Questões de Concurso Público Prefeitura de Macapá - AP 2018 para Terapeuta Ocupacional - Edital nº 04
Foram encontradas 21 questões
Luiz Cerqueira é considerado uma das mais importantes referências para a introdução de conceitos básicos da Terapia Ocupacional Socioterápica influenciando, até hoje, as práticas no campo da Saúde Mental. Considere as afirmativas abaixo sobre socioterapia.
I. A Comunidade Terapêutica e a Psicoterapia Institucional contribuíram para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas que mesclavam abordagens psicossociais e psicanalíticas.
II. O sofrimento mental é entendido dentro do campo relacional, pois é aí que o sujeito se constitui e adquire sentido para o viver.
III. O treino de habilidades sociais, o entendimento de que comportamentos disfuncionais estão relacionados às crenças sobre o mundo e a participação dos pacientes na organização institucional são os principais legados da Socioterapia.
IV. O desenvolvimento de grupos operativos, oficinas e ateliês eram considerados as bases para a promoção de mudanças no ambiente e nas práticas institucionais.
V. Nos EUA, sobressaem-se o trabalho de Meyer e Fidler como os introdutores da perspectiva Socioterápica neste país, assim como no Canadá.
Está correto o que se afirma APENAS em
Na perspectiva Socioterápica, as ações da Terapia Ocupacional eram vistas como principal eixo estruturador de mudanças no ambiente institucional, pois
Considere as assertivas abaixo, em relação à utilização de Grupos de Atividades e Oficinas terapêuticas para atendimento em Terapia Ocupacional.
I. Os grupos, em Terapia Ocupacional, objetivam o tratamento sendo que por meio do “fazer junto” os participantes vivenciam o compartilhamento de experiências, a interação social, a comunicação e a exposição de sentimentos e conteúdos internos.
II. Tanto os grupos quanto as oficinas terapêuticas constituem dispositivos centrais em programas de Reabilitação Psicossocial, uma vez que contribuem para a economia institucional, possibilitam o atendimento de um número maior de pacientes em um mesmo momento e organizam bazares onde os produtos feitos são vendidos.
III. Os grupos de atividades e as oficinas terapêuticas constituem-se em novas práticas objetivando a inclusão social de pacientes psiquiátricos, pois, além do tratamento clínico, que é fundamental, o paciente necessita de seu direito de criar, opinar, escolher, relacionar-se, entre outros, por meio de vivências facilitadas nos grupos de atividades.
IV. As oficinas terapêuticas inscrevem-se nos Programas de Reabilitação Psicossocial como um dispositivo que tem por objetivos o ensino de atividades profissionalizantes e pedagógicas como meio de inserção social e a volta, ao mercado de trabalho, do paciente com transtorno mental.
V. Os grupos de atividades são utilizados devido às suas características intrínsecas, como “caixa de ressonância”, Espaço Potencial e como possibilitador da construção da representação interna deste grupo, o que é terapêutico.
Está correto o que se afirma APENAS em
A Terapia Ocupacional caracteriza-se por promover processos que estimulam, incrementam e dão oportunidade à participação social das pessoas, grupos sociais e comunidades que experimentam impedimentos ou confrontam-se com obstáculos para realizar atividades significativas para si e para o meio social.
Esses impedimentos caracterizam-se por conexões com problemáticas diversas de ordem
Considere as assertivas sobre o papel do Terapeuta Ocupacional no Serviço de Acolhimento Institucional, na Modalidade Abrigo Institucional.
I. Facilita e promove a organização cotidiana, criando e valorizando os momentos de convívio e de trocas relacionais e de afeto.
II. Elabora projetos singulares de vida de forma dialogada, focando as estratégias e as atividades capazes de organizar a vida cotidiana, favorecer o pertencimento familiar e grupal e a adesão em projeto futuro.
III. Desenvolve brincadeiras, jogos e atividades criativas como instrumentos importantes para possibilitar a transformação de relações e de espaços indiferenciados em espaços de acolhimento e de produção de vida.
IV. Elabora a grade de atividades institucionais internas do serviço de acolhimento, ofertando alternativas de âmbito educacional, de lazer e de cultura para os acolhidos.
V. Oferece atenção individualizada, de forma a contribuir para a comunicação, expressão e elaboração de conflitos, lançando mão de atividades lúdicas, artísticas, corporais, verbais, entre outras.
VI. Identifica necessidades inerentes e específicas ao processo de envelhecimento biopsicossocial, favorecendo o uso de capacidades bem como redução e ajustes às limitações e restrições na participação em atividades.
VII. Desenvolve atividades que favoreçam a autonomia e a independência em atividades básicas e instrumentais da vida diária requeridas para manter-se na comunidade.
Está correto o que se afirma APENAS em
As ações da Terapia Ocupacional na Assistência Social, seguem a Tipificação Nacional dos Serviços Sócio assistenciais, organizada com base na definição dos diferentes níveis de complexidade do Sistema Único de Assistência Social.
O Terapeuta Ocupacional, no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à família,
Nas famílias em extrema pobreza, é importante compreender que os impactos desta circunstância podem ser agravados quando a família vivencia também situações de risco pessoal e social, por violação de direitos, como, por exemplo, violência, abandono, situação de rua e trabalho infantil.
O Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a famílias e indivíduos, é ofertado pelo
Os moradores dessa modalidade terapêutica recebem benefícios que visa à reintegração social de pessoas acometidas de transtornos mentais, egressas de longas internações, segundo critérios definidos em lei, e tem como parte integrante o pagamento do auxílio-reabilitação psicossocial. Recebem, ainda, o benefício de prestação continuada, assegurado na Lei Orgânica de Assistência Social. Esses benefícios custeiam parte das necessidades dos moradores, como roupas ou atividades de lazer. Despesas domésticas são feitas com cartão de crédito, com crédito mensal fixo recebido pelo Ministério da Saúde, sob controle dos cuidadores.
Essa modalidade terapêutica refere-se