Questões de Concurso Público TRF - 3ª REGIÃO 2014 para Técnico Judiciário - Segurança do Trabalho

Foram encontradas 30 questões

Q375585 Segurança e Saúde no Trabalho
O Propano (C3H8) misturado com o butano, propileno, butileno e etanotiol odorizante indica quando há vazamentos. Esta é a base do gás liquefeito de petróleo (GLP), também conhecido como “gás de cozinha”, que possui uma vasta aplicação tanto doméstica como na indústria. Os vazamentos precisam ser evitados, pois podem resultar em riscos catastróficos. Eles ocorrem por descuidos no manuseio do recipiente, dos fornos ou dos aquecedores. As características do propano em relação à segurança no uso, manuseio e armazenamento são:
Alternativas
Q375586 Segurança e Saúde no Trabalho
De acordo com a Norma Regulamentadora NR 26, “Devem ser adotadas cores para segurança em estabelecimentos ou locais de trabalho, a fim de indicar e advertir acerca dos riscos existentes.” Em particular, a cor laranja deverá ser usada para identificar as canalizações .
Alternativas
Q375587 Segurança e Saúde no Trabalho
Um Técnico de Segurança do trabalho diante de um transporte de carga embalada, visualiza o painel de segurança abaixo fixado no caminhão. Consultando o manual para atendimento a emergências com produtos perigosos da Associação Brasileira da Indústria Química - ABIQUIM e a Resolução No 420 da Agência Nacional de Transporte Terrestre - ANTT, identifica que o produto com o código da ONU 2257 é a substância química Sódio Metálico.

imagem-001.jpg
O número do risco e os algarismos subsidiários do risco, X423 significa:
Alternativas
Q375588 Segurança e Saúde no Trabalho
O Ministério do Trabalho definiu as atribuições do Técnico de Segurança do Trabalho. A legislação pertinente que descreve as suas atividades profissionais é a Portaria.
Alternativas
Q375589 Segurança e Saúde no Trabalho
Avaliando a exposição do agente físico calor em uma plantação de algodão, onde é exigido que os trabalhadores trabalhem à céu aberto no período da manhã, das 5 às 10h, e o local revelou as seguintes características: Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo - IBUTG; TBN (TBU) = 25,0 °C; TG = 30,0 °C e TBS = 28,0 °C. É correto afirmar que o IBUTG médio para uma atividade leve na coleta de algodão é de :
Alternativas
Q375590 Segurança e Saúde no Trabalho
Em uma determinada empresa do setor da construção civil, com 200 funcionários, ocorreram 2 acidentes do trabalho no ano de 2012, sendo o primeiro acidente de trajeto e o segundo acidente típico de trabalho que provocou uma lesão no trabalhador afastando-o por 200 dias. Os dias debitados, de acordo com a NBR 14.280, equivalem a 1.800 dias. Sabendo-se que naquele ano os empregados trabalharam 250 dias úteis e a jornada de trabalho é de 8 horas diárias, a taxa de gravidade (Tg) e frequência (Tf), respectivamente, desta empresa são:
Alternativas
Q375591 Segurança e Saúde no Trabalho
Um compressor de ar comprimido em uma indústria produz sozinho um nível de pressão sonora de 87 dB(A), indicada no instru- mento de avaliação de nível de pressão sonora, o decibelímetro. Dois compressores idênticos e funcionando simultaneamente produzirão um nível de pressão sonora no decibelímetro, sem considerar o ruído de fundo, igual a:

imagem-002.jpg
Alternativas
Q375592 Segurança e Saúde no Trabalho
Um técnico realizou uma avaliação ambiental coletando dez amostras no ambiente de trabalho de um funcionário exposto ao agente químico Álcool Etílico e as enviou para um laboratório de análises químicas. As avaliações foram realizadas em intervalos de, no mínimo, 20 minutos entre uma e outra. Das dez amostragens realizadas, 4 revelaram concentrações de 500 ppm, 3 amostras com 550 ppm, 2 amostras com 750 ppm e 1 amostra com 900 ppm. De acordo com o Anexo 11, da NR-15, essa substância tem limite de tolerância de 780 ppm e fator de desvio de 1,25. Analisando criticamente os dados, conclui-se que o valor máximo (VM), a concentração média (CM) e o grau de insalubridade a ser considerado no caso de sua caracterização, respectivamente, resultam em:
Alternativas
Q375593 Segurança e Saúde no Trabalho
Um Técnico de Segurança do Trabalho, na instituição, identificou alguns agentes nocivos aos trabalhadores que não estavam contemplados no mapa risco: 1) iluminação inadequada, 2) umidade, 3) animais peçonhentos, 4) óleo solúvel em água e 5) pó em cima dos móveis. Estes riscos ocupacionais, de acordo com a sua natureza, são classificados, respectivamente, como risco:
Alternativas
Q375594 Segurança e Saúde no Trabalho
Um Auditor Fiscal do Ministério do Trabalho (MTE) aplicou um Auto de Infração para uma empresa por não cumprir o item da NR 6 item 6.6.1 alínea “h”, inserida pela Portaria SIT no 107, de 25 de agosto de 2009, em função da ausência de registro o EPI fornecido ao trabalhador. Na notificação é descrito o código de infração 206.027-2, I=2.

Considere os seguintes dados:

1 UFIR = R$ 1,06; Número de funcionários: 38. Anexo I da NR 28 = Quadro de gradação de multas.

imagem-003.jpg
O Presidente da empresa quer saber qual o valor a ser pago ao MTE por esta infração e, de acordo com a NR 28 - Fiscalização e Penalidades, o valor a ser pago, é de :
Alternativas
Q375595 Segurança e Saúde no Trabalho
Um trabalhador fica exposto a vários níveis de pressão sonora, ou ruídos, durante a sua jornada de trabalho diário, sendo 95 dB(A) durante 1 hora de exposição, 80 dB(A) durante 3 horas de exposição, 90 dB(A) durante 2 horas e 85 dB(A) durante 2 horas. O resultado da exposição deste trabalhador, de acordo com o anexo 1 da NR 15, referente aos limites de tolerância para ruído contínuo ou intermitente por meio da dose diária, é de :
Alternativas
Q375596 Segurança e Saúde no Trabalho
As Brigadas de Incêndio nas empresas e em repartições são grupos organizados por pessoas voluntárias ou não, treinadas e capacitadas para atuar na prevenção de incêndios. De acordo com a NBR 14726 (atual), o dimensionamento total de brigadistas de uma agência bancária, de grupo D - serviço profissional, divisão D1 - condução de negócios, grau de risco médio, com uma composição mínima de Brigada de Incêndio por pavimento ou compartimento até 10 funcionários, é de 4 brigadistas. O número total de brigadistas, para uma população fixa de 36 funcionários, para um único pavimento, é de:
Alternativas
Q375597 Segurança e Saúde no Trabalho
O DR e DPS nas instalações elétricas, conforme descreve a norma NBR 5410, são equipamentos, ou dispositivos, para proteção dos usuários das instalações elétricas, que tem a função de proteção.
Alternativas
Q375598 Segurança e Saúde no Trabalho
A técnica ou ferramenta mais adequada para análise de riscos em uma indústria química, para identificação de perigos e estudo das possíveis anomalias ou desvios de um projeto e na operação da instalação de projetos compostos por bombas, vasos de pressões e trocadores de calor, com aplicação das palavras-guia nos parâmetros de processo, é a:
Alternativas
Q375599 Segurança e Saúde no Trabalho
A medição dos níveis de iluminamento previstos na NR 17 deve ser feita no campo de trabalho onde se realiza a tarefa visual. O instrumento utilizado para avaliação do nível de iluminância e a norma vigente para esta aplicação são, respectivamente,
Alternativas
Q375600 Segurança e Saúde no Trabalho
A empresa ALFA atua no segmento de "Fabricação de equipamentos bélicos pesados, armas de fogo e munições". Esta empresa possui 12.328 empregados em um único estabelecimento. O código de Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE desta empresa é 25.50-1. Ela está situada no interior do Estado de São Paulo, em uma cidade com aproximadamente 100 mil habitantes. Conforme consta no Quadro I da NR 4, seu grau de risco correspondente ao CNAE é 4. De acordo com o Quadro III da NR 5, o código 25.50-1 consta inserido no Grupo C-15, que se refere à “Explosivos e Armas”, conforme Quadro II desta mesma Norma Regulamentadora.

São apresentados os seguintes dados extraídos da Norma Regulamentadora NR 5:

imagem-004.jpg
Considerando as disposições sobre a CIPA constantes na Norma Regulamentadora específica NR 5, a totalidade de componentes eleitos na sua composição para a empresa ALFA é
Alternativas
Q375601 Segurança e Saúde no Trabalho
A empresa ALFA atua no segmento de "Fabricação de equipamentos bélicos pesados, armas de fogo e munições". Esta empresa possui 12.328 empregados em um único estabelecimento. O código de Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE desta empresa é 25.50-1. Ela está situada no interior do Estado de São Paulo, em uma cidade com aproximadamente 100 mil habitantes. Conforme consta no Quadro I da NR 4, seu grau de risco correspondente ao CNAE é 4. De acordo com o Quadro III da NR 5, o código 25.50-1 consta inserido no Grupo C-15, que se refere à “Explosivos e Armas”, conforme Quadro II desta mesma Norma Regulamentadora.

São apresentados os seguintes dados extraídos da Norma Regulamentadora NR 5:

imagem-004.jpg
Uma vez realizada a eleição para a composição da CIPA da empresa ALFA, a ata de eleição, ata de posse e o calendário anual das reuniões ordinárias deverão estar integrados à documentação referente a este processo eleitoral. De acordo com a Norma Regulamentadora específica da CIPA, esta documentação deverá ser :
Alternativas
Q375602 Segurança e Saúde no Trabalho
A prevalência de perda auditiva sugestiva de perda auditiva por exposição a níveis elevados de pressão sonora pelo exame audiométrico entre os 74 trabalhadores foi elevada, alcançando 32,4%, sendo maior entre os mecânicos (40%), seguida pelos trabalhadores de apoio (28,6%), e menor entre os pilotos (18,1%). Os mecânicos geralmente ficam próximos às aeronaves, realizando manutenção com as turbinas ligadas. Neste cenário, estando num raio de até dez metros da aeronave, o ruído dos motores chega a 102 dB(A). É também o grupo que apresenta maior resistência ao uso de EPI, pois acreditam que são expostos apenas esporadicamente às pressões sonoras elevadas. A prevalência de perda auditiva nos trabalhadores de apoio mostra que o risco dessa perda atinge todos os trabalhadores.

Considere o cenário descrito e as disposições da Norma Regulamentadora NR 6 do Ministério do Trabalho e Emprego. Considere, também, que o SESMT da empresa que emprega os mecânicos citados no texto recomendou ao empregador o uso de protetores auriculares a estes trabalhadores. Neste caso, é de responsabilidade dos mecânicos.
Alternativas
Q375603 Segurança e Saúde no Trabalho
A prevalência de perda auditiva sugestiva de perda auditiva por exposição a níveis elevados de pressão sonora pelo exame audiométrico entre os 74 trabalhadores foi elevada, alcançando 32,4%, sendo maior entre os mecânicos (40%), seguida pelos trabalhadores de apoio (28,6%), e menor entre os pilotos (18,1%). Os mecânicos geralmente ficam próximos às aeronaves, realizando manutenção com as turbinas ligadas. Neste cenário, estando num raio de até dez metros da aeronave, o ruído dos motores chega a 102 dB(A). É também o grupo que apresenta maior resistência ao uso de EPI, pois acreditam que são expostos apenas esporadicamente às pressões sonoras elevadas. A prevalência de perda auditiva nos trabalhadores de apoio mostra que o risco dessa perda atinge todos os trabalhadores.

O Anexo 1 da NR 15 do Ministério do Trabalho e Emprego determina que a máxima exposição diária permissível ao ruído com nível 102 dB(A) é de 45 minutos. Supondo que ao realizar a leitura do ruído ambiental em decibéis, com instrumento de medição de nível de pressão sonora operando no circuito de compensação “A” e resposta lenta, próximo ao ouvido do mecânico de aeronaves citado no texto, conforme procedimento descrito no referido Anexo 1 da NR 15, obtém-se como resultado 125 dB(A) de ruído contínuo ou intermitente. Neste caso, conforme consta na NR 15, as atividades desenvolvidas por este mecânico .
Alternativas
Q375604 Segurança e Saúde no Trabalho
Considerando que os três componentes do triângulo do fogo ao reagirem em cadeia promovem o fenômeno físico-químico onde se tem uma reação de oxidação com emissão de calor e luz, é correto afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: D
5: B
6: E
7: A
8: B
9: D
10: E
11: B
12: A
13: E
14: C
15: D
16: E
17: B
18: A
19: A
20: B