Questões de Concurso Público SEC-BA 2018 para Professor Padrão P - Sociologia

Foram encontradas 9 questões

Q1030134 Sociologia

Sociologia e sociedade industrial mantêm relações sumamente estranhas. Por um lado, a Sociologia nasceu na sociedade industrial; apareceu e adquiriu importância como consequência da industrialização. Mas, por outro lado, a ‘sociedade industrial’ é a filha mimada da Sociologia, seu próprio conceito pode ser considerado um produto da moderna ciência social. A mútua paternidade é causa de uma relação de parentesco paradoxal e desconhecida inclusive entre os antropólogos. Precisamente por isso parece aconselhável analisar mais detidamente as relações da Sociologia com a sociedade industrial, mitos muito pouco discutidos.


(DAHRENDORF, Ralf. Sociologia e sociedade industrial. In: FORACCHI, Marialice M.; MARTINS, José de Souza. Sociologia e sociedade – Leituras de introdução à Sociologia. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1994, p. 118-125) 


A respeito da Sociologia como disciplina científica, a que faz referência o trecho acima, é correto afirmar: 

Alternativas
Q1030135 Sociologia
Considerados os pensadores que estabeleceram as bases e os fundamentos da Sociologia como “ciência da sociedade”, Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber propuseram diferentes teorias e métodos para a investigação e explicação da vida em sociedade, consoantes às realidades nacionais das quais procediam. Os termos que expressam os princípios metodológicos desses autores, respectivamente, são:
Alternativas
Q1030136 Sociologia
As mutações observadas mais recentemente no mundo do trabalho são amplas e envolvem inúmeras dimensões da vida social contemporânea. A respeito de tais mudanças é correto afirmar:
Alternativas
Q1030137 Sociologia

A moderna noção de cidadania emergiu do liberalismo do século XVIII e definiu orientações e preceitos que gradualmente permitiriam a incorporação dos direitos civis, políticos e sociais ao cotidiano dos cidadãos, sendo seus marcos jurídicos principais a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789) e a Constituição Americana (1787). Considere as afirmativas abaixo a respeito desse novo contexto. 


I. Os direitos políticos que emergiram nesse período relacionam-se com as garantias materiais dos cidadãos, enquanto os direitos civis referem-se às relações entre os indivíduos e o Estado, e os direitos sociais, por sua vez, correspondem às garantias individuais, como a liberdade de culto.


II. A obra que sintetizou esse momento de expansão liberal dos direitos dos cidadãos foi o Leviatã de John Locke.


III. Surge pela primeira vez a concepção segundo a qual todo cidadão é um sujeito de direitos, ou seja, tem direito a ter direitos, e lhe é assegurada a participação social e política numa dada comunidade.


IV. A conquista e extensão dos direitos da cidadania ocorreu aos poucos, estritamente devido às concessões das classes dominantes.


V. Ao conceito de cidadania correspondia um conceito de democracia diferente da antiga democracia dos gregos, pois, ao contrário desta, o poder deveria ser exercido indiretamente pelo povo por meio de seus representantes eleitos.


Está correto o que se afirma APENAS em 

Alternativas
Q1030138 Sociologia
As análises da indústria cultural empreendidas pelos alemães Theodor W. Adorno e Max Horkheimer partiram das relações entre cultura e ideologia nas sociedades capitalistas de meados do século XX e consistiram em inúmeras considerações sobre as mudanças nas concepções artísticas e sua imbricação com o mercado e o consumo de bens culturais. Referente à “indústria cultural”: 
Alternativas
Q1030139 Sociologia
O conceito de cultura é polissêmico e resulta de um longo processo de estudos, pesquisas e discussões sobre sua natureza, dinâmica, abrangência, história e sentido para os grupos e sociedades humanas que lhes correspondem. Quanto ao conceito antropológico de “cultura”, é INCORRETO afirmar que:  
Alternativas
Q1030140 Sociologia
Ao estudar as “formas elementares da vida religiosa”, Émile Durkheim constatou que as representações religiosas, tal como as categorias do conhecimento, são representações coletivas, esboçando, assim, os fundamentos de uma teoria social do conhecimento. De acordo com essa descoberta fundamental:  
Alternativas
Q1030141 Sociologia

Nesta altura da história (…), as ciências sociais se defrontam com um desafio epistemológico novo. O seu objeto transforma-se de modo visível, em amplas proporções e, sob certos aspectos, espetacularmente. Pela primeira vez, são desafiadas a pensar o mundo como uma sociedade global. As relações, os processos e as estruturas econômicas, políticas, demográficas, geográficas, históricas, culturais e sociais, que se desenvolvem em escala mundial, adquirem preeminência sobre as relações, processos e estruturas que se desenvolvem em escala nacional. O pensamento científico, em suas produções mais notáveis, elaborado primordialmente com base na reflexão sobre a sociedade nacional, não é suficiente para apreender a constituição e os movimentos da sociedade global.


(IANNI, Octavio. Globalização: novo paradigma das ciências sociais. Estudos Avançados, v. 8, n. 21, 1994, p. 147-163) 


Conforme o trecho acima, o “paradigma da globalização” tem provocado inúmeras implicações para a reflexão e a prática das ciências sociais mundo afora. Sobre esse amplo e controverso processo, é correto afirmar que: 

Alternativas
Q1030142 Sociologia
O Estado Moderno surge na Europa como uma forma racional de organização social do poder num dado território e com um corpo de auxiliares qualificados à disposição do soberano, sendo sua característica principal: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: E
4: D
5: B
6: D
7: C
8: A
9: A