Questões de Concurso Público Prefeitura de Macapá - AP 2018 para Psicólogo

Foram encontradas 26 questões

Q936860 Psicologia
É comum familiares e/ou cuidadores tratarem idosos de modo infantilizado, realizando as atividades por eles, em um processo de superproteção ou ainda de impaciência em relação ao maior tempo que utilizam para realizar atividades diárias. Esse contexto é prejudicial ao idoso, tanto pelo excesso de zelo, quanto pelo risco de hostilidade. Nessas situações, familiares e a sociedade em geral deveriam participar de oficinas que trabalhassem orientações relacionadas
Alternativas
Q936861 Psicologia
O aumento do número de acidentes/quedas com pessoas idosas é considerado um problema de saúde pública e tem recebido constante atenção multiprofissional para a problemática envolvida, pois atinge diretamente a capacidade funcional do idoso, que está relacionada
Alternativas
Q936862 Psicologia
O uso de metodologias participativas para o desenvolvimento de trabalhos grupais no campo da promoção da saúde é eficaz para trabalhar questões que tendem a ser mais complexas: sexualidade, violência, violação de direitos, uso e abuso de drogas. Essas metodologias visam
Alternativas
Q936863 Psicologia
Na vida cotidiana, ou no contexto profissional, tem sido comum a existência de conflitos de opiniões, discussões ou incompreensões acerca de atitudes pessoais ou atividades profissionais. Uma das ferramentas possíveis para facilitar a comunicação é a mediação de conflitos por meio da assertividade que
Alternativas
Q936864 Psicologia
Uma mãe procura a psicóloga para pedir um parecer/laudo que foi solicitado pela professora de seu filho que se encontra no ensino fundamental, com intuito de compreender o estado emocional da criança, pois há uma suspeita de comprometimento psicológico/psiquiátrico. A psicóloga orienta a mãe com o propósito de entender a finalidade do documento, pois há uma diferença específica entre os dois documentos:
Alternativas
Q936865 Psicologia

O desenvolvimento da educação especial de qualidade nas escolas é um grande desafio para atuação dos professores. Quando nos referimos a alunos residentes em Quilombolas, observa-se uma situação de maior isolamento e invisibilidade, por falta de acesso aos recursos disponíveis.


Dentre as afirmativas abaixo, as temáticas relacionadas à interface entre a educação especial e educação escolar quilombola são:


I. Os direitos assegurados na Resolução n° 8, de 20 de novembro de 2012, definem as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Escolar Quilombola na Educação Básica.

II. As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Escolar garantem apoio técnico pedagógico aos estudantes, recursos didáticos e tecnológicos em âmbito geral.

III. Essa interface ainda não ocorre porque as escolas de quilombos ainda são precárias no país.

IV. A Resolução n° 8 garante que o trabalho precisa ser realizado a partir da escuta das famílias e do contexto sociocultural das comunidades.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Q936866 Psicologia
Muitas comunidades quilombolas ainda desconhecem os programas e serviços específicos a elas destinadas. A falta de informação aliada à burocratização continuam sendo impedimentos para o exercício da cidadania. O Programa Brasil Quilombola dá visibilidade e relevância às políticas públicas, e a partir de seu desdobramento, a Agenda Social Quilombola (Decreto n° 6261/2007) descreve ações pautadas em quatro eixos:
Alternativas
Q936867 Psicologia
No que se refere a filhos de refugiados, as garantias ao direito ao acesso à documentação e regulamentação dos pais e responsáveis é respaldado
Alternativas
Q936868 Psicologia
Alguns países passaram a empregar medidas para conter a entrada de pessoas por suas fronteiras ou áreas que lhes dão acesso, com propósito de regular controle migratório. Essas medidas ferem diretamente os direitos dos refugiados e o Princípio de non-refoulement, que se refere à
Alternativas
Q936869 Psicologia
Questionário é um instrumento de coleta de dados usado em pesquisas
Alternativas
Q936870 Psicologia

De acordo com os princípios e diretrizes éticos, para a realização de pesquisas científicas:


I. Deve-se considerar as vulnerabilidades psicossociais, riscos e benefícios da pesquisa na definição do objeto e população estudada.

II. Todas as pesquisas propostas pela equipe multiprofissional devem ser submetidas a um Comitê de Ética em Pesquisa.

III. A participação de população mais vulnerável socialmente deve ser atrelada a uma remuneração.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Q936875 Psicologia
No DSM-5 o Transtorno do Espectro Autista (TEA) diz respeito aos fenômenos relacionados ao autismo na infância e seu diagnóstico
Alternativas
Q936876 Psicologia
Dentre os conceitos centrais que embasam as ações da Psicologia e da equipe multiprofissional na Assistência Social, entende-se que
Alternativas
Q936877 Psicologia
Com base na Psicologia Social Comunitária, as ações desenvolvidas pelos psicólogos na Assistência Social são caracterizadas
Alternativas
Q936878 Psicologia
O cuidado multiprofissional a pessoas em situação de rua demanda articulação entre o SUS e SUAS, para o qual conta com
Alternativas
Q936879 Psicologia
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, a Proteção Social Básica e a Especial devem ser ofertadas de modo a atender a diversidade de demandas da matricialidade familiar. Nesse sentido é correto afirmar que
Alternativas
Q936880 Psicologia

Crianças em situação de abrigo devem ter especial atenção no que se refere à constituição psíquica e aos vínculos da primeira infância. São ações que visam essa atenção:


I. Contato físico com a criança acompanhado de falas do cuidador que atribuam sentido ao que está ocorrendo, principalmente nos momentos de cuidados básicos.

II. Realizar um “diário da criança”, uma vez que este pode complementar a sua história.

III. Um bom treinamento com a equipe, para que a rotatividade dos cuidadores não impacte significativamente na qualidade das relações estabelecidas com a criança, fazendo com que não perceba a troca de pessoas.

IV. Um trabalho com os pais, com encontros sistemáticos, no sentido de conversar sobre o desenvolvimento e planejar o retorno da criança para casa.


Está correta o que se afirma APENAS em

Alternativas
Q936881 Psicologia
Segundo o DSM-V, o Transtorno da Personalidade Antissocial tem como característica
Alternativas
Q936882 Psicologia

Considere as assertivas abaixo no que se refere as políticas de atendimento à infância e adolescência, que visam à integração de objetivos e formas de ação em relação ao público-alvo.


I. O ECA distribui as políticas de atendimento a criança e adolescentes em unicamente 2 linhas de ação: as políticas sociais básicas e as políticas de proteção.

II. Há necessidade de uma complementariedade entre a intervenção do Estado e privada, no atendimento as políticas de direitos da infância e adolescência.

III. Organizações não governamentais entraram em cena no campo do atendimento às políticas sociais à infância e à juventude e estão sempre alinhadas com as políticas públicas.

IV. É importante a avaliação e transparência das ações e a prestação de contas à comunidade, sempre no sentido de atingir mais autonomia no desenvolvimento individual e coletivo.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Q936883 Psicologia
Bowlby afirma que o apego ocorre a partir dos primeiros contatos entre o bebê e sua mãe ou cuidador, no sentido de assegurar a satisfação do bebê. Em relação ao comportamento de apego na perspectiva de sua teoria, é correto afirmar que
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: E
5: C
6: B
7: A
8: D
9: E
10: D
11: B
12: B
13: C
14: A
15: E
16: D
17: C
18: B
19: E
20: A