Questões de Concurso Público MPE-MA 2013 para Analista Ministerial - Segurança da Informação

Foram encontradas 17 questões

Q414430 Segurança da Informação
Considere o texto abaixo.
Ao fazer logon pela primeira vez em um servidor ou site da Web, será solicitado o nome de usuário (ID) e senha temporária. Ao digitar o ID e a senha do recurso e marcar a caixa de seleção Lembrar minha senha, as informações de logon são armazenadas com os dados da conta de usuário. Da próxima vez que esse usuário se conectar ao mesmo recurso, essas credenciais armazenadas são usadas para autenticá-lo automaticamente.

De acordo com as diretrizes da Norma ABNT NBR ISO/IEC 27002:2005, o procedimento descrito no texto
Alternativas
Q414432 Segurança da Informação
Indique a alternativa que pode conter um relacionamento mais apropriado entre os conceitos de AMEAÇA, IMPACTO, INCIDENTE e VULNERABILIDADE tratados pela Gestão de Riscos na Tecnologia da Informação.
Alternativas
Q414433 Segurança da Informação
O Cross-Site Scripting (XSS)

I. executa no cliente web um código malicioso que, necessariamente, está armazenado no servidor acessado;
II. explora vulnerabilidades relacionadas à falta de validação dos dados de entrada do usuário em uma página web;
III. serve de base técnica para a realização de ataques como o SQL Injection e Script Injection.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q414435 Segurança da Informação
Considere:

O Art. 9º do Marco Civil da Internet trata sobra a neutralidade: o responsável pela transmissão, comutação ou roteamento tem o dever de tratar de forma isonômica quaisquer pacotes de dados, sem distinção por conteúdo, origem e destino, serviço, terminal ou aplicativo.
Atendendo a interesses de grandes empresas de telecom, em Dubai aprovou-se uma resolução que foi gestada antes da reunião da União Internacional de Telecomunicações, sobre a Inspeção Profunda de Pacotes (DPI em Inglês), um mecanismo utilizado para poder rastrear o fluxo de informações que passa na rede das operadoras de telecom. Essa DPI mostra claramente que as empresas estão se preparando para quebrar a neutralidade da rede, interferir no fluxo de informação, e privilegiar o tráfego de dados para empresas que fizeram acordos.

Com certeza, a quebra da neutralidade implica na quebra da
Alternativas
Q414437 Segurança da Informação
As características técnicas:

I. Assina cada pacote com um número de sequência evitando o ataque do tipo Replay prevention.
II. Possui seu próprio mecanismo de filtragem de pacote evitando ataque do tipo DoS.
III. Utiliza o protocolo Internet Key Exchange (IKE) para trocar informações sobre mecanismos de segurança.
IV. Baseia-se em políticas (policies) para determinar o tipo e o nível de segurança a ser utilizado.

Referem-se ao

Alternativas
Q414445 Segurança da Informação
Para permitir que seja possível aplicar medidas de segurança na internet, é necessário que os serviços disponibilizados e as comunicações realizadas por este meio garantam alguns requisitos básicos, como Identificação, Autenticação e Autorização. A Autorização visa
Alternativas
Q414446 Segurança da Informação
A política de uso aceitável, também chamada de Termo de Uso ou Termo de Serviço, costuma ser disponibilizada na página Web e/ou ser apresentada no momento em que a pessoa passa a ter acesso aos recursos. Por exemplo, ao ser admitido em uma empresa, ao contratar um provedor de acesso ou ao utilizar serviços disponibilizados por meio da internet, como redes sociais e Webmail.
Algumas situações que geralmente são consideradas de uso abusivo (não aceitável) são:

I. Compartilhamento de senhas e divulgação de informações confidenciais.

II. Envio de boatos e mensagens contendo spam e códigos maliciosos e envio de mensagens com objetivo de difamar, caluniar ou ameaçar alguém.

III. Cópia e distribuição não autorizada de material protegido por direitos autorais e ataques a outros computadores.

IV. comprometimento de computadores ou redes.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q414447 Segurança da Informação
Considere:
I. Utiliza uma mesma chave tanto para codificar como para decodificar informações, sendo usada principalmente para garantir a confidencialidade dos dados.

II. Utiliza duas chaves distintas: uma pública, que pode ser livremente divulgada, e uma privada. Quando uma informação é codificada com uma das chaves, somente a outra chave do par pode decodificá-la.

Os itens acima descrevem, respectivamente,
Alternativas
Q414448 Segurança da Informação
A assinatura digital permite comprovar a ...... e a integridade de uma informação, ou seja, que ela foi realmente gerada por quem diz e que ela não foi alterada. A assinatura digital baseia-se no fato de que apenas o dono conhece a chave privada, garantindo deste modo que apenas ele possa ter efetuado a operação.

A lacuna é preenchida corretamente por
Alternativas
Q414449 Segurança da Informação
Um certificado digital pode ser comparado a um documento de identidade, por exemplo, ao passaporte, no qual constam dados pessoais e a identificação de quem o emitiu. No caso do passaporte, a entidade responsável pela emissão e pela veracidade dos dados é a Polícia Federal. No caso do certificado digital esta entidade é a
Alternativas
Q414450 Segurança da Informação
De forma geral, os dados básicos que compõem um certificado digital são:

- versão e número de série do certificado.
- dados que identificam quem emitiu o certificado.
- dados que identificam o dono do certificado.

É INCORRETO dizer que dentre estes dados também se inclua:
Alternativas
Q414451 Segurança da Informação
A Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) é uma cadeia hierárquica e de confiança que viabiliza a emissão de certificados digitais para identificação virtual do cidadão. O ITI, além de desempenhar o papel de certificação, também tem o papel de credenciar e descredenciar os demais participantes da cadeia, supervisionar e fazer auditoria dos processos. Desse modo, observa-se que o modelo adotado pelo Brasil foi o de certificação
Alternativas
Q414452 Segurança da Informação
O recebimento, validação, encaminhamento de solicitações de emissão ou revogação de certificados digitais e a identificação de forma presencial de seus solicitantes é de responsabilidade da
Alternativas
Q414453 Segurança da Informação
Depois que o plano de continuidade de negócios é implementado, o monitoramento permanente e revisões periódicas devem ser implantados, incluindo exercícios para auferir a sua eficiência. Dentre tais exercícios estão:

I. Lista para checagem das operações (checklist): garante que o plano contenha todas as atividades.

II. Checagem passo a passo: garante que as atividades estão corretamente descritas no plano.

III. Redundância: garante alto nível de confiança sem a interrupção das operações regulares.

As desvantagens dos exercícios apresentados em I, II e III, são, respectivamente:
Alternativas
Q414454 Segurança da Informação
A fase de planejamento do plano de continuidade de negócios é uma fase crítica no que se refere ao estabelecimento de objetivos estratégicos e princípios orientadores para o plano. Esses objetivos são a expressão da intenção da organização para tratar os riscos identificados e/ou cumprir os requisitos de necessidades organizacionais.

Os objetivos de continuidade de negócios devem:

I. levar em conta o nível máximo de produtos e serviços que seja aceitável para a organização atingir os seus objetivos;
II. ser mensuráveis;
III. levar em conta os requisitos aplicáveis;
IV. ser monitorados e atualizados de forma apropriada.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q414456 Segurança da Informação
A formação e manutenção de processos no Judiciário, segundo o MoReq-Jus versão 1.0, obedecem as regras especificas que os diferenciam dos dossiês. O dossiê é entendido como um conjunto de documentos relacionados entre si, tratados como uma unidade, e agregados por se reportarem a um mesmo assunto. O processo diferencia- se do dossiê, basicamente, por ser constituído de documentos oficialmente reunidos
Alternativas
Q414459 Segurança da Informação
Uma função de resumo é um método criptográfico que, quando aplicado sobre uma informação, independente do tamanho que ela tenha, gera um resultado único e de tamanho fixo, chamado ...... . O código é gerado de tal forma que não é possível realizar o processamento inverso para se obter a informação original e que qualquer alteração na informação original produzirá um código distinto. Apesar de ser teoricamente possível que informações diferentes gerem códigos iguais, a probabilidade disto ocorrer é bastante baixa.

A lacuna acima é corretamente preenchida por:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: D
4: D
5: B
6: C
7: A
8: D
9: D
10: A
11: B
12: E
13: C
14: A
15: D
16: C
17: D