Questões de Concurso Público Prefeitura de Macapá - AP 2018 para Terapeuta Ocupacional - Edital nº 04

Foram encontradas 9 questões

Q947930 Psiquiatria

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno complexo do desenvolvimento que inclui uma gama ampla de sintomas emocionais, cognitivos, motores e sensoriais. O impacto destes sintomas no funcionamento sócio ocupacional dos pacientes do espectro autista ocorre

Alternativas
Q947931 Psiquiatria
Na psicopatologia das psicoses, dois grupos de sintomas são frequentes. O primeiro, consiste no fenômeno de perceber objetos, com todas as características das sensações, na ausência de estímulo sensorial. O segundo sintoma diz respeito a um conjunto de juízos falsos, que se desenvolvem em consequência de condições patológicas preexistentes e que não se corrigem por meios racionais, como, respectivamente,
Alternativas
Q947932 Psiquiatria

O consumo de substâncias que possuem a capacidade de alterar estados de consciência e modificar o comportamento parece ser um fenômeno universal da humanidade. Estas são chamadas de substâncias psicoativas, com potencial para induzir abuso ou dependência. Considere as informações abaixo.


Substâncias

1. Álcool, benzodiazepínicos, solventes

2. Cocaína, nicotina, anfetaminas

3. Derivados da cannabis, LSD, ecstasy


Efeitos sobre o Sistema Nervoso Central (SNC)

I. Estimulantes do SNC

II. Perturbadoras do SNC

III. Depressoras do SNC


A correta correlação entre as substâncias e o efeito é:

Alternativas
Q947937 Psiquiatria
O consumo repetido de uma droga natural ou sintética provoca um estado de intoxicação periódico ou crônico, que pode ser considerado nocivo tanto ao indivíduo quanto à sociedade, uma vez que as consequências podem ser graves como: acidentes automobilísticos, homicídios, violência doméstica, agressões sexuais, incapacidade para o trabalho etc. Os principais sinais que caracterizam a dependência química são:
Alternativas
Q947938 Psiquiatria
A Reforma Psiquiátrica, iniciada na década de 80, possibilitou, ao longo destes anos, a criação em todo o país, de novos serviços de Saúde Mental com propostas de tratamentos que consideram a singularidade e as condições concretas das pessoas que buscam cuidados. Sobre essa Reforma Psiquiátrica:
Alternativas
Q947939 Psiquiatria
Na clínica das psicoses, tanto no tratamento quanto na reabilitação, a Terapia Ocupacional é sempre incluída como uma alternativa terapêutica. O planejamento e a condução das intervenções terapêutico ocupacionais estão vinculadas ao contexto de um serviço e de uma equipe constituída por profissionais e competências diversas, mas que buscam, no desenvolvimento do projeto terapêutico individual, a integração destas vertentes. A especificidade da Terapia Ocupacional, frente ao paciente psicótico, é
Alternativas
Q947940 Psiquiatria
Paciente portador de esquizofrenia, 22 anos, sexo masculino, desde os 16 começou a apresentar dificuldades tanto de rendimento escolar quanto de relacionamentos sociais. Atualmente, em tratamento no CAPS, prevalece o quadro de embotamento afetivo, rede social pobre, alucinações auditivas e ideias de que a comida e a água de sua casa estão contaminadas. Apresenta crítica parcial da doença. Pretende trabalhar, pois se acha “velho” para estudar. Foi encaminhado para avaliação e inserção em projeto de Terapia Ocupacional. Os aspectos avaliados pelo terapeuta ocupacional e os objetivos gerais que podem ser traçados para este caso são, respectivamente:
Alternativas
Q947942 Psiquiatria
Na literatura, encontramos diversos modelos descritos sobre o conceito de Reabilitação Psicossocial. Alguns focam a reabilitação somente no indivíduo, outros na sociedade e outros que a reabilitação só acontece se forem considerados indivíduo e sociedade. No modelo proposto por Saraceno (1999), o autor descreve os três eixos sobre os quais se constrói a Reabilitação Psicossocial. São eles:
Alternativas
Q947949 Psiquiatria

O movimento social pela desconstrução do modelo de atenção asilar em saúde mental, no Brasil, teve início no final de 1970. Uma opção é o cuidado pactuado, produzido em conjunto com a população atendida ou seja: os moradores são jovens dependentes químicos com até 18 anos, em geral em situação de rua ou vivendo conflitos familiares; todos devem, necessariamente, estar vinculados a tratamentos no Caps AD Infantojuvenil. A unidade é mista e nenhum menino ou menina que more ali está desvinculado de tratamento. Como vêm de históricos de abandonos e perdas, é feito um trabalho de reeducação e resgate da escolaridade, para que a alternativa daquele jovem não seja apenas a droga.


Essa modalidade terapêutica refere-se

Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: D
5: A
6: E
7: D
8: E
9: A