Questões de Concurso Público Prefeitura de Macapá - AP 2018 para Terapeuta Ocupacional
Foram encontradas 21 questões
Para iniciar um processo terapêutico ocupacional, a avaliação é imprescindível para coleta de dados do paciente e elaboração do projeto terapêutico. Considere as afirmativas abaixo.
I. A avaliação deve incluir os componentes de desempenho ocupacional do cliente, as condições para realização de ocupações, os pontos fortes dele, assim como a descrição das dificuldades funcionais.
II. Há muitos protocolos de avaliação do desempenho funcional no mercado que cobrem um amplo espectro de funções cognitivas e ocupacionais fornecendo resultados numéricos. Estes protocolos, como as Escalas Wescheler (Wisc, Wais e Wasi), aplicadas pelo terapeuta ocupacional estabelecem uma linha de base para elencar os objetivos da intervenção.
III. O LOTCA é uma bateria de testes elaborada para avaliar as capacidades cognitivas básicas de pacientes com alguma lesão cerebral, fornecendo um perfil cognitivo.
IV. O COPM, fornece uma medida quantitativa e qualitativa do desempenho ocupacional, apresentando a perspectiva do cliente no contexto de sua vida diária.
Está correto o que se afirma APENAS em
Os terapeutas ocupacionais são especialistas em atividades. Independentemente do diagnóstico ou do ambiente de tratamento, a melhora no desempenho de atividades é uma meta final para a intervenção da Terapia Ocupacional.
No contexto da intervenção para pacientes com deficiências físicas, os terapeutas ocupacionais
As Atividades de Vida Diária (AVD) e as Atividades Instrumentais da Vida Diária (AIVD) são tarefas de cuidados pessoais, mobilidade funcional, comunicação funcional, administração doméstica e a vida em comunidade que permitem a um indivíduo atingir a independência pessoal. A avaliação e o treinamento no desempenho dessas importantes tarefas da vida tem sido, há muito, aspectos importantes de programas da Terapia Ocupacional em praticamente todos os tipos de atendimento de saúde.
(Adaptado de: PEDRETTI, L.W. Early. MB. Terapia Ocupacional − Capacidades Práticas para Disfunções Físicas)
O papel do Terapeuta Ocupacional é
A vida cotidiana de qualquer pessoa é composta por muitas AVD e AIVD que são desempenhadas em determinado contexto, que pode variar, incluindo o ambiente doméstico, escola, trabalho, hospital ou instituição. Se uma pessoa está inapta, temporária ou definitivamente, a fazer essas tarefas rotineiras de forma independente e eficiente em determinado contexto, segundo seus padrões culturais de seu grupo social e seus valores pessoais, isso poderá afetar sua autoestima, horários, finanças, privacidade pessoal e os diversos papéis que possa vir a desempenhar.
(Adaptado de: CAVALCANTI A; GALVÃO C. Terapia Ocupacional. Fundamentação e Prática)
São atividades incluídas na
Considere a situação hipotética abaixo.
Dra. Vera da Silva e Silva, graduou-se terapeuta ocupacional em 2016 e em março de 2018 terminou o curso de pós-graduação Lato-Sensu: Terapia da Mão e Reabilitação Neurológica em Terapia Ocupacional. Dra. Vera já atendia em consultório e agora com a pós-graduação pretende aumentar sua clientela; para tanto entrou em contato com vários cirurgiões de mão, se apresentou, deixou seu currículo lates e vários cartões de visita. No cartão simples, na primeira linha, centralizado em destaque estava: Dra. Vera da Silva e Silva, logo abaixo Terapeuta da Mão e embaixo o número do CREFITO. Na lateral inferior direita o endereço do consultório e endereço eletrônico da Dra. Vera.
Nessa situação, Dra. Vera cometeu uma infração ética de acordo com a Resolução Coffito nº 425, de 08 de julho de 2013, que estabelece o Código de Ética e Deontologia da Terapia Ocupacional, de acordo com o artigo
No processo de reabilitação é fundamental que haja uma abordagem multiprofissional, na qual os diferentes membros da equipe possam compartilhar seus conhecimentos, técnicas e habilidades profissionais de tratamento de modo integrado e colaborativo. Os cuidados profissionais devem voltar-se para a saúde global do individuo, a fim de que ele se torne capaz de alcançar o mais alto nível de independência funcional e de qualidade de vida.
Dentro da equipe multiprofissional, o terapeuta ocupacional é o profissional responsável
Em Terapia de Mão, a avaliação é constante e é realizada a cada sessão, pois a evolução cicatricial e a condição dos tecidos podem se modificar em poucos dias. Por esse motivo, já no primeiro contato, é primordial que o terapeuta oriente o paciente algumas medidas que serão tomadas. Sinais e sintomas como edema, dor e fibrose instalam-se rapidamente e prejudicam a reabilitação.
A avaliação também é utilizada como instrumento terapêutico, pois quando o paciente conhece e compreende as técnicas de avaliação pode acompanhar a sua evolução objetivamente.
Os instrumentos recomendados, e mais frequentemente utilizados, para medir força de preensão e de pinça são
Os terapeutas ocupacionais sabem que as deficiências sensoriais e motoras afetam o desempenho e a participação. A função cognitiva é muito importante na participação na vida diária. Nossa capacidade de prestar atenção a estímulos e filtrá-los, armazenar e recuperar informações, comunicar-se, tomar decisões, ter comportamentos de autocorreção e utilizar julgamento é critica para possibilitar o desempenho nas atividades de vida diária.
A função cognitiva mais critica, que afeta a participação é
A ocupação é o meio específico da Terapia Ocupacional. Muito antes de existirem evidencias científicas, os terapeutas ocupacionais já acreditavam que a ocupação mantinha e restaurava a saúde.
A ocupação-como-fim é caracterizada
Todos os seres adoecem, mas os humanos são os únicos que tem sua rotina de vida alterada em função de uma doença, ou seja, sofrem uma diminuição de sua capacidade laborativa e de sua qualidade de vida.
A diabetes altera de modo substancial a vida de seu portador, já que é uma doença crônica que introduz mudanças na rotina de uma maneira definitiva, com caráter de regularidade, fundamental para o bom controle glicêmico.
Na rotina do paciente diabético, deve constar