Questões de Concurso Público SABESP 2018 para Técnico em Sistemas de Saneamento 01 - Eletrotécnica
Foram encontradas 7 questões
A figura a seguir exibe uma tubulação de água que se divide em outras três de diâmetros menores, sendo que as setas indicam o sentido do fluxo de água em cada tubulação.
Sabe-se que o fluxo de água primário se divide de forma proporcional às áreas das seções transversais das tubulações de
diâmetros menores e que a soma dos fluxos nessas tubulações é igual ao fluxo primário. Se o fluxo de água primário for de 300
litros por minuto e as áreas das seções transversais das tubulações menores forem de 5 cm2, 6 cm2 e 9 cm2, respectivamente,
então o fluxo de água na tubulação de menor área da seção transversal será de
Na geração automatizada de um teste, 200 perguntas de múltipla escolha são sorteadas por um software dentre milhares disponíveis em um banco de questões. Sorteada a sequência das 200 questões, suas alternativas são reordenadas para gerar os diferentes gabaritos.
Em certa ocasião, houve uma falha na execução do software, que gerou um gabarito em que as alternativas corretas das questões seguiam um padrão, como pode ser notado nas primeiras 13 questões exibidas a seguir:
De acordo com esse gabarito, a resposta correta à questão 200 é a alternativa
Uma pessoa decide dividir todo seu patrimônio entre seus 3 filhos ainda em vida. Analisando a situação atual de cada um, conclui que a filha mais velha deve receber 1/5 de seu patrimônio, ao passo que o filho do meio deve receber R$ 500.000,00 e o filho mais novo, 30% do total do patrimônio. No ato da transferência, cada filho deve pagar ao governo um imposto de 2% do valor recebido.
Dessa forma, a filha mais velha deverá pagar um imposto relativo ao valor por ela recebido de
Atenção: Para responder a questão, considere o texto abaixo.
Ao explicar para outra pessoa um trajeto de carro, nos valemos de instruções como vire à esquerda na primeira rua que der mão, vire à direita no farol e diversas outras.
Se o caminho passar por uma rotatória, pode-se descrever essa passagem de, pelo menos, duas maneiras:
− pegue a 2ª saída;
− percorra 270° e saia.
Considere a figura.
Atenção: Para responder a questão, considere o texto abaixo.
Ao explicar para outra pessoa um trajeto de carro, nos valemos de instruções como vire à esquerda na primeira rua que der mão, vire à direita no farol e diversas outras.
Se o caminho passar por uma rotatória, pode-se descrever essa passagem de, pelo menos, duas maneiras:
− pegue a 2ª saída;
− percorra 270° e saia.
Considere a figura.
Veja a seguir a representação de uma região da cidade de Palmas, capital do estado do Tocantins:
As 6 avenidas exibidas são de mão dupla, os 9 cruzamentos destacados se dão por meio de rotatórias, as quais foram nomeadas por A, B, C, ... I. Em cada uma das 9 rotatórias destacadas, há apenas 3 saídas diferentes daquela em que o carro entrou (a 4ª saída é a mesma por onde o carro entrou).
Um carro se encontra no ponto destacado na figura, prestes a entrar na rotatória F. Ele irá seguir a sequência de instruções:
− percorra 180° na rotatória F, saia e siga até a próxima rotatória;
− pegue a 3ª saída na rotatória e siga até a próxima rotatória;
− percorra 90° na rotatória, saia e siga até a próxima rotatória.
Após seguir a última instrução, o carro chegará à rotatória
Suponha que uma pessoa precise comprar 3/7 de um saco de farinha de 10 kg. Para fazer isso, ela calcula o valor decimal da fração 3/7 e o arredonda, multiplicando-o por 10, para determinar a massa, em kg, que deverá ser comprada. Se a pessoa arredondar o valor decimal de 3/7 na primeira casa decimal, ela comprará menos farinha do que se fizer o arredondamento na segunda casa decimal (a pessoa adotou a seguinte regra de arredondamento: ao arredondar em uma determinada casa, ela observa o algarismo imediatamente à direita. Se ele for 5 ou mais, ela arredonda para cima; se for 4 ou menos, para baixo).
Portanto, a quantidade de farinha que ela comprará a mais, se arredondar na segunda casa decimal, é de