Questões de Concurso Público SEC-BA 2018 para Professor Padrão P - Geografia

Foram encontradas 9 questões

Q1031044 Geografia

Considere o mapa e os textos descritivos abaixo.

c8c3df92ce599947212f.png (421×453)


I. O domínio é dotado de solos, em geral pobres, porém em condições topográficas e climáticas bastante favoráveis. A área paisagística e ecológica resistente às ações predatórias rotineiras, a despeito mesmo de apresentar casos locais de ravinamentos.

II. Região de depressões interplanálticas reduzidas a verdadeiras planícies de erosão, devido à grande extensão dos pediplanos e ao aperfeiçoamento final, relativamente recente, de pediplanação, dita moderna.

III. No domínio ocorrem morrotes do tipo inselbergs ou agrupamento deles, que representam relevos residuais que resistiram aos velhos processos desnudacionais, responsáveis pelas superfícies aplanadas, ao fim do Terciário e início do Quaternário.

IV. Região de maciços planaltos de estrutura complexa e planaltos sedimentares ligeiramente compartimentados (300 a 1.700 m de altitude, na área core).

(Adaptado de: AB’SÁBER, Aziz. Os domínios da natureza no Brasil. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003)

A associação correta entre os domínios 1 e 2 destacados no mapa e os textos descritivos são: 

Alternativas
Q1031045 Geografia
O padrão de distribuição espacial das chuvas em escala planetária mantém uma forte inter-relação com as correntes marítimas, as zonas de temperatura, os ventos oceânicos e a dinâmica da baixa atmosfera. Considerando estes fatores, é correto afirmar que as zonas 
Alternativas
Q1031046 Geografia
Neste tipo de projeção os meridianos e paralelos são projetados de dentro para fora da Terra e se apresentam como retas perpendiculares entre si. Dependendo da finalidade podem ser conformes ou equivalentes.
(Adaptado de: BOCHICCHIO, Vincenzo Raffaele. Atlas mundo atual. São Paulo: Atual, 2003.p.125) 
O texto descreve a projeção 
Alternativas
Q1031047 Geografia
As cidades contemporâneas, há pelos menos duas décadas, se encontram em processo de reestruturação e transformação que, em diferentes ritmos e intensidades, vêm mudando seu significado. Um desses processos é a gentrificação que 
Alternativas
Q1031048 Geografia
Um dos temas tratados por Milton Santos foi a globalização que, segundo ele, promove a segmentação do mercado e das populações submetidas e gera polarização entre riqueza e pobreza. Na discussão do tema, Santos utiliza inúmeras vezes a expressão
Alternativas
Q1031049 Geografia
A respeito das relações de trabalho na agropecuária brasileira são feitas as afirmações:

I. Apesar da situação perdurar há muitas décadas, os trabalhadores migrantes são contratados temporariamente para períodos de colheita e, até hoje não existe uma regulamentação adequada para o trabalho temporário.

II. A especialização e a concentração produtiva estão discriminando a força de trabalho rural. A nova configuração da estrutura produtiva rural está contribuindo para aumentar a utilização da força de trabalho rural, ou seja, há uma situação de pleno-emprego no campo, o que tem garantido a melhoria sensível das condições de vida do trabalhador rural.

III. A modernização tecnológica da agropecuária brasileira expandiu-se para todo o processo produtivo, resultando em crescente profissionalização do setor: surgem novas atividades, muitas das quais vinculadas à produção, mas exercidas na zona urbana.


Está correto o que se afirma APENAS em
Alternativas
Q1031050 Geografia
O planejamento e as políticas públicas fundamentam as inter-relações entre Estado, economia, política e sociedade e tem como objetivo produzir resultados e mudanças. Sobre o planejamento no Brasil são feitas as seguintes afirmações:
I. A partir da década de 1930, o Estado brasileiro passou a desempenhar funções cada vez mais complexas no conjunto da economia. Essa participação se deu tanto de forma direta quanto de forma indireta, desde a formulação de regras de desenvolvimento até a criação e manutenção de empresas estatais. II. Na segunda metade da década de 1950, o Plano de Metas buscou soluções para problemas estruturais do país, priorizando o setor social e abandonando o setor produtivo; objetivou a redução progressiva dos empréstimos externos para evitar o endividamento; promoveu a redução das desigualdades regionais. III. Durante os anos da Ditadura Militar houve a tentativa de desvincular a imagem do planejamento das economias socialistas. A partir de 1964, foram propostos vários Planos e Programas cuja prioridade era o setor econômico em detrimento do social. Alguns destes Planos também se voltavam para a integração nacional.
Está correto o que se afirma APENAS em
Alternativas
Q1031052 Geografia

Considere o mapa do relevo do Estado da Bahia apresentado abaixo.

Imagem associada para resolução da questão

A respeito da área destacada no mapa é correto descrevê-la como

Alternativas
Q1031053 Geografia

Considere à tabela e as afirmações abaixo. 

Imagem associada para resolução da questão


I. Mais da metade das cidades baianas é classificada como cidades de pequeno porte ou centros locais e a maioria destas cidades possui características de espaço rural, sendo a agricultura de subsistência a atividade de maior predomínio.

II. Nas cidades entre 100 mil e 500.000 habitantes é possível identificar atividades com maior grau de especialidade, e, por conta desta característica, conseguem desenvolver relações mais intensas com sua hinterlândia.

III. Cidades como Feira de Santana, Vitória da Conquista e Ilhéus encontram-se no grupo de cidades com população até 100 mil habitantes.

Está correto o que se afirma APENAS em 

Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: C
4: D
5: C
6: E
7: B
8: B
9: A