Questões de Concurso Público TRT - 9ª REGIÃO (PR) 2013 para Analista Judiciário - Tecnologia da Informação

Foram encontradas 4 questões

Q302092 Governança de TI
Analise as afirmativas:

I. O CobiT 4.1 define as atividades de TI em um modelo de processos genéricos com 4 domínios que mapeiam as tradicionais áreas de responsabilidade de TI: planejamento, construção, processamento e monitoramento. Esses domínios são Planejar e Organizar, Adquirir e Implementar, Entregar e Suportar e Monitorar e Avaliar.

II. Na sua formulação, o PETI-JT seguiu a metodologia Balanced Scorecard, que vem sendo adotada como padrão no âmbito dos Tribunais para os seus processos de planejamento estratégico institucional e de TI. A concepção do BSC compreende a tradução da visão e da estratégia de uma organização em um conjunto integrado de objetivos e indica- dores que formam a base para um sistema de gerenciamento estratégico e de comunicação.

III. Dentre os objetivos estratégicos do PETI-JT, em relação ao tema “Excelência no Atendimento”, o indicador 1 - tempo de atendimento às solicitações dos magistrados e servidores, tem como meta atender 100% dos incidentes em no máximo 5 minutos até 2014.

IV. Os níveis de maturidade do CobiT 4.1 são designados como perfis de processos de TI que a empresa reconheceria como descrição de possíveis situações atuais e futuras. São designados como um modelo inicial, em que não se pode avançar para o próximo nível sem antes se ter cumprido todas as condições do nível inferior. O modelo de maturidade do CobiT, como no enfoque original SEI CMM, busca medir os níveis de maneira precisa de forma a certificar que aquele nível foi exatamente atingido.

Está correto o que se afirma APENAS em
Alternativas
Q302109 Governança de TI
A ITIL V3 reúne as melhores práticas para o gerenciamento de serviços de TI utilizando práticas testadas e comprovadas. Seu núcleo é composto por 5 publicações que possuem diversos processos cada. A seguir são descritos três desses processos:

I. Visa governar os investimentos em gerenciamento de serviços através da empresa e gerenciá-los para que adicionem valor ao negócio. Este processo estabelece que há duas categorias de serviço: os serviços de negócio (definidos pelo próprio negócio) e os serviços de TI (fornecidos pela TI ao negócio, mas que este não reconhece como dentro de seus domínios).

II. Visa manter e melhorar a qualidade dos serviços de TI através de um ciclo contínuo de atividades, envolvendo planejamento, coordenação, elaboração, estabelecimento de acordo de metas de desempenho e responsabilidade mútuas, monitoramento e divulgação de níveis de serviço (em relação aos clientes), de níveis operacionais (em relação a fornecedores internos) e de contratos de apoio com fornecedores de serviços externos.

III. Abrange o gerenciamento do tratamento de um conjunto de mudanças em um serviço de TI, devidamente autorizadas (incluindo atividades de planejamento, desenho, construção, configuração e teste dos itens de software e hardware), visando criar um conjunto de componentes finais e implantá-los em bloco em um ambiente de produção, de forma a adicionar valor ao cliente, em conformidade com os requisitos estabelecidos na estratégia e no desenho do serviço.

A relação correta entre a descrição do processo e o nome do processo e da publicação que o contém é
Alternativas
Q302110 Governança de TI
A ISO/IEC 12207 objetiva criar um framework que possibilite uma linguagem comum para a criação e o gerenciamento do software. Essa norma
Alternativas
Q302112 Governança de TI
O CMMI fornece diretrizes baseadas em práticas para melhoria dos processos e habilidades organizacionais, cobrindo o ciclo de vida de produtos e serviços completos. Suas abordagens envolvem a avaliação da maturidade da organização, baseada em 5 níveis de maturidade. Para atingir cada nível, um conjunto de áreas de processo precisa ser desenvolvido.

Para uma empresa atingir o nível de maturidade 2 (Gerenciado) é preciso desenvolver áreas de alguns processos, dentre eles,
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: D
4: E