Questões de Concurso Público ALESE 2018 para Analista Legislativo - Jornalismo

Foram encontradas 28 questões

Q889994 Jornalismo
No Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, o título “Da responsabilidade profissional do jornalista” trata dos deveres desse profissional. Nele consta uma série de itens que são de sua competência, EXCETO
Alternativas
Q889996 Jornalismo
Os assuntos jornalísticos que necessariamente não se encaixam nas editorias tradicionais, como economia, esportes ou política, mas que causam grande interesse aos leitores são nomeados como
Alternativas
Q889997 Jornalismo
Todas as profissões têm sua nomenclatura própria. Dentro da linguagem jornalística, a palavra cue significa
Alternativas
Q889998 Jornalismo
Regina Villela, em seu livro Profissão: Jornalista de TV − Telejornalismo Aplicado na Era Digital (Rio de Janeiro: Ciência Moderna), aponta que na televisão há vários tipos de entrevistas, utilizadas de acordo com a situação ou necessidade de se dar a informação. A entrevista que visa a registrar a opinião de pessoas de várias camadas sociais é chamada de
Alternativas
Q889999 Jornalismo
No relacionamento com a mídia, os gestores públicos devem estar preparados para responder às questões que surgirem. Para isso, é necessário que a Assessoria de Imprensa municie os gestores com informações atualizadas. Assim sendo, antes das entrevistas, a primeira coisa a ser lida pelo gestor é o
Alternativas
Q890000 Jornalismo
Entre os gêneros jornalísticos, ambos os textos podem ser reunidos em obras autorais e são realizados de uma forma livre e carregados de características pessoais de quem os produz. O primeiro tem uma feição mais literária, já o segundo nem tanto. Estamos falando, respectivamente,
Alternativas
Q890001 Jornalismo

Um press release necessita


I. ser redigido como matéria jornalística.

II. conter o maior número de páginas possíveis.

III. trazer em destaque datas e locais do que é divulgado.

IV. mostrar clareza e concisão textual.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q890002 Jornalismo

Um bloco de diferentes informações digitais interconectadas é um hipertexto, que, ao utilizar nós ou elos associativos (os chamados links), consegue moldar a rede hipertextual, permitindo que o leitor decida e avance sua leitura do modo que quiser, sem ser obrigado a seguir uma ordem linear. Na internet não nos comportamos como se estivéssemos lendo um livro, com começo, meio e fim. Saltamos de um lugar para outro − e seja na mesma página, em páginas diferentes, línguas distintas, países distantes etc.

(FERRARI, Pollyana. Jornalismo digital. São Paulo: Contexto)


Considera-se como o pai do hipertexto o teórico

Alternativas
Q890003 Jornalismo
Durante a leitura de uma matéria jornalística, é fundamental manter a atenção do leitor. Para que isso ocorra, são utilizadas algumas técnicas em sua elaboração, tais como a chamada pirâmide invertida, que deve ser iniciada
Alternativas
Q890004 Jornalismo
A técnica de redação de uma manchete é importante, pois, segundo Elcias Lustosa, ela representa a construção de uma mensagem específica que comporá o quadro do material editorial de um noticiário de qualquer veículo de comunicação de massa. (O texto da notícia, Brasília: Editora UnB) Lustosa complementa que se constitui em um elemento fundamental no que se refere à composição do quadro geral da
Alternativas
Q890005 Jornalismo

Considere as seguintes características:


I. No noticiário televisivo, tem o objetivo de manter o interesse do espectador no que será apresentado.

II. Trata-se de um breve texto do repórter para despertar a curiosidade em uma matéria.

III. É o movimento de câmera que acompanha um objeto ou uma pessoa andando.


Os itens I, II e III correspondem, respectivamente, às definições de

Alternativas
Q890006 Jornalismo
No que se refere à elaboração de uma legenda, devem ser evitadas as seguintes ações:
Alternativas
Q890007 Jornalismo

Considere as proposições:


I. A fotografia, apesar de utilizada há mais de cem anos na imprensa, teve sua difusão nos primeiros tempos para arejar as páginas carregadas de texto, vindo posteriormente a ganhar importância nos veículos jornalísticos.

II. São publicações mais fáceis de transportar, além de serem impressas em papel de melhor qualidade, indo além de ser um resumo dos acontecimentos semanais.


Essas afirmações relacionam-se, respectivamente, com

Alternativas
Q890008 Jornalismo

O Código de Ética dos Jornalistas fixa as normas a que deverá subordinar-se a atuação do profissional nas suas relações com a comunidade, com as fontes de informação e entre jornalistas.


Capítulo I – Do Direito à informação


Art. 1° O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros tem como base o direito fundamental do cidadão à informação, que abrange seu o direito de informar, de ser informado e de ter acesso à informação.

Art. 2° Como o acesso à informação de relevante interesse público é um direito fundamental, os jornalistas não podem admitir que ele seja impedido por nenhum tipo de interesse, razão por que:


I. a divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação e deve ser cumprida independentemente de sua natureza jurídica - se pública, estatal ou privada − e da linha política de seus proprietários e/ou diretores;

II. a produção e a divulgação da informação devem se pautar pela veracidade dos fatos e ter por finalidade o interesse público;

III. a liberdade de imprensa, direito e pressuposto do exercício do jornalismo, implica compromisso com a responsabilidade social inerente à profissão;

IV. a prestação de informações pelas organizações públicas e privadas, incluindo as não governamentais, é uma obrigação social.

V. a obstrução direta ou indireta à livre divulgação da informação, a aplicação de censura e a indução à autocensura são delitos contra a sociedade, devendo ser denunciadas à comissão de ética competente, garantido o sigilo do denunciante.


De acordo com o trecho destacado do Código de Ética dos Jornalistas,

Alternativas
Q890009 Jornalismo

Um repórter de TV é convidado por uma agência de turismo para fazer uma reportagem sobre um roteiro pouco explorado. A reportagem mostrava o artesanato feito pela população local, praias pouco usadas, e poderia impulsionar o desenvolvimento local. Em nenhum momento da reportagem, nem no gerador de caracteres, nem na assinatura e nem no pé falado pelo apresentador, constava a informação de que a reportagem foi feita a convite da agência.


A reportagem acima

Alternativas
Q890010 Jornalismo

Você é o assessor de comunicação de uma instituição pública estadual e foi encarregado de informar sobre um programa de regularização de documentos para a população idosa carente. A verba é limitada e há necessidade de produzir um único veículo de divulgação.


No que se refere à estratégia para essa divulgação,

Alternativas
Q890011 Jornalismo

Leia o texto abaixo.


A possibilidade de dispor de espaço ilimitado para a apresentação de material noticioso é a maior ruptura [...] para o jornalismo, tendo como efeito, juntamente com a facilidade de produção de conteúdos [...], a multiplicação dos espaços para a memória em rede [...]. É altamente provável também que parte desses registros venha a sobreviver a seus produtores, da mesma forma que as marcas nas pedras ou pinturas nas cavernas sobreviveram aos produtores neolíticos que as criaram.

(Adaptado de: PALACIOS, Marcos. Memória. In: CANAVILHAS, João. Webjornalismo: 7 caraterísticas que marcam a diferença. Covilhã, UBI, LabCom, 2014)


A partir desta leitura, é correto afirmar:

Alternativas
Q890014 Jornalismo

Considere:


Imagem associada para resolução da questão


Na reprodução dos jornais acima,

Alternativas
Q890017 Jornalismo

Considere:


As técnicas americanas impuseram ao jornalismo noticioso um conjunto de restrições formais que diziam respeito tanto à linguagem quanto à estruturação do texto. Inspirado no noticiário telegráfico, o estilo jornalístico passou a ser mais seco e forte.

(Adaptado de: RIBEIRO, Ana Paula Goulart. Jornalismo, literatura e política: a modernização da imprensa carioca nos anos 1950. In. Estudos Históricos, n. 31, 2003. Rio de Janeiro, CPDOC/FGV)


O trecho se aplica ao texto jornalístico

Alternativas
Q890018 Jornalismo

Considere:


O caráter pontual do lead, sintetizando algumas informações básicas quase sempre no início da notícia, fornece um epicentro para a percepção do conjunto. É por esse motivo que o lead torna a notícia mais comunicativa e mais interessante, pois otimiza a figuração singularizada da reprodução jornalística.

(Adaptado de: GENRO FILHO, Adelmo. O segredo da pirâmide − para uma teoria marxista do jornalismo. Porto Alegre, Tchê, 1987. p. 183-202)


A figuração singularizada citada no texto se refere à produção de

Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: C
4: A
5: B
6: B
7: E
8: D
9: E
10: C
11: B
12: A
13: C
14: E
15: D
16: A
17: C
18: C
19: E
20: A