Questões de Concurso Público TCM-GO 2015 para Auditor de Controle Externo - Informática

Foram encontradas 12 questões

Q514757 Governança de TI
Considere:

I. Fornece boas práticas fortemente focadas mais nos controles e menos na execução, que irão ajudar a otimizar os investimentos em TI, assegurar a entrega dos serviços e prover métricas para julgar quando as coisas saem erradas.

II. Fornece orientação para o fornecimento de serviços de TI de qualidade e os processos, funções e outras habilidades requeridos para seu suporte, através de uma estrutura baseada em um ciclo de vida de serviço.

III. O processo garante que os serviços estejam alinhados com as necessidades do negócio em mudança por meio da identificação e da implementação de melhorias para os serviços de TI que suportam os processos de negócio.

IV. Depois de identificar os processos e controles críticos de TI, o modelo de maturidade permite a identificação das deficiências em capacidade e a sua demonstração para os executivos. Planos de ação podem ser desenvolvidos para elevar esses processos ao desejado nível de capacidade.

Indicando com C o que se refere ao COBIT 4.1 e com I o que se refere ao ITIL v3 atualizado em 2011, as afirmativas de I a IV devem ser identificadas, respectivamente, com
Alternativas
Q514758 Governança de TI
A responsabilidade pelas decisões relativas a TI em uma organização podem seguir modelos de acordo com quem as toma ou influencia estas decisões. O tipo de modelo e os responsáveis pelas decisões, está corretamente descrito em:
Alternativas
Q514760 Governança de TI
Para implementar uma mudança de processo com sucesso, a organização deve
Alternativas
Q514761 Governança de TI
Um Auditor de Controle Externo do TCM/GOrecebeu a tarefa de analisar a situação em que se encontra determinada organização, assim descrita:

Controles estão em funcionamento e são adequadamente documentados. A efetividade operacional é avaliada periodicamente e existe um número médio de problemas. Mas, o processo de avaliação não é documentado. Embora a maioria dos problemas de controle seja tratada de maneira previsível, algumas fragilidades de controle persistem e os impactos ainda são severos. Os funcionários estão conscientes de suas responsabilidades relacionadas a controles. Os processos críticos de TI são identificados com base em direcionadores de valor e riscos. Uma análise detalhada já foi realizada para identificar os requisitos de controles e as causas das lacunas, bem como para desenvolver oportunidades de aprimoramento. Além das reuniões facilitadas, ferramentas e entrevistas são executadas para suportar as análises e assegurar que os proprietários de processos de TI dominem e direcionem o processo de avaliação e o aprimoramento.”

Com base na situação descrita, identifica-se que a organização encontra-se no nível de maturidade para controles internos, de acordo com o CobiT 4.1:
Alternativas
Q514762 Governança de TI
A terceirização pode fazer parte das políticas relativas ao alinhamento estratégico entre a área de TI e negócios. Para a terceirização a análise financeira é importante, pois as soluções técnicas (interna e externa) são semelhantes. O fator crítico de sucesso é o gerenciamento. Considerando que as soluções interna e externa (terceirizada) adotam um único critério, como 24 × 7 × 365, em relação ao custo do gerenciamento da disponibilidade da infraestrutura de TI, a solução terceirizada oferece
Alternativas
Q514767 Governança de TI
De acordo com a ITIL v3, a Matriz de Atribuição de Responsabilidades (RACI) é um modelo usado para ajudar a definir papéis e responsabilidades de cada indivíduo frente às atividades de um processo. Em uma matriz RACI
Alternativas
Q514768 Governança de TI
Segundo a ITIL v3 atualizada em 2011, no processo de Gerenciamento de Portfólio de Serviço da Estratégia de Serviço, os serviços aprovados, liberados e disponíveis para serem contratados ficam no
Alternativas
Q514769 Governança de TI
O Auditor de Controle Externo do TCM/GO que atua na área de Tecnologia da Informação está utilizando o Cobit 4.1 como modelo de controle para governança de TI. Certo dia se deparou com as seguintes questões de gerenciamento:

1. Os novos projetos fornecerão soluções que atendam às necessidades de negócio do TCM/GO?
2. Os novos projetos serão entregues no tempo e orçamento previstos?
3. Os novos sistemas ocorrerão apropriadamente quando implementados?
4. As alterações ocorrerão sem afetar as operações de negócio atuais?

Sabendo que o CobiT define as atividades de TI em um modelo de processos genéricos com domínios que mapeiam as tradicionais áreas de responsabilidade de TI de planejamento, construção, processamento e monitoramento, o Auditor de Controle Externo relacionou corretamente estas questões ao domínio
Alternativas
Q514770 Governança de TI
O Auditor de Controle Externo do TCM/GO da Área de TI decidiu utilizar a representação contínua do CMMI-DEV versão 1.2 para a melhoria dos processos de desenvolvimento e manutenção de produtos e serviços do Tribunal. Para justificar sua decisão, elencou um conjunto de características das formas de representação do CMMI-DEV:

I. Se os processos da organização que precisam ser melhorados são conhecidos e se as dependências entre as áreas de processo descritas no CMMI são bem compreendidas, esta forma de representação é uma boa escolha para essa organização.

II. Esta forma de representação prescreve uma ordem de implementação das áreas de processo de acordo com níveis de maturidade, definindo um caminho de melhoria para a organização, do nível “inicial” ao nível “em otimização”.

III. Esta forma de representação permite livre escolha da sequência de melhorias, de forma a melhor satisfazer aos objetivos estratégicos e mitigar as áreas de risco da organização.

IV. Se não se sabe por onde começar e quais processos escolher para serem melhorados, esta forma de representação é uma boa opção, pois fornece um conjunto específico de processos para melhorar em cada etapa.

Dentre as características elencadas, referem-se à representação contínua APENAS os itens
Alternativas
Q514771 Governança de TI
Uma área de processo é um conjunto de práticas relacionadas a uma área que, quando implementadas, satisfazem a um conjunto de metas consideradas importantes para realizar melhorias significativas naquela área. O modelo CMMI-DEV versão 1.2 é composto por 22 áreas de processo organizadas nas categorias Gestão de Processo, Gestão de Projeto, Engenharia e Suporte. As áreas de processo da categoria Gestão de Projeto tratam das atividades de gestão relacionadas a planejamento, monitoramento e controle de projeto. Dentre as áreas de processo de Gestão de Projeto estão Planejamento de Projeto, Monitoramento e Controle de Projeto, Gestão Quantitativa de Projeto,
Alternativas
Q514772 Governança de TI
Os Tribunais elaboram seus Planejamentos Estratégicos de Tecnologia da Informação - PETIs como o primeiro desdobramento dos planejamentos estratégicos institucionais, o que demonstra o reconhecimento de que a tecnologia é um dos meios capazes de contribuir fortemente para a melhoria dos serviços prestados pelos Tribunais brasileiros. Estes PETIs devem
Alternativas
Q514773 Governança de TI
No Modelo de Referência MPS para software (MR-MPS-SW), o nível de maturidade composto pelos processos dos níveis anteriores, mas que não possui processos específicos nem que sofreram evolução, é o Nível
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: B
4: C
5: E
6: B
7: C
8: E
9: A
10: D
11: E
12: B