Questões de Concurso Público SABESP 2018 para Analista de Gestão - Economia
Foram encontradas 19 questões
Considere as seguintes equações como expressões das curvas de demanda e oferta de etanol, no Brasil, no início do ano de 2018:
QD = 140 − 15p
Qs = 50 + 10p
Onde QD é a quantidade demandada, Qs é a quantidade ofertada e p o preço do etanol.
A adoção pelo governo brasileiro de um imposto específico no valor de R$ 1,00 sobre os combustíveis automotivos, tudo o mais mantido constante, resulta em
Sobre um regime de taxas de câmbio fixas, considera-se:
I. Ocorre uma esterilização monetária quando o Banco Central faz transações iguais de ativos estrangeiros e domésticos em direções opostas para anular o impacto de suas operações de câmbio sobre a oferta doméstica de moeda.
II. A política monetária é inócua do ponto de vista do estímulo à produção, pois, um aumento da oferta de moeda leva a uma apreciação cambial que deve ser compensada pela compra de moeda estrangeira.
III. A política fiscal é menos eficiente com câmbio fixo que com câmbio flutuante, pois, a um aumento de gastos, o Banco Central deve vender ativos estrangeiros a fim de manter o câmbio.
IV. Crises no balanço de pagamentos ocorrem quando o Banco Central não tem reservas suficientes para manter a taxa de câmbio fixa.
Está correto o que se afirma em
Considere a afirmação que segue: quando as alíquotas de impostos são altas o suficiente, um aumento adicional na alíquota de imposto pode levar a uma diminuição das receitas arrecadadas.
A representação desta relação se dá pela chamada curva de
No tocante aos conceitos “acima da linha” e “abaixo da linha”, utilizados pela Secretaria do Tesouro Nacional, considera-se:
I. Ambos são métodos de apuração fiscal, com focos distintos, ora sobre os fluxos, ora sobre os estoques.
II. O método “abaixo da linha” representa a medida do fluxo do resultado primário.
III. O método “acima da linha” corresponde à diferença entre as receitas e as despesas do setor público.
IV. Ambos possuem como ponto de partida os saldos da dívida pública para obter as necessidades de financiamento.
Está correto o que se afirma em