Questões de Concurso Público Prefeitura de Teresina - PI 2016 para Técnico de Nível Superior - Analista Ambiental - Engenharia Agronômica

Foram encontradas 28 questões

Q733597 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura, também denominado Plano ABC − Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, abarca os programas:
Alternativas
Q733598 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Considerando-se as necessidades e fontes de financiamento de estratégias de transição para o desenvolvimento sustentável, o Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono − ABC, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, apresenta, para o período de 2011 a 2020, estimativas de recursos que são da ordem de R$ 197 bilhões, mediante financiamentos com fontes orçamentárias ou por meio de linhas de crédito. Deste total, cerca de R$ 157 bilhões seriam recursos disponibilizados via crédito rural, para financiar as atividades necessárias ao alcance das metas físicas de cada programa.

Quanto aos prazos totais e a respectiva ordem de apresentação dos projetos, é correto:

Alternativas
Q733599 Engenharia Agronômica (Agronomia)

De acordo com Altieri (2004:31), em sua obra Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável: Embora os agroecossistemas tradicionais variem com as circunstâncias geográficas e históricas, muitas características estruturais e funcionais são compartilhadas pelos diferentes sistemas, pois eles:

I. contêm um grande número de espécies;

II. exploram toda uma gama de microambientes com características distintas, tais como solo, água, temperatura, altitude, declividade ou fertilidade, seja em um único campo de cultivo, seja em uma região;

III. mantêm os ciclos de materiais e resíduos através de práticas eficientes de reciclagem;

IV. têm como suporte interdependências biológicas complexas, resultando em um certo grau de supressão biológica de pragas.


Está correto o que consta em

Alternativas
Q733600 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Em Agroecologia, Altieri (2004: 62-63), considera que “Qualquer que seja o método utilizado para avaliar a sustentabilidade das pequenas propriedades, ele deve fornecer um indicador da situação de, no mínimo, quatro atributos”, que poderão ser avaliados utilizando uma série de indicadores-chave de natureza socioeconômica, ambientais e culturais, como, por exemplo,
Alternativas
Q733601 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A utilização de um ou mais sistemas alternativos de produção proporciona aumento das possibilidades referentes às interações complementares entre os vários componentes dos agroecossistemas, resultando na geração de efeitos positivos. São sistemas alternativos e diversificados de produção:

I. Sistemas de cultivos múltiplos ou de policultivos.

II. Rotação de culturas.

III. Cultivos de cobertura.

IV. Sistemas agroflorestais.

V. Agricultura orgânica.


Está correto o que consta em

Alternativas
Q733602 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Considere as informações abaixo.

I. O tráfego de máquinas agrícolas pode causar compactação e/ou adensamento nas camadas do perfil do solo, por causa da tração aplicada à superfície do terreno, quando do deslocamento do trator, o que produz uma deformação na estrutura do solo e, às vezes, promove o movimento das partículas que o compõem.

II. O grau de compactação do solo depende do tipo de rodado (pneus ou esteiras) da máquina utilizada. O uso de pneus de maior largura e tratores com tração nas quatro rodas promove uma menor compactação do solo, entretanto, outros fatores podem influenciar no processo de compactação, tais como: classe de solo, teor de umidade no momento de trafegar com as máquinas, sistema e frequência de irrigação, e massa (peso) das máquinas, entre outros.

III. Os Latossolos, juntamente com os Argissolos, constituem uma das classes mais importantes dos solos dos tabuleiros sertanejos ou chapadas baixas, da zona semiárida, em face às suas boas propriedades físicas e à sua representatividade geográfica. Entretanto, podem apresentar como principais restrições aspectos relacionados às suas propriedades químicas, por causa da presença de acidez e baixa capacidade de troca de cátions e de soma de bases trocáveis, resultando em uma baixa fertilidade natural. Estas características desfavoráveis, contudo, são facilmente corrigíveis com o uso de tecnologias disponíveis.


Segundo a EMBRAPA, no Semiárido (2010), está correto o que consta em

Alternativas
Q733603 Engenharia Agronômica (Agronomia)
NÃO é uma vantagem que as máquinas de tratar sementes apresentam, em relação ao tratamento convencional (tambor):
Alternativas
Q733605 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Veiga e Ehlers (2009: 13), ao discorrerem sobre as relações de fluxo de energia e nutrientes nos sistemas agrícolas, afirmam que: “Outra forma de diversificar os sistemas produtivos é a agrosilvicultura ou ‘agroflorestação’. [...] Em quase todas as experiências observa-se o aumento de matéria orgânica nos solos, a redução da erosão laminar e em sulcos e o aumento da diversidade de espécies. Nos casos em que as matas ciliares são recuperadas, verifica-se, também, a diminuição da turbidez da água e o aumento da disponibilidade de recursos hídricos”. Agroflorestação é considerada pelos autores como um sistema de manejo
Alternativas
Q733606 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Segundo Borghetti e Silva (2007): Viveiros adubados; Utilização de adubação e alimento suplementar; Viveiros com baixa renovação de água e ração completa; Viveiros com renovação de água e aeração, são conhecidos na Piscicultura como sistemas de cultivo empregados na
Alternativas
Q733607 Engenharia Agronômica (Agronomia)

De acordo com Abreu e Lopes (2005), em Análise de Sistemas de Produção Animal – Bases Conceituais, considere:

I. A agropecuária depende dos recursos naturais para sua existência e funcionamento, sendo que podem ser classificados em recursos renováveis, semi renováveis e não renováveis, tanto em nível micro (fazenda) como em nível macro (região).

II. Para alcançar o desenvolvimento socioeconômico sustentável é essencial utilizar os recursos de maneira que seja assegurada sua renovação. Em outras palavras, não se deve gastar os recursos naturais a uma velocidade mais rápida que sua regeneração natural.

III. Qualquer produto pecuário é submetido às leis do mercado. O preço em si varia de acordo com as relações entre a oferta e a demanda. A classificação dos sistemas de produção em grupos depende do propósito do estudo. O importante é pensar nas principais zonas agroecológicas e classificar os sistemas de produção predominantes em cada zona, sendo relevante levar em consideração não apenas os fatores ambientais de cada zona, mas também outros fatores como distância dos centros consumidores, infraestrutura de transporte, etc.


Está correto o que consta em

Alternativas
Q733608 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura e da Pesca, com o objetivo de promover, dentre outras coisas, o desenvolvimento sustentável da pesca e da aquicultura como fonte de alimentação, emprego, renda e lazer, garantindo-se o uso sustentável dos recursos pesqueiros, bem como a otimização dos benefícios econômicos decorrentes, em harmonia com a preservação e a conservação do meio ambiente e da biodiversidade, é regida
Alternativas
Q733609 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Sobre pragas e plantas daninhas, considere:

I. Quando possível, escolher áreas de cultivo com baixa infestação por plantas daninhas.

II. Emprego de sementes isentas de propágulos de plantas daninhas.

III. Limpeza rigorosa de veículos, máquinas, implementos e ferramentas após utilização em áreas infestadas, pois podem atuar como meios de dispersão de propágulos de espécies daninhas.

IV. Eliminação de plantas indesejadas em margens de estradas, de cercas e de canais de irrigação antes que produzam propágulos.


Essas ações são 

Alternativas
Q733611 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O semiárido brasileiro é uma região presente em 11 Estados brasileiros. No Piauí, o semiárido ocupa grande parte do setor central, leste e sudeste, fazendo fronteiras com o Ceará, Pernambuco e Bahia. É uma região de clima marcada por irregularidades de chuvas, tendo como vegetação predominante à caatinga. Neste caso,
Alternativas
Q733612 Engenharia Agronômica (Agronomia)

De acordo com Veiga e Ehlers (2009:6) comparáveis aos impactos das mudanças de uso dos solos são os estragos causados pela homogeneização. Além da diminuição do número de espécies e da variedade genética das plantas utilizadas, também ocorre uma dramática redução do número de outras espécies, como as bactérias fixadoras de nitrogênio, os fungos que facilitam a absorção de nutrientes, predadores de pragas, polinizadores etc. Simultaneamente, águas superficiais e subterrâneas são contaminadas, tanto pelo uso crescente dos insumos básicos dessa conversão (fertilizantes químicos e agrotóxicos), quanto pela excessiva concentração da pecuária.


Sobre esse assunto,

Alternativas
Q733613 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A Ecologia se refere ao sistema natural de cada local, envolvendo o solo, o clima, os seres vivos, bem como as inter-relações entre esses três componentes. Trabalhar ecologicamente significa manejar os recursos naturais respeitando a teia da vida. 

(PRIMAVESI, 2008)

O manejo agroecológico dos solos se baseia em: 

I. Solos vivos e agregados (bem estruturados).

II. Biodiversidade.

III. Proteção do solo contra o aquecimento excessivo, o impacto da chuva e o vento permanente.

IV. Bom desenvolvimento das raízes.

V. Autoconfiança do agricultor. 


Está correto o que consta em 

Alternativas
Q733614 Engenharia Agronômica (Agronomia)
De acordo com Serviço Florestal Brasileiro, o Manejo Florestal Sustentável é a administração da floresta para obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando-se os mecanismos de sustentação
Alternativas
Q733615 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A certificação socioambiental é um instrumento econômico viável para diferenciar produtos e produtores de acordo com valores e critérios, com vistas a superar barreiras não-tarifárias do comércio internacional de mercadorias, obtendo preços adequados junto aos consumidores, tanto no país como no exterior. Nesse sentido, a certificação socioambiental

I. surgiu com o objetivo de ser um dos mecanismos de promoção e incentivo às mudanças de qualidade na agricultura em direção à sustentabilidade.

II. não deve ser encarada como uma solução, embora possa cumprir interessante papel no sentido de promover transformações em segmentos produtivos, como nos setores florestal e agrícola.

III. promove transformações que não devem ser acompanhados de políticas públicas, pesquisas e outros instrumentos complementares.

IV. é realizada por certificadores que avaliam o desempenho da operação auditada frente a padrões mínimos existentes.


Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Q733616 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A floresta amazônica oferece serviços ambientais fundamentais, dentre os quais inclui-se a manutenção
Alternativas
Q733617 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O Programa Nacional de Florestas − PNF tem como principais objetivos: estimular o uso sustentável de florestas nativas e plantadas; fomentar o reflorestamento; apoiar as iniciativas econômicas e sociais das populações que vivem em florestas. O PNF NÃO
Alternativas
Q733618 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Atualmente, o modelo agrícola com alta especialização, menor diversidade e maior uso de produtos químicos é usual no Brasil. Eles poluem o solo, os rios, causando também problemas de saúde na população. Para tornar a agricultura sustentável, é INCORRETO:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: E
4: D
5: A
6: D
7: E
8: E
9: B
10: C
11: D
12: A
13: B
14: C
15: A
16: D
17: B
18: D
19: A
20: C