Questões de Concurso Público TRF - 3ª REGIÃO 2014 para Analista Judiciário - Serviço Social

Foram encontradas 29 questões

Q383618 Serviço Social
Nas últimas décadas do século XX e início do século XXI, nos vimos confrontados com um conjunto de transformações da sociedade que gestaram manifestações da questão social. Essas manifestações expressam principalmente as grandes mudanças nas relações do trabalho, quais sejam, a
Alternativas
Q383619 Serviço Social
Frente ao movimento mais amplo de reestruturação do processo de acumulação do capital globalizado, no Brasil contemporâneo, considere as assertivas:

I. É de responsabilidade do Estado a criação e a implementação de políticas econômicas e sociais capazes de enfrentar a pobreza, as desigualdades sociais.

II. As transformações ocorridas no mundo do trabalho são resultantes da subalternização do mercado à ordem do trabalho.

III. A desmontagem de direitos sociais e trabalhistas coloca para a questão social novas configurações, penalizando os trabalhadores.

Está correto o que consta em
Alternativas
Q383620 Serviço Social
Existem, no mínimo, duas formas de conceituar a política social: a primeira, como âmbito de reprodução do status quo e funcional ao capital; e a segunda, como espaço com potencialidades contraditórias, podendo efetivamente promover o acesso da população aos bens e serviços sociais produzidos pela sociedade. A partir dessas premissas, considere as assertivas abaixo:

I. A definição do que pode representar a política social só pode ser compreendida a partir do solo histórico que a constitui.

II. No Brasil, a trajetória histórica de política social tem sido acompanhada por características como a tutela, o clientelismo, o paternalismo e o patrimonialismo.

III. O sistema de proteção social brasileiro fundou-se em pilares oligárquicos.

Está correto o que consta em
Alternativas
Q383621 Serviço Social
Segundo Arretche (1996), frente às tendências de avaliação das políticas públicas na atualidade, entende-se
Alternativas
Q383622 Serviço Social
A conjuntura brasileira da década de 1930 foi marcada por um processo histórico-econômico e político muito particular. A formulação da Política de Saúde, que teve caráter nacional, ocorreu nesse período, sendo organizada em dois subsetores, a saber:
Alternativas
Q383623 Serviço Social
Em referência à trajetória histórica da Política de Saúde e do Serviço Social no Brasil, considere as assertivas abaixo:

I. Embora a formação profissional tenha se pautado, desde o seu início, em disciplinas relacionadas à saúde, essa não foi a área que mais concentrou profissionais até meados da década de 40.

II. O projeto da Reforma Sanitária, instituído como bandeira para a política pública desde 1986, vem apresentando como demandas para os assistentes sociais: a prática educativa com intervenção normativa no modo de vida da população usuária, plantão, triagem ou seleção, encaminhamento, concessão de benefícios e orientação previdenciária.

III. Os assistentes sociais só foram absorvidos nos Centros de Saúde na década de 70.

IV. O trabalho profissional do assistente social na área da saúde orientou-se pela vertente modernizadora até o final da década de 70.

Está correto o que consta em
Alternativas
Q383624 Serviço Social
O planejamento na área social, enquanto processo racional, se organiza em operações complexas e interligadas: reflexão, decisão, ação e retomada da reflexão. Para além dessa dimensão de racionalidade do planejamento, identificamos outra dimensão que dá suporte à ação técnico-administrativa. Essa é denominada como dimensão
Alternativas
Q383625 Serviço Social
A Constituição Federal de 1988 entende por Seguridade Social um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. Nesse sentido, compete ao Poder Público organizar a Seguridade Social com base em vários objetivos. Dentre os objetivos existentes, três deles são:
Alternativas
Q383626 Serviço Social
No XXIX Encontro Nacional CFESS/CRESS, realizado em 2000, na cidade de Maceió, foi redigido e aprovado o documento denominado Carta de Maceió. Este documento referia-se a posição da categoria profissional frente à Seguridade Social.

Considerando o conteúdo desse documento, analise as seguintes assertivas:

I. Os assistentes sociais brasileiros criticam e condenam publicamente a Seguridade Social.

II. Os profissionais de Serviço Social reafirmam sua concepção de Seguridade, entendida como um padrão mínimo de proteção social, com cobertura universal para as situações de extrema pobreza.

III. A Seguridade Social é entendida pelos assistentes sociais como um campo de proteção social, lugar de luta e de formação de consciências críticas em relação à desigualdade social no Brasil e de organização dos trabalhadores. Um terreno de embate que requer competência teórica, política e técnica.

Está correto o que consta em
Alternativas
Q383627 Serviço Social
Considere o texto:

imagem-001.jpg são órgãos de deliberação colegiada de caráter permanente, de composição imagem-002.jpg entre governo e sociedade civil, vincu- lados à estrutura dos órgãos da Administração pública municipal, estadual ou federal, sendo responsáveis pela coordenação da política do respectivo Poder Executivo. Constituem um canal de interlocução entre o ? imagem-003.jpg , o Estado e a sociedade civil.

As lacunas I, II, III e IV são corretamente preenchidas por:
Alternativas
Q383628 Serviço Social
O Art. 5o da Constituição Federal afirma que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. Nesse sentido, considere as seguintes assertivas:

I. A manifestação do pensamento é livre, sendo vedado o anonimato.

II. A expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação é livre, independentemente de censura ou licença.

III. A casa é asilo inviolável do indivíduo, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.

IV. O acesso à informação é assegurado a todos, independentemente da fonte, quando necessário ao exercício profissional.

Está correto o que consta APENAS em
Alternativas
Q383629 Serviço Social
O Art. 6o da Constituição Federal refere-se aos direitos sociais, sendo que este sofreu duas Emendas Constitucionais, uma em 2000 e outra em 2010. Essas Emendas acrescentaram dois novos direitos sociais ao Art. 6o , que são os direitos
Alternativas
Q383630 Serviço Social
Considere a corrente teórica hegemônica no Serviço Social, que pressupõe que os seres humanos são essencialmente sociais, ou seja, participam de processos sociais de uma determinada sociedade que deve ser compreendida em seu movimento de reprodução social como totalidade. Toda situação que chegue ao Serviço Social deve ser analisada a partir de duas dimensões, a
Alternativas
Q383631 Serviço Social
O fazer profissional do assistente social requisita-o, muitas vezes, proceder com avaliações formais, ou seja, são realizadas num contexto profissional específico, cujos objetivos imediatos irão direcionar os critérios a serem utilizados no desenvolvimento da ação. Nessa lógica, é correto afirmar que
Alternativas
Q383632 Serviço Social
Em referência à instrumentalidade do Serviço Social, compreendida pela teoria crítica social, é correto a firmar:
Alternativas
Q383633 Serviço Social
Cabe à Política de Assistência Social a realização de ações que objetivem proteger os cidadãos contra riscos sociais inerentes aos ciclos de vida para o atendimento de necessidades individuais ou sociais. Quanto à definição dos usuários desta política pública, é correto afirmar que
Alternativas
Q383634 Serviço Social
O Sistema Único de Assistência Social – SUAS configura-se como uma nova forma de gestão da Assistência Social e possui princípios éticos que direcionam as ações desse Sistema. Em um de seus princípios, considera-se
Alternativas
Q383635 Serviço Social
Cláudia, 20 anos, mora sozinha, trabalha sem registro em carteira e namora Pedro, de 23 anos de idade. Cláudia quer adotar uma criança de 6 anos de idade. Conforme o previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, entende-se que Cláudia
Alternativas
Q383636 Serviço Social
Joaquim vê da janela de sua casa crianças brincando na rua. Gostaria muito de se unir ao grupo, mas não pode. O menino tem 10 anos de idade, não estuda, mora na periferia e para garantir a sobrevivência da família, necessita cuidar o dia todo de seus dois irmãos, Matheus e Lucas, respectivamente, de 7 e 5 anos de idade para que sua mãe possa trabalhar.

O trabalho infantil é uma realidade enfrentada por crianças e adolescentes do Brasil. Em relação aos direitos das crianças e adolescentes no combate às piores formas do trabalho infantil, é correto afirmar:
Alternativas
Q383637 Serviço Social
Soares (2003), ao se referir ao processo de globalização neoliberal, afirma que nos anos de 1985 a 1995, mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo, em sua maioria mulheres, viviam em condições inaceitáveis de pobreza. Nesse processo de feminização da pobreza, é correto afirmar:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: E
5: D
6: C
7: B
8: D
9: E
10: B
11: E
12: C
13: C
14: A
15: A
16: B
17: A
18: D
19: E
20: D