Questões de Concurso Público MPE-MA 2013 para Analista Ministerial - Teste e Qualidade de Software
Foram encontradas 24 questões
I. Refere-se às equipes de desenvolvimento.
II. Refere-se às sprints.
Assinale a alternativa em que as duas afirmativas sobre I e II são verdadeiras:
As caixas I, II, III e IV são, correta e respectivamente, preenchidas por:
I. O desenvolvimento de software envolve os estágios: análise e definição de requisitos, projeto do sistema, codificação, testes e entrega do sistema. Assim, o ciclo de vida do software descreve a vida do produto de software desde sua concepção até a implementação e entrega.
II. Um dos primeiros modelos propostos foi o cascata. Neste modelo o desenvolvimento de um estágio deve terminar antes do próximo começar. O modelo em V é uma variação do modelo em cascata, que mostra como as atividades de teste estão relacionadas com a análise e o projeto. A codificação forma o V do vértice.
III. O modelo em cascata pode ser incrementado com atividades de prototipação. A prototipação é um modelo de processo efetivo em que partes do sistema são construídas rapidamente com o objetivo de validar os requisitos. Caso novas alternativas sejam discutidas, deve-se começar o ciclo em cascata novamente, abandonando-se o protótipo.
Está correto o que se afirma em
Na programação orientada a objetos, este exemplo ilustra um caso de
Considere como classes as seguintes abstrações: Transporte, Aquático, errestre, Aéreo, Barco, Automóvel e Avião. Considere capacidade, número de rodas, cor, número de portas e placa como atributos.
A figura apresenta um exemplo de herança, em que as classes Aquático, Terrestre e Aéreo herdam da classe Transporte. A classe Barco herda da classe Aquático. A classe Automóvel herda de Terrestre. Avião herda de Aéreo.
Considerando as relações de herança, o número de atributos da classe Terrestre e da classe Automóvel são, respectivamente,
A figura acima refere-se a um diagrama de
O diagrama foi modelado desta maneira porque respeita as seguintes características:
I. Cada ator, bem como o sistema, é representado por uma linha vertical denominada linha de vida, e cada mensagem, por uma seta do emissor para o receptor. O tempo decorre de cima para baixo, mas o espaçamento é irrelevante. O diagrama mostra apenas a continuidade das mensagens, não sua sincronização exata.
II. Cada ator representa um tipo de objeto para o qual o sistema pode realizar um comportamento. O conjunto de atores representa o conjunto completo de objetos que o sistema pode servir. Os objetos acumulam comportamentos de todos os sistemas com os quais eles interagem como atores.
III. Mostra a sequência de etapas que compõem um processo complexo, como um algoritmo ou fluxo de trabalho. Uma seta não rotulada de uma atividade para outra neste diagrama indica que a 1ª atividade precisa ser concluída antes que a 2ª atividade comece.
As definições correspondem aos diagramas de:
Joana efetua o login.
O sistema estabelece uma comunicação segura.
O sistema exibe informações dos serviços do MP-MA.
Joana faz um pedido de acesso a um processo judicial.
O sistema verifica se Joana tem autorização para acessar este processo.
O sistema exibe a tela de solicitação de senha de acesso.
Joana insere a senha.
O sistema verifica se a senha é válida.
O sistema permite o acesso ao processo.
Joana interage com os autos digitalizados.
Joana efetua o logoff.
O sistema estabelece uma comunicação não segura.
O sistema exibe uma tela de despedida.
Um cenário contém mensagens entre objetos, bem como atividades realizadas pelos objetos. Um formato de texto é conveniente para escrever, mas não mostra claramente o emissor e o receptor de cada mensagem. O diagrama da UML 2 mais adequado para mostrar de forma gráfica este cenário é o diagrama de
I. Incorpora um caso de uso dentro da sequência de comportamento de outro caso de uso. A notação UML 2 para esta relação é uma seta tracejada indo do caso de uso origem para o caso de uso destino com o nome da relação indicado na seta entre << >>.
II. Nesta relação um caso de uso pai tem o comportamento comum e os casos de uso filhos acrescentam variações a ele. A UML 2 indica esta relação por uma seta de traço contínuo partindo do caso de uso filho com a ponta triangular chegando ao caso de uso pai.
III. Acrescenta comportamento incremental a um caso de uso. Representa a situação em que alguma capacidade inicial é definida e mais tarde recursos são acrescentados. A notação UML 2 para esta relação é uma seta tracejada do caso de uso estendido até o caso de uso básico com o nome da relação indicado na seta entre << >>.
As relações I, II e III são correta e respectivamente definidas como:
I. O teste orientado a objetos consiste em realizar sequências de envios de mensagens que devem ser escolhidas de maneira a explorar o maior número possível de estados que um objeto possa assumir e as transições entre eles.
II. O propósito de um plano de testes é descrever o escopo, os recursos, a abordagem e o tempo alocado para as atividades de teste. Identifica os itens e funcionalidades a serem testados, os responsáveis e os riscos.
III. Se um software produz saídas corretas ele deve ser aprovado, pois isso significa que os testes foram rigorosamente realizados.
IV. Normalmente o número de defeitos encontrados segue uma curva logarítmica que decresce com o tempo. Embora ainda possam existir falhas, as chances do usuário encontrá-las são menores.
Está correto o que se afirma em
O UP preconiza que diferentes disciplinas sejam definidas, cada qual descrevendo uma possível abordagem ao problema de gerenciar o desenvolvimento de um sistema. As disciplinas do UP englobam diferentes atividades e papéis relacionados por área de especialidade e suas implementações variam de acordo com o número e a descrição dessas disciplinas. O RUP, particularmente, conta com 6 disciplinas de projeto e 3 disciplinas de suporte. Dentre as disciplinas de projeto estão a disciplina de Implementação e a disciplina de Teste.
No RUP, o tipo de teste que é tratado na disciplina de Implementação e não é tratado na disciplina de Teste é o teste de
O UP preconiza que diferentes disciplinas sejam definidas, cada qual descrevendo uma possível abordagem ao problema de gerenciar o desenvolvimento de um sistema. As disciplinas do UP englobam diferentes atividades e papéis relacionados por área de especialidade e suas implementações variam de acordo com o número e a descrição dessas disciplinas. O RUP, particularmente, conta com 6 disciplinas de projeto e 3 disciplinas de suporte. Dentre as disciplinas de projeto estão a disciplina de Implementação e a disciplina de Teste.
No RUP, NÃO é um propósito da disciplina de Teste
I. É feito para determinada quantidade de dados ou transações que deveriam ser típicos para um sistema e avalia o comportamento do sistema em termos de tempo para esses dados ou transações. Dessa forma, pode-se verificar se o sistema atende aos requisitos de performance estabelecidos e também se existem gargalos de performance para serem tratados.
II. Procura-se levar o sistema ao limite máximo de funcionamento esperado, para verificar como ele se comporta. É feito para verificar se o sistema é suficientemente robusto em situações anormais de carga de trabalho.
III. É feito para verificar se o sistema consegue manter suas características de performance durante um longo período de tempo com uma carga nominal de trabalho. Deve ser verificado o uso da memória ao longo do tempo para garantir que não existam perdas acumulativas de memória e também se não existe degradação de performance após um substancial período de tempo em que o sistema opera com carga nominal ou acima dela.
A associação correta entre o tipo de teste e a descrição é: