Questões de Concurso Público TRF - 1ª REGIÃO 2014 para Analista Judiciário - Arquitetura

Foram encontradas 40 questões

Q838040 Arquitetura
Dentre os produtos básicos previstos em um projeto de arquitetura inclui-se a planta de situação, que representa a implantação da obra no terreno indicando,
Alternativas
Q838041 Arquitetura
Um cálculo simplificado para definir a quantidade de luminárias necessárias para obter um bom desempenho luminotécnico deve considerar, conforme a NBR-5413, além da iluminância necessária no ambiente,
Alternativas
Q838042 Arquitetura

A NBR-10152 fixa as condições exigíveis para a aceitação do ruído num determinado recinto de uma edificação conforme a finalidade mais característica de utilização do recinto. Analise a listagem em que se apresentam tipos de recintos, e um intervalo de valores em dB(A).


Auditórios para palestras (sem ocupação) ........................ 30-40

Bibliotecas ......................................................................... 35-45

Escritórios .......................................................................... 45-55

Salas de espera ................................................................. 40-50


O intervalo a que se refere a listagem acima corresponde aos níveis de

Alternativas
Q838043 Arquitetura
O tempo de reverberação do som em um ambiente fechado depende
Alternativas
Q838044 Arquitetura
A peça indispensável para a execução de uma obra é o cronograma físico-financeiro, que
Alternativas
Q838045 Arquitetura
Foram observadas falhas na fiscalização de obra, com relação à execução de serviços de imprimadura betuminosa impermeabilizante. Indique a alternativa que corresponda a um desses casos frequentes e que devem ser evitados para preservar a qualidade na execução dos serviços.
Alternativas
Q838046 Arquitetura

O nível de desempenho do concreto de qualquer estrutura é avaliado, basicamente, pela distância existente entre dois parâmetros definidos em norma, sendo eles o estado limite de serviço (ELS) e o estado limite último (ELU).


A respeito desses dois parâmetros é correto afirmar:

Alternativas
Q838047 Arquitetura

Analise as afirmações abaixo com o objetivo de identificar os fatores fundamentais para se obter uma recuperação de excelência, aumentando-se os coeficientes de segurança.


I. Partir de um laudo técnico abrangente, detalhado e bem fundamentado que estabeleça um diagnóstico da patologia apresentada, seguida da discriminação dos procedimentos de recuperação e dos materiais a serem empregados.

II. Contar com uma equipe heterogênea de modo a reunir tanto profissionais bem capacitados e experientes, quanto profissionais sem experiência para serem testados e treinados.

III. Utilizar materiais e técnicas previamente testados de acordo com as metodologias de tratamento discriminadas no laudo técnico para que se possa recuperar o nível de desempenho e durabilidade da estrutura comprometida.

IV. Selecionar materiais e insumos de diversos fabricantes com o objetivo de ampliar o espectro dos testes e da experimentação na aplicação dos materiais e técnicas e assim garantir a excelência da recuperação.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Q838048 Arquitetura
O estudo de viabilidade será desenvolvido para formular as diretrizes da solução construtiva que melhor atenda ao programa arquitetônico e à legislação pertinente. Objetiva trazer subsídios à elaboração dos anteprojetos em busca da proposta mais adequada para atender os requisitos estabelecidos pelo programa arquitetônico e superar eventuais limitações do terreno. Devem ser indicados no estudo de viabilidade:
Alternativas
Q838049 Arquitetura
De acordo com a NBR-5.674:2012, que dispõe sobre a manutenção de edificações, na organização da gestão do sistema de manutenção, os diferentes tipos necessários de manutenção são:
Alternativas
Q838050 Arquitetura
Segundo a Lei n° 8.666/1993, que institui normas para licitações e contratos da Administração pública, estão entre as condições indispensáveis para que obras e serviços sejam licitados a existência de
Alternativas
Q838051 Arquitetura
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes − CIPA visa a segurança e saúde do trabalhador no seu ambiente de serviço. Quanto ao tipo as CIPA classificam-se em
Alternativas
Q838052 Arquitetura
De acordo com as regras estabelecidas pela Resolução n° 52, que aprova o Código de Ética e Disciplina do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil − CAU/BR, o arquiteto e urbanista deve
Alternativas
Q838053 Arquitetura
De acordo com a Resolução n° 17 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil − CAU/BR, ficam sujeitos ao Registro de Responsabilidade Técnica − RRT, quando executados por arquitetos e urbanistas, as construções, edificações, obras e serviços
Alternativas
Q838054 Arquitetura
A Resolução n° 21 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil − CAU/BR contém anexo o glossário dos termos referentes às atividades e atribuições profissionais previstas para fins de Registro de Responsabilidade Técnica − RRT. Dentre os termos elencados no glossário está o Estudo de Impacto Ambiental − EIA. O EIA é um estudo realizado para
Alternativas
Q838055 Arquitetura
A Lei n° 8.666/93 − que institui normas para licitações e contratos da Administração pública − define como “execução indireta” aquela que o órgão ou entidade contrata com terceiros. Dos regimes de execução indireta assegurados pela lei, o que está corretamente definido é:
Alternativas
Q838056 Arquitetura
Programa de necessidades, memorial justificativo, discriminação técnica, especificação, lista de materiais e orçamento são as peças escritas que, juntamente com as peças gráficas, compõem os elementos básicos do projeto. Das peças escritas, o que está corretamente definido é:
Alternativas
Q838057 Arquitetura
As modificações no espaço das edificações em decorrência de novas necessidades de uso podem ser melhor atendidas em função da flexibilidade que o projeto possibilita. Nesse sentido, em um edifício são características importantes:
Alternativas
Q838058 Arquitetura

Na construção, 75% das patologias são decorrentes de problemas relacionados com as instalações hidráulicas prediais. É dessa circunstância que deriva a maior atenção e cuidados necessários na elaboração do projeto, na execução e no uso de material adequado. O projeto arquitetônico deve considerar:


I. Espaços livres para a passagem de tubulações, no sentido horizontal (forros e dutos horizontais) e vertical (pontos e shafts) que facilitam a execução da obra e a operação das instalações.

II. No caso de sistema de shaft visitável, a utilização de tampa de fechamento feita, em geral, com duas placas de gesso, revestidas por filme acrílico em ambas as faces, para esconder a tubulação.

III. No caso de dutos e shafts, que as tubulações recobertas sejam fixadas ou posicionadas por meio de peças que permitam a livre movimentação e facilitem a manutenção.

IV. Sempre que possível, como uma opção de racionalização, a adoção de shafts de prumada individualizados para cada conjunto hidráulico: sanitários, área de serviços e cozinha.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Q838059 Arquitetura
O Decreto Federal n° 7.983/13 tem por finalidade padronizar a metodologia para elaboração do orçamento de referência e estabelecer parâmetros para o controle da aplicação dos recursos oriundos dos orçamentos da União. De acordo com o Decreto:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: B
5: D
6: D
7: D
8: A
9: E
10: B
11: A
12: A
13: D
14: E
15: B
16: A
17: D
18: A
19: B
20: C