Questões de Concurso Público Prefeitura de Teresina - PI 2016 para Técnico de Nível Superior - Economista
Foram encontradas 60 questões
I. Assinala-se na frase uma opinião pessoal do autor que, apesar do tom de axioma, pode ser ou não compartilhada pelo senso comum. II. O autor, idoso confesso, demonstra, por meio do uso da ironia, sua irritação pessoal diante daqueles que o acusaram de ter “cabeça de jovem”. III. Introduzem-se novos argumentos a corroborar o desencanto do autor com a juventude atual.
Está correto o que se afirma APENAS em
A respeito do segmento acima, afirma-se corretamente:
Ainda que maldigamos o envelhecimento, é ele que nos traz a aceitação das ambiguidades... (último parágrafo)
Sem prejuízo da correção e do sentido, os segmentos sublinhados acima podem ser substituídos, correta e respectivamente, por:
I. O uso de aspas, no texto, presta-se a destacar expressões e juízos que não condizem com o ponto de vista dos autores. II. As vírgulas que isolam o segmento feminino ou masculino, no último parágrafo, não podem ser substituídas por travessões, uma vez que os termos estão coordenados à expressão "corpo humano". III. Na primeira frase do 2o parágrafo, o termo "porque" indica que se trata de interrogação.
Está correto o que se afirma APENAS em
I. Se Adalberto não é estudioso, então Bruno é esforçado. II. Se Daniela é atenta, então Ernesto não é assíduo. III. Se Bruno é esforçado, então Cátia é organizada. IV. Se Ernesto é assíduo, então Fátima é pontual. V. Se Fátima é pontual, então Cátia é organizada. VI. Cátia não é organizada.
A partir dessas afirmações, é correto concluir que