Questões de Concurso Público MPE-MA 2013 para Analista Ministerial - Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Foram encontradas 15 questões

Q406628 Engenharia de Software
Com relação ao Scrum considere:

I. Refere-se às equipes de desenvolvimento.
II. Refere-se às sprints.

Assinale a alternativa em que as duas afirmativas sobre I e II são verdadeiras:
Alternativas
Q406629 Engenharia de Software
Observe a figura que apresenta elementos básicos do framework Scrum.

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As caixas I, II, III e IV são, correta e respectivamente, preenchidas por:
Alternativas
Q406630 Engenharia de Software
Um processo de desenvolvimento de software em geral tem como entrada os requisitos do sistema e como saída um produto fornecido. Analise as afirmativas sobre este tema.

I. O desenvolvimento de software envolve os estágios: análise e definição de requisitos, projeto do sistema, codificação, testes e entrega do sistema. Assim, o ciclo de vida do software descreve a vida do produto de software desde sua concepção até a implementação e entrega.

II. Um dos primeiros modelos propostos foi o cascata. Neste modelo o desenvolvimento de um estágio deve terminar antes do próximo começar. O modelo em V é uma variação do modelo em cascata, que mostra como as atividades de teste estão relacionadas com a análise e o projeto. A codificação forma o V do vértice.

III. O modelo em cascata pode ser incrementado com atividades de prototipação. A prototipação é um modelo de processo efetivo em que partes do sistema são construídas rapidamente com o objetivo de validar os requisitos. Caso novas alternativas sejam discutidas, deve-se começar o ciclo em cascata novamente, abandonando-se o protótipo.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q406631 Engenharia de Software
O RUP (Rational Unified Process) recomenda que o projeto e o desenvolvimento do software ocorram em fases. A fase que NÃO PERTENCE ao RUP é:
Alternativas
Q406632 Engenharia de Software
São programas que auxiliam no ciclo de desenvolvimento de um sistema, incluindo as fases de análise, testes e desenvolvimento e apoiam os processos de software. Oferecem um conjunto de serviços para apoiar uma ou mais atividades do processo de desenvolvimento de software. Podem ser divididas em tipos que: apoiam da análise até a geração do código; automatizam uma fase do desenvolvimento ou auxiliam numa etapa do projeto, como modelagem de dados e testes; e seguem uma metodologia específica como os métodos ágeis. Esta definição se refere à ferramenta
Alternativas
Q406633 Engenharia de Software
Na orientação a objetos, a herança permite definir uma classe como uma extensão de outra classe. As vantagens de utilizar herança são muitas e algumas delas são apresentadas abaixo. Assinale a alternativa INCORRETA em relação às vantagens do uso de herança.
Alternativas
Q406634 Engenharia de Software
Um dono de uma fábrica de brinquedos solicitou que seus engenheiros criassem um mesmo controle remoto para os brinquedos avião, carro e barco. A única restrição era que cada brinquedo atendesse aos comandos específicos definidos pelo controle. O controle remoto teria vários botões, sendo que todos eles seriam úteis para todos os brinquedos. Por exemplo, quando o usuário apertasse o botão mover, o controle enviaria o sinal MOVER para todos os brinquedos que estivessem em um raio de 2 metros. Desta forma, quando o brinquedo recebesse o sinal MOVER, ele se moveria de acordo com a sua função. Para o avião, mover significa VOAR, para o barco significa NAVEGAR e, para o automóvel, significa CORRER. Observe que os brinquedos respondem ao mesmo sinal de formas diferentes.

Na programação orientada a objetos, este exemplo ilustra um caso de
Alternativas
Q406635 Engenharia de Software
Atenção: Utilize a figura abaixo para responder às questões de números 38 e 39.

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Considere como classes as seguintes abstrações: Transporte, Aquático, errestre, Aéreo, Barco, Automóvel e Avião. Considere capacidade, número de rodas, cor, número de portas e placa como atributos.

A figura apresenta um exemplo de herança, em que as classes Aquático, Terrestre e Aéreo herdam da classe Transporte. A classe Barco herda da classe Aquático. A classe Automóvel herda de Terrestre. Avião herda de Aéreo.

Considerando as relações de herança, o número de atributos da classe Terrestre e da classe Automóvel são, respectivamente,
Alternativas
Q406636 Engenharia de Software
Atenção: Utilize a figura abaixo para responder às questões de números 38 e 39.

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Considerando a figura e os conceitos de orientação a objetos é correto dizer que
Alternativas
Q406637 Engenharia de Software
A habilidade em lidar com bibliotecas de classes, pacotes e interfaces é essencial para um programador que desenvolva aplicações orientadas a objetos. Sobre este tema assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q406638 Engenharia de Software
Atenção: Considere o diagrama UML 2 apresentado na figura abaixo e utilize-o para responder às questões de números 41 e 42.

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A figura acima refere-se a um diagrama de
Alternativas
Q406639 Engenharia de Software
Atenção: Considere o diagrama UML 2 apresentado na figura abaixo e utilize-o para responder às questões de números 41 e 42.

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O diagrama foi modelado desta maneira porque respeita as seguintes características:
Alternativas
Q406640 Engenharia de Software
Analise as definições relativas a 3 diagramas da UML 2.

I. Cada ator, bem como o sistema, é representado por uma linha vertical denominada linha de vida, e cada mensagem, por uma seta do emissor para o receptor. O tempo decorre de cima para baixo, mas o espaçamento é irrelevante. O diagrama mostra apenas a continuidade das mensagens, não sua sincronização exata.

II. Cada ator representa um tipo de objeto para o qual o sistema pode realizar um comportamento. O conjunto de atores representa o conjunto completo de objetos que o sistema pode servir. Os objetos acumulam comportamentos de todos os sistemas com os quais eles interagem como atores.

III. Mostra a sequência de etapas que compõem um processo complexo, como um algoritmo ou fluxo de trabalho. Uma seta não rotulada de uma atividade para outra neste diagrama indica que a 1ª atividade precisa ser concluída antes que a 2ª atividade comece.

As definições correspondem aos diagramas de:
Alternativas
Q406641 Engenharia de Software
Observe o seguinte cenário:

Joana efetua o login.
O sistema estabelece uma comunicação segura.
O sistema exibe informações dos serviços do MP-MA.
Joana faz um pedido de acesso a um processo judicial.
O sistema verifica se Joana tem autorização para acessar este processo.
O sistema exibe a tela de solicitação de senha de acesso.
Joana insere a senha.
O sistema verifica se a senha é válida.
O sistema permite o acesso ao processo.
Joana interage com os autos digitalizados.
Joana efetua o
logoff.
O sistema estabelece uma comunicação não segura.
O sistema exibe uma tela de despedida.


Um cenário contém mensagens entre objetos, bem como atividades realizadas pelos objetos. Um formato de texto é conveniente para escrever, mas não mostra claramente o emissor e o receptor de cada mensagem. O diagrama da UML 2 mais adequado para mostrar de forma gráfica este cenário é o diagrama de
Alternativas
Q406642 Engenharia de Software
Em UML, casos de uso mais complexos podem ser construídos de partes menores por meio de relações. Analise as descrições destas relações.

I. Incorpora um caso de uso dentro da sequência de comportamento de outro caso de uso. A notação UML 2 para esta relação é uma seta tracejada indo do caso de uso origem para o caso de uso destino com o nome da relação indicado na seta entre << >>.

II. Nesta relação um caso de uso pai tem o comportamento comum e os casos de uso filhos acrescentam variações a ele. A UML 2 indica esta relação por uma seta de traço contínuo partindo do caso de uso filho com a ponta triangular chegando ao caso de uso pai.

III. Acrescenta comportamento incremental a um caso de uso. Representa a situação em que alguma capacidade inicial é definida e mais tarde recursos são acrescentados. A notação UML 2 para esta relação é uma seta tracejada do caso de uso estendido até o caso de uso básico com o nome da relação indicado na seta entre << >>.

As relações I, II e III são correta e respectivamente definidas como:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: D
5: E
6: A
7: B
8: E
9: A
10: C
11: A
12: D
13: B
14: E
15: C