com ele e o avaliem. Esse sistema é refinado e aperfeiçoado até que os usuários sintam que ele atende às suas necessidades, podendo ser usado como modelo para criar o sistema final.

Os itens I e II referem-se, respectivamente,
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Q349820 Engenharia de Software
A especificação UML 2.5 define dois tipos principais de diagramas UML: structure diagrams e behavior diagrams. Behavior diagrams mostram o comportamento dinâmico dos objetos em um sistema, que pode ser descrito como uma série de mudanças no sistema no decorrer do tempo. São exemplos de Behavior diagrams os diagramas de
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Q349824 Engenharia de Software
Com relação aos tipos de testes de software, considere:

I. Testes baseados em requisitos são uma abordagem sistemática para projeto de casos de teste em que se considera cada requisito e deriva-se um conjunto de testes para eles. São mais uma validação do que um teste de defeitos.

II. Testes de release são feitos pela própria equipe de desenvolvimento e devem centrar-se na descoberta de bugs no sistema, nos quais os casos de teste são projetados para expor os defeitos.

III. Testes de desenvolvimento incluem testes unitários, nos quais se testa objetos e métodos específicos; testes de componentes, em que se testa diversos grupos de objetos; e testes de sistema, nos quais se testa sistemas parciais ou completos.

IV. Teste beta é um tipo de teste de usuário em que os usuários do software trabalham com a equipe de desenvolvimento para testar o software no local do desenvolvedor.

Está correto o que se afirma APENAS em
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Q349825 Engenharia de Software
Uma métrica de software é uma característica de um sistema de software, documentação de sistema ou processo de desenvolvimento que pode ser objetivamente medido. Sobre as métricas de software é correto afirmar que

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Q349826 Engenharia de Software
A técnica de Análise por Pontos de Função - APF
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Q349827 Engenharia de Software
O primeiro modelo de desenvolvimento de software a ser publicado foi derivado de processos mais gerais da engenharia de sistemas. Por causa do encadeamento entre uma fase e outra, esse modelo é conhecido como modelo em cascata ou ciclo de vida de software. Dentre seus principais estágios se encontram a análise e definição de requisitos, o projeto de sistema e software e
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Q349830 Engenharia de Software
Um dos conceitos básicos de orientação a objetos é o fato de um objeto, ao tentar acessar as propriedades de outro objeto, deve sempre fazê-lo por uso de métodos do objeto ao qual se deseja atribuir ou requisitar uma informação, mantendo ambos os objetos isolados. A essa propriedade da orientação a objetos se dá o nome de
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Q349831 Engenharia de Software
José foi incumbido de modelar as classes do sistema que a empresa estava desenvolvendo. Ele se deparou com as seguintes classes:

Classe 1, que possui os atributos data de nascimento, nome, sexo e um método para calcular a idade no calendário Gregoriano.

Classe 2, que possui os atributos data de nascimento, nome, sexo, telefone e um método para calcular a idade no calendário Chinês.

Classe 3, que possui os atributos data de nascimento, nome, sexo e um método para calcular a idade no calendário Juliano.

Por ser conhecedor de técnicas de orientação a objetos, ele propôs que fosse criada uma classe com os atributos comuns e o método de cálculo da idade. Sugeriu que fossem criadas classes baseadas nessa primeira e que apenas alterassem o que não fosse comum, como a inclusão do atributo telefone e diferentes tipos de implementação para o método do cálculo da idade. Deste modo ele utilizou, respectivamente, as técnicas de
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Q349832 Engenharia de Software
Em orientação a objetos, o processo ou resultado de generalização por redução do conteúdo da informação de um conceito ou fenômeno observável, normalmente para reter apenas a informação que é relevante para um propósito particular é chamado de
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Q349834 Engenharia de Software
O diagrama que permite descrever o comportamento interno de uma classe, apresentando sua dinâmica, descrevendo posições durante a vida do objeto com caminhos representando seu fluxo de execução e os gatilhos que provocam as mudanças de fluxo é chamado de diagrama de
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Q349835 Engenharia de Software
Os diagramas de classes ilustram atributos e operações de uma classe. Um diagrama de classes em notação UML utiliza
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Q349836 Engenharia de Software
Um diagrama da UML mostra um processo de negócio ou um processo de software como um fluxo de trabalho por meio de uma série de ações. Pessoas, computadores ou componentes de software podem executar essas ações.
Seu uso pode descrever os processos de vários tipos, como:

I. Um processo de negócios ou um fluxo de trabalho entre usuários e o seu sistema. II. As etapas executadas em um caso de uso.
III. Um protocolo de software, ou seja, as sequências permitidas de interações entre os componentes.
IV. Um algoritmo de software.

Este diagrama é chamado de Diagrama de
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Q349837 Engenharia de Software
Os diagramas UML podem ser divididos em dois grandes grupos, Diagramas Estruturais e Diagramas Comportamentais. Analise a lista de diagramas abaixo:

I. Componentes.
II. Comunicação.
III. Implantação.
IV. Caso de Uso.
V. Classes.
VI. Estados.

São Diagramas Comportamentais APENAS os descritos em
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Q349838 Engenharia de Software
O teste de software é destinado a mostrar que um programa faz o que é proposto a fazer e a descobrir seus defeitos antes do uso. O processo de teste tem dois objetivos distintos:

1. Demonstrar ao desenvolvedor e ao cliente que o software atende a seus requisitos.
2. Descobrir situações em que o software se comporta de maneira incorreta, indesejável ou de forma diferente das especificações.

Desse modo, é correto afirmar que
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Respostas
1: C
2: C
3: A
4: D
5: A
6: C
7: B
8: E
9: E
10: A
11: B
12: C
13: A
14: E
15: E
16: D