Questões de Concurso Público MPE-CE 2013 para Analista Ministerial - Ciências da Computação

Foram encontradas 6 questões

Q408477 Segurança da Informação
A Medida Provisória no 2200-2, de 24 de agosto de 2001, instituiu a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) para garantir a autenticidade, a integridade e a validade jurídica de documentos em forma eletrônica. A ICP-Brasil é composta por uma autoridade gestora de políticas e pela cadeia de autoridades certificadoras composta
Alternativas
Q408479 Segurança da Informação
Um Plano de Continuidade de Negócios pode ser subdividido em Plano de Administração de Crises (PAC), Plano de Recuperação de Desastres (PRD) e Plano de Continuidade Operacional (PCO) que são descritos abaixo:

1. A ativação dos recursos de contingência são características ativas desse plano. Se um link de internet ficar indisponível, esse plano pode definir a utilização de um link secundário, inclusive de menor capacidade visando a não interrupção das atividades.

2. Tem por objetivo definir a responsabilidade dos contatos-chave que conhecem o plano. Esses contatos atuam antes, durante e depois que ocorre um incidente que interrompe a continuidade de negócios, conhecendo todos os procedimentos para retorno e normalização das atividades.

3. Tem o objetivo de restabelecer as atividades o mais breve possível, minimizando o impacto causado pelo desastre. Esse plano possui seu escopo restrito, não tratando de interrupções menores que não requerem mudanças de locais. Cada cenário precisa de um estudo detalhado.

A associação correta entre o plano e sua descrição é expressa em
Alternativas
Q408481 Segurança da Informação
Há diferentes tipos de vírus. Alguns procuram permanecer ocultos, infectando arquivos do disco e executando uma série de atividades sem o conhecimento do usuário. Há outros que permanecem inativos durante certos períodos, entrando em atividade apenas em datas específicas. Alguns dos tipos de vírus mais comuns são apresentados nas afirmativas abaixo. Assinale o que NÃO se trata de um vírus.
Alternativas
Q408483 Segurança da Informação
Sobre criptografia, analise:

I. Quando usada para o compartilhamento de informações, se torna complexa e pouco escalável, em virtude da necessidade de um canal de comunicação seguro para promover o compartilhamento da chave secreta entre as partes e da dificuldade de gerenciamento de grandes quantidades de chaves.

II. Apesar de possuir um processamento mais lento, resolve estes problemas visto que facilita o gerenciamento (pois não requer que se mantenha uma chave secreta com cada um que desejar se comunicar) e dispensa a necessidade de um canal de comunicação seguro para o compartilhamento de chaves.

Sobre estas afirmativas é correto afirmar que
Alternativas
Q408484 Segurança da Informação
Sobre a seção 13 da Norma NBR ISO/IEC 27002:2005 que trata da Gestão de Incidentes de Segurança de Informação, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q408485 Segurança da Informação
Uma organização governamental adotou as seguintes diretrizes em relação às cópias de segurança:

- Definição e formalização de uma política de cópias de segurança (backups) que inclua o código-fonte e a base de dados com base nas necessidades de negócio, incluindo procedimentos regulares de recuperação e observando as recomendações contidas no controle adequado da Norma NBR ISO/IEC 27002:2005.

- Considerando a necessidade de proteger o sigilo das informações, deve-se avaliar a conveniência de criptografar os dados gravados nas mídias das cópias de segurança, conforme recomenda a diretriz para implementação do controle adequado da Norma NBR ISO/IEC 27002:2005.

Estas diretrizes se referem à seção da Norma que possui em uma de suas categorias, o controle Cópias de segurança:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: E
4: D
5: B
6: D