Questões de Concurso Público MPE-SE 2013 para Técnico - Manutenção e Suporte de Equipamentos de Informática e Softwares

Foram encontradas 10 questões

Q571233 Arquitetura de Computadores
A ...I... é um tipo de memória essencial para o computador, sendo usada para guardar dados e instruções dos programas. Tem como características fundamentais a volatilidade, o acesso aleatório aos dados e o suporte à leitura e gravação de dados. Existem dois tipos básicos desta memória:

...II... é uma memória que requer a atualização periódica do conteúdo de cada célula do chip consumindo, assim, pequenas quantidades de energia. No entanto, possui um acesso mais lento aos dados. Uma importante vantagem é a grande capacidade de armazenamento oferecida por este tipo de tecnologia e seu menor custo.

...III... é uma memória que não requer atualização dos dados. Consome mais energia (o que gera mais calor), é significativamente mais rápida e possui uma capacidade de armazenamento bem menor que a memória do tipo anterior. Geralmente é mais cara e é usada no cache.
As lacunas I, II e III são, correta e respectivamente, preenchidas por:
Alternativas
Q571234 Arquitetura de Computadores
A figura abaixo traz 3 tipos de memória RAM de um mesmo padrão, que possuem o mesmo comprimento, mas são totalmente incompatíveis entre si.
                                                                
 
− O tipo 1 tem 184 vias; o tipo 2 e o tipo 3 têm 240 vias.
− Entre o tipo 1 e o tipo 2 a diferença do corte é de apenas 1 pino.
− Entre o tipo 2 e o tipo 3 o corte fica mais distante.
− As tensões de cada uma são diferentes: tipo 1 = 2.5 V / 2.6 V, tipo 2 = 1.8 V, tipo 3 = 1.5 V.
Os tipos de memória referem-se, corretamente a:
Alternativas
Q571235 Arquitetura de Computadores
A maioria dos computadores digitais é baseada na arquitetura von Neumann e apresenta as características listadas abaixo. A única alternativa INCORRETA é:
Alternativas
Q571236 Arquitetura de Computadores
Considere as descrições sobre os diferentes tipos de barramentos usados em plataforma PC.

I. Este slot de uso geral é caracterizado geralmente pela cor branca. Os tipos são: o de 33 MHz trabalhando com 32 bits; o de 33 MHz trabalhando com 64 bits e de 66 MHz com 64 bits. Ainda existe uma versão melhorada deste slot de 64 bits com frequências de 100 MHz ou 133 MHz.

II. Nos primeiros computadores, incluindo a geração do PC XT até a geração do Intel Pentium 2 e AMD K6-3, as placas-mãe possuíam este slot de expansão de uso geral. É caracterizado pela cor preta e contatos elétricos largos. A primeira versão foi de 8 bits e a segunda de 16 bits, com frequência de operação de 8 MHz.

III. Este slot é exclusivo para o uso de placas de vídeo. As versões deste slot são: tradicional e PRO, com alimentação de 3.3 V e 1.5 V. A versão PRO surgiu na medida em que as placas de vídeo foram ficando mais modernas e rápidas, exigindo um consumo elétrico maior da fonte de alimentação.

IV. Este barramento surgiu como um padrão para a expansão de memória em notebooks. A ideia era permitir a instalação de memória RAM adicional sem precisar abrir o notebook e instalar novos módulos o que, na maioria dos modelos da época, era bem mais complicado do que hoje em dia. A partir da versão 2.0 passou a se chamar PC Card. É um barramento plug-and-play, que permite conectar e desconectar as placas com o micro ligado.

V. Este slot de expansão trabalha com comunicação em série. Tem uma frequência padrão de 2500 MHz (2.5 GHz em 1x). Possui tamanhos diferentes que representam a quantidade "x": quanto maior for a largura do slot, mais rápido será o seu desempenho. Por exemplo, um slot de 16x é destinado para placas aceleradoras de vídeo.
A correta associação das definições com os tipos de barramentos é apresentada em:

Legenda
: AGP − Accelerated Graphics Port; EISA − Extended Industry Standard Architecture; ISA − Industry Standard Architecture; PCI − Peripheral Component Interconnect; PCI-e − PCI Express; PCMCIA − Personal Computer Memory Card International Association.
Alternativas
Q571237 Arquitetura de Computadores
Considere os seguintes cabos para conectar discos rígidos de diferentes padrões:

Imagem associada para resolução da questão 

A correta associação das figuras com os padrões de cabos é apresentada em:
Alternativas
Q571238 Arquitetura de Computadores
A indústria tem se mostrado incansável na busca por monitores de computadores (e de TV) que possam oferecer melhor qualidade de imagem, menor consumo de energia e custos reduzidos de fabricação. Sobre monitores de computadores, é INCORRETO afirmar que,
Alternativas
Q571239 Arquitetura de Computadores
Sobre os padrões e interfaces de vídeo usados em plataforma PC, é INCORRETO afirmar que,
Alternativas
Q571240 Arquitetura de Computadores
Os conectores de áudio podem causar confusão em usuários que não conhecem os conectores que há nos gabinetes de PCs para conectar microfone, caixas de som, fones de ouvido e outros dispositivos de áudio. Considere as afirmativas sobre conexão de periféricos de som:

1. Fones de ouvido e caixas de som comuns costumam vir com o plug na cor roxa, padrão P12, na parte traseira ou frontal do gabinete. Basta localizar a entrada que também estiver pintada na cor roxa e conectar o fone ou caixa de som.

2. Algumas máquinas possuem conectores na frente, para facilitar a conexão de fones de ouvido, e na parte de trás do gabinete, para ligar caixas de som. Porém, a maioria dos computadores não suporta a utilização das duas entradas ao mesmo tempo, e dá prioridade para a entrada frontal. Ou seja, caso seja conectado um fone de ouvido à entrada do painel frontal, as caixas de som que estiverem na entrada traseira provavelmente não funcionarão. Quando for retirado o plug do painel frontal, o traseiro funcionará novamente.

3. Alguns computadores podem não ter conectores coloridos. Nesse caso, as entradas terão desenhos que representem os dispositivos. A saída de áudio, quando não colorizada, tem sempre um símbolo que lembra uma nota musical.

4. Microfones possuem o conector muito parecido com caixas de som e fones de ouvido. Apesar de parecidos, eles possuem quantidades diferentes de cortes ao longo do conector. Os microfones costumam ter conectores pintados de cor-de-rosa, ou o desenho de um microfone, no caso de não serem coloridos.

5. Existe outra classe de dispositivos de áudio chamados de 5.2 ou 7.0. Algumas placas de som são compatíveis com áudio digital com mais de dois canais, para utilização com várias caixas de som. Esse tipo de caixa de som costuma vir com mais de um conector. Se a placa de som suportar caixas de som 5.2, haverá entradas adicionais na parte traseira do gabinete. Cada plug das caixas de som deverá ser conectado à entrada que possui a mesma cor.
Está correto o que se afirma APENAS em:
Alternativas
Q571241 Arquitetura de Computadores
Para instalar um dispositivo óptico em um PC (CD, DVD ou Blu-Ray) é necessário começar identificando as entradas que ele possui. No caso de uma unidade de CD-RW, o equipamento traz as seguintes entradas:
                              

1. Digital Audio.
2. Analog Audio.
3. Cable Select/ Slave / Master.
4. Host Interface.
5. Power
A alternativa que traz a associação correta entre a entrada do equipamento e sua função é:
Alternativas
Q571242 Arquitetura de Computadores
Sobre os tipos de impressora e suas particularidades é correto afirmar que
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: E
4: B
5: D
6: C
7: D
8: B
9: A
10: C