Questões de Concurso Público TJ-AP 2014 para Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Arquitetura
Foram encontradas 30 questões
I. Observa-se o gradual desaparecimento do muro, coberto, abafado por elementos plásticos múltiplos e vários; e quando consegue se manter, associado aos elementos curvos empregados, como arcos e abóbodas, exprime-se por uma simetria de eixos.
II. Inaugura-se um novo ritmo na arquitetura moderna brasileira; uma tendência manifesta para as largas superfícies, verdadeiros panos de concreto, corpos de delgadas espessuras, sugerindo a leveza muito íntima e em muito semelhante aos invólucros de balões e dirigíveis.
III. Trata-se de exuberante exposição de averticalismo. A marquise, na entrada, inclina-se sobre a horizontal; o suporte dessa marquise é inclinado sobre a vertical; a torre sineira é limitada por um feixe de linhas retas aberto para o alto.
IV. Os pilotis dos primeiros tempos da arquitetura moderna transformaram-se em formas plásticas que à primeira vista dão a impressão de esculturas e que são, entretanto, funcionais, pois resultam das transições entre os espaços criados, entre os prismas estruturais que coordenam a estabilidade da construção.
Está correto o que consta APENAS em
I. Os atributos permitem que se armazenem informações que mais tarde podem ser extraídas para uso em gerenciadores de bancos de dados, programas de planilha e processadores de texto.
II. Os atributos independem de blocos.
III. Blocos que contêm atributos mantêm seu valor sempre anexado ao símbolo do bloco de modo visível.
IV. Uma de suas funções mais comuns é manter listas de peças.
Está correto o que consta em
Em relação aos princípios estruturais dessa arquitetura, constata-se que
Considerando que a bitola dos perfis metálicos está expressa por meio da altura nominal (mm) e da massa linear (kg/m), é correto afirmar:
Em relação aos princípios e às características dessa arquitetura, constata-se que
I. pavilhões fazem parte da cultura da arquitetura como obras que se destacam pelo estoque de volume espacial que mobilizam, e não necessariamente pelo programa.
II. memoriais não sobrevivem sem programa mesmo quando sua natureza é a grande carga simbólica da qual se originam, colocando-se como um marco na paisagem.
III. se adota para a arquitetura a flexibilidade do programa; para a construção, uma matriz tecnológica reproduzível; enquanto que cidade e paisagem são inevitavelmente desconsideradas.
IV. o elemento aglutinador de todos os trabalhos transforma um problema técnico em linguagem, resultando em tectônica essencialmente não transparente e pesada.
Está correto o que consta APENAS em
Em relação aos princípios e às características dessa arquitetura, constata-se que:
I. A tipologia adotada é preponderante sobre a paisagem urbana que surge na maioria das vezes como uma sucessão de surpresas ou revelações súbitas típicas da ideia de visão serial.
II. Em meio à privatização da terra galopando na periferia de cidades chinesas, o programa é construído acima do nível do solo, e ao fazê-lo o lote privado torna-se um parque público.
III. Há grande ênfase nos aspectos técnico-construtivos, sobretudo devido às dimensões do conjunto e, por consequência, certa limitação da liberdade criativa.
IV. O projeto reconsidera o conceito tradicional do campus corporativo isolado e rompe com a distribuição normal de usos em diferentes volumes, típico nestes tipos de minicidades.
Está correto o que consta APENAS em
Plantas das residências para operários
1 Estar 4 Área de serviço
2 Dormitório 5 Sanitário
3 Cozinha
Em relação aos princípios de composição, construção e conforto ambiental dessa arquitetura, constata-se que
Em relação às questões do patrimônio histórico, ambiental e arquitetônico, constata-se que
I. o museu é afastado da igreja para se construir a exceção do novo objeto construído sem peças remanescentes das ruínas, procurando a originalidade do manifesto.
II. sua implantação em “L", anexando a casa do zelador do museu, demarca, em relação à posição da catedral, a antiga praça central do povoado.
III. sua implantação em “L", anexando a casa do zelador do museu, revela, em relação à posição da catedral, a origem e o significado “urbano" do projeto.
IV. a elementos referenciais remanescentes das ruínas acrescenta-se a transparência, possibilitando a fruição das peças escultóricas tendo a paisagem do sítio como cenário.
Está correto o que consta APENAS em
I. Adensamento populacional.
II. Valorização imobiliária.
III. Geração de tráfego e demanda por transporte público.
IV. Ventilação e iluminação.
Está correto o que consta em
I. universalização do acesso.
II. abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos realizados de formas adequadas à saúde pública e à proteção do meio ambiente.
III. eficiência e sustentabilidade econômica.
IV. controle político.
Está correto o que consta em
I. RVT: arquivo do projeto; o principal arquivo do REVIT.
II. RFA: arquivo de família de elementos.
III. RTE: arquivo de template/modelo (template semelhante ao DWT do AUTOCAD).
IV. RFT: arquivo de modelo para famílias.
Está correto o que consta em
I. Empreitada por preço unitário, onde o custo direto é composto pela soma de todos os custos unitários mais todos os custos diretamente relacionados com a produção.
II. Empreitada global, onde é cobrada uma taxa previamente estabelecida a ser aplicada mensalmente sobre os gastos da obra.
III. Empreitada integral, onde o construtor assume todas as despesas do início ao fim do empreendimento, também denominada turn-key.
IV. Empreitada mista, onde o custo é fixado pela média entre o custo estimado e custo efetivo de execução.
Está correto o que consta em
I. Local de execução da obra e sua distância à sede da empresa.
II. Média de faturamento da empresa ou do exercício fiscal.
III. Se a contabilidade da empresa é por lucro real ou presumido.
IV. Prazo de execução da obra.
Está correto o que consta em